Ao longo de quase uma década de transmissão, poucos personagens levantaram tantas perguntas quanto a história real de Athelstan (George Blagden) em Vikings. Embora conturbada, a passagem do jovem monge cristão e sua luta pela sobrevivência em meio as crenças do povo invasor criaram algumas das melhores reflexões de todo o seriado, e foram capazes de levar até mesmo nosso rei Ragnar a questionar suas inclinações religiosas.

No entanto, quando pensamos até que ponto essa história poderia ser real, fica claro que as chances não parecem à favor de nosso monge cristão, com seu épico de prisioneiro de guerra para conselheiro do maior rei de Kattegat parecendo pouco prováveis de terem acontecido, de fato. E a história parece corroborar com essa visão.

Athelstan realmente existiu, mas não como você imagina

Vikings
Athelstan e o primeiro rei da Inglaterra compartilham o mesmo nome - History/Beverley Minster/Reprodução

Embora Athelstan de fato pareça carregar respaldo histórico quanto ao seu nome na vida real, detalhes quanto às suas relações e ligação com o povo Viking não compartilham das mesmas coincidências, com a figura histórica de Athelstan sendo basicamente outro indivíduo que viveu em um período semelhante ao nosso protagonista.

Na vida real, Athelstan foi o rei de Wessex e principal responsável pela conquista do território Viking de York, na Inglaterra. Durante seu reinado, o rei inglês invadiria as regiões da Escócia em 934, e ganharia notoriedade ao se defender três anos depois das invasões inimigas do povo conquistado. O rei de Wessex acabaria morrendo pouco tempo depois, com seu comando sendo sucedido pelo irmão Edmundo, O Justo.

Coincidentemente, após deixar o trono, os Vikings conseguiriam retomar outra vez as terras de York, embora fossem perdê-las novamente alguns anos depois, em 954. A cidade seria utilizada no seriado como uma espécie de fortaleza nórdica por Ivar, que se aproveitaria de sua posição para facilitar os saques às regiões saxãs.

As semelhanças entre o personagem de Vikings e o verdadeiro Athelstan

Vikings
Os personagens Ragnar Lothbrok e Athelstan em "Vikings" (2013-2020) - History/Reprodução

Embora distantes entre si, Athelstan e o rei homônimo de Wessex ainda carregam algumas semelhanças curiosas, como a ligação entre o povo Viking existindo entre ambos os personagens (ainda que de formas um pouco diferentes). O líder inglês e sua versão seriada também compartilhavam da mesma fé cristã, de onde se mantiveram mesmo quando as ameaças estrangeiras começaram a surgir.

Assim como acontece com Athelstan na série, o rei de Wessex também precisou lidar com os conflitos envolvendo os nórdicos invasores, e embora não tenha passado pelos problemas internos de uma relação próxima com seus inimigos, ambos dos personagens precisaram se manter fortes nas próprias crenças, sem se deixar vencer pela pressão de uma nova cultura desconhecida.

Athelstan compartilha semelhanças com outro herói nórdico famoso

Vikings
O ator Alexander Dreymon como Uhtred em "The Last Kingdom" (2015-2022) - BBC Two/Reprodução

Ainda que carregue o nome do famoso rei de Wessex, Athelstan parece compartilhar algumas semelhanças com outro herói nórdico da ficção, conhecido como Uhtred. O personagem, responsável por protagonizar a franquia de livros Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, e a saga The Last Kingom, na TV, é famoso por sua origem notrumbiana assim como Athelstan, e acabou sob o domínio dos Vikings invasores de forma semelhante ao nosso monge cristão.

Além disso, ambos os personagens acabaram sofrendo forte influência pela nova cultura que encontraram, precisando enfrentar as dificuldades de alguém que se vê dividido em meio as identidades saxônicas e nórdicas da qual passam a fazer parte. Athelstan, no entanto, acaba nunca se convertendo a nova religião, se mantendo firme na fé cristã mesmo diante de suas novas dúvidas internas.

Athelstan não foi o único personagem adaptado para a série

Vikings
Os personagens Ragnar, Athelstan e Loki, respectivamente - History/Reprodução

Além de Athelstan, outros personagens famosos da série também foram adaptados para fazerem sentido com a nova produção. É o caso de protagonistas como Lagertha (Katheryn Winnick), Floki (Gustaf Skarsgård) e Björn Ironside (Alexander Ludwig), que embora tenham suas figuras respaldadas pela história da época, acabaram sofrendo grandes alterações para se adequarem a trama do seriado.

Além disso, nem mesmo nosso querido Ragnar Lodbrok (Travis Fimmel) escapou dessa história, com sua adaptação para a série se baseando principalmente em crônicas e outras lendas envolvendo sua figura histórica. Isso, é claro, está longe de ser um problema real, principalmente quando levamos em conta que a série nunca se propôs a ser um recorte exato da realidade, mas uma adaptação histórica com elementos de fantasia para o entretenimento de quem gosta desse tipo de aventura.

Embora inventado, personagem foi importante para a jornada de Ragnar

Vikings
Os personagens Athelstan e Ragnar Lothbrok em "Vikings" (2013-2020) - History/Reprodução

Além de ajudar Ragnar com os costumes e táticas de guerras dos europeus, Athelstan foi um importante amigo para o rei de Kattegat, servindo como uma espécie de guia espiritual e conselheiro de Lodbrok. Ainda que a diferença cultural e religiosa tenha se mostrado um empecilho para a maioria dos Vikings a sua volta, Ragnar demonstrou um interesse genuíno em aprender mais sobre os costumes de seu amigo, se mostrando dividido com as crenças nos deuses nórdicos e a nova religião que passou a conhecer.

Embora no final ambos tenham se mostrado firmes na própria fé, a amizade entre Ragnar e Athelstan parece colocar em uma nova perspectiva as guerras religiosas entre os dois povos, e mostrar que, ainda que opostas, uma vida em harmonia entre as duas culturas não era tão impossível assim – desde que ambos os lados estivessem dispostos a isso.