Fazer um filme não é tarefa fácil, mas as coisas podem ficar verdadeiramente custosas quando um exército de pinguins está envolvido. Foi isso que Batman: O Retorno e seu lendário diretor Tim Burton descobriram da pior maneira, quando decidiram colocar 42 pinguins de duas espécies em um único set de gravação. O resultado, é claro, não sairia barato, com a Warner precisando desembolsar impressionantes um milhão de dólares!
Ao menos, foi isso que relatou a organização de proteção animal, Humane Hollywood, presente durante as gravações do longa. Segundo informado, foram utilizadas duas espécies diferentes pinguins para as filmagens, sendo 12 pinguins-rei e 30 pinguins-africano. Entre as razões para o alto custo envolvendo os animais, estão os gastos com segurança, alojamento e refrigeração do ambiente, incluindo uma piscina exclusiva com sistema de filtragem e temperatura controlada – algo que definitivamente não foi barato.
“Os pinguins tinham guarda 24 horas e eram alojados em dois trailers de quarenta pés à noite. Cada trailer tinha uma piscina com sistema de filtragem e temperatura controlada. Do lado de fora, havia uma piscina de 2.000 litros, também com sistema de filtragem e rede sobre ela para manter a poeira longe. Durante as filmagens, a temperatura foi mantida extremamente baixa no set, tão baixa que nossos representantes no set tiveram que usar sobretudos de inverno para ficarem confortáveis. Um jornal relatou que a conta total de refrigeração dos produtores para manter os pinguins confortáveis totalizou um milhão de dólares!”
Além dos pinguins reais, pinguins mecânicos também seriam utilizados durante as gravações do longa, incluindo pessoas fantasiadas como os próprios animais. Em cenas onde muitos pinguins aparecem, truques de câmeras e animais falsos fariam parte do trabalho, ainda que ninguém possa negar que 42 pinguins em um set de gravação já é um exército e tanto. Para a alegria do estúdio, o investimento parece ter valido à pena, com o orçamento estimado de U$ 80 milhões levando aos cofres da empresa U$ 266 milhões – um lucro mais do que garantido (via Box Office Mojo).
Recentemente, Pinguim também ganhou sua própria série pela HBO, onde é interpretado pelo ator irlandês, Colin Farrell. A série, que já acumula 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, vem sendo elogiada pelo realismo empregado ao novo universo, enquanto dá ao icônico vilão do Homem-Morcego alguns detalhes a mais sobre sua personalidade controversa.
Pra quem quer rever a saga prestigiar nossos amigos penosos, ou encontrar uma versão mais humanizada do icônico vilão, Batman: O Retorno e O Pinguim estão disponíveis no catálogo da Max.