Vilão inconfundível de Harry Potter, Voldemort contou com um time de peso para interpretá-lo. Apesar de ser lembrado principalmente pela atuação de Ralph Fiennes para o vilão, o ator não foi o único a levar o Lord das Trevas para as telonas. Além dele, outros 6 atores também dariam vida ao antagonista, e empregariam diferentes abordagens para cada uma das fases do famoso feiticeiro.
Apresentado pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Voldemort contou com uma leva de aparições ao longo dos anos, saindo de um rosto digital na nuca de um professor de magia, para um ser em carne e osso pronto para dominar o mundo. E embora Harry possa ter impedido essa ameaça, não seria sem antes vermos um verdadeiro time de Voldemorts assumindo seu lugar nas telas – e olha que não foram poucos.
Richard Bremmer
Responsável pela primeira versão do vilão nos cinemas, Richard Bremmer fez uma pequena aparição em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), onde vemos a figura distorcida de Voldemort presa à nuca do conhecido professor Quirrell (Ian Hart). Antes disso, porém, o vilão já teria feito uma breve aparição na casa dos Potter, quando tentou eliminar pela primeira vez seu eterno carrasco. A cena, que seria mostrada apenas em Flashbacks, não traria muitas informações sobre o rosto do vilão, que só daria as caras de forma definitiva – e digitalizada – no final de A Pedra Filosofal.
Embora essa fosse ser sua única aparição na franquia, Bremmer não guardaria rancores por sua substituição, dizendo ter ficado feliz por passar o papel para Ralph Fiennes. Curiosamente, os atores trabalhariam juntos em 1999, com o Bremmer fazendo uma pequena participação especial em Paixão Proibida. Apesar de pouco lembrado, o ator participou de algumas obras de relativo sucesso no inicio dos anos 2000, como No Corredor da Morte (2002) e Devorador de Pecados (2003). O ator também seria creditado em Os Miseráveis (2015), filme que contou com nomes como Hugh Jackman, Anne Hathaway e Russell Crowe no elenco.
Christian Coulson
Em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), o passado do vilão foi finalmente explorado, e para isso um ator mais jovem precisou assumir o papel. Christian Coulson, na época com 22 anos, foi o escolhido para viver a versão humana do vilão, quando ele ainda era apenas um aluno de Hogwarts conhecido como Tom Riddle. Apesar de uma participação modesta, o momento seria importante para o desenrolar da história, que apresentaria um pouco mais da figura controversa que persegue o famoso herói. Curiosamente, Coulson também seria o primeiro rosto não digitalizado a viver o personagem, algo que Bremmer nunca pode ter a chance de experimentar.
Após o filme, Coulson faria algumas participações de menor destaque em séries de TV, como Doctor Who, Gossip Girl e Blue Bloods. Apesar da boa atuação em Harry Potter, a carreira do astro acabaria nunca deslanchando, embora o artista siga tentando encontrar seu espaço em Hollywood. Seu último trabalho para a tela grande foi em Irmãos de Sangue: A Disputa (2021), onde interpreta Peter e sua briga por uma almejada herança. O artista também participou do curta Burrow, em 2023.
Ralph Fiennes
Como um dos principais nomes de toda a franquia, Ralph Fiennes é o ator de maior destaque quando o assunto é o personagem. Responsável por interpretar o vilão em 4 dos 8 filmes da saga, Fiennes fez sua estreia apenas em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), mas retornou de forma recorrente em todos os episódios restantes. Mesmo sem um nariz, uma careca lustrosa e dentes pontiagudos, o vilão ainda conseguiu atingir o coração dos fãs com sua personalidade asquerosa, deixando claro a razão pela qual Ralph Fiennes foi escolhido para esse papel.
Em meio a tantos rostos que interpretaram o personagem, Fiennes é tranquilamente a figura que todos lembramos quando falamos sobre o vilão, com sua atuação levando para as telas a figura tenebrosa que imaginávamos nos livros. Não à toa, Fiennes está no alto escalão quando o assunto é sua filmografia, com longas que incluem Fúria de Titãs (2010), King’s Man: A Origem (2021) e a franquia 007 de Daniel Craig, onde interpretou o próprio chefe do Serviço Secreto de Inteligência Britânica, M. Seu último trabalho para as telas foi The Return (2024), onde deu vida ao herói grego, Odisseu.
Hero Fiennes-Tiffin
Voltando outra vez para o passado do vilão, Hero Fiennes Tiffin interpretaria a versão infantil do Lord das Trevas, agora com seus 11 anos. O ator, que também é sobrinho de Ralph Fiennes, foi escolhido graças a sua semelhança com o tio, mas também por seu talento familiar com as câmeras. David Yates, diretor de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), faria questão de exaltar o jovem ator durante as entrevistas, dizendo que o jovem artista havia se destacado em meio aos demais candidatos.
Apesar de algumas discussões envolvendo a ligação entre Hero e Ralph Fiennes, o ator mirim não deixou a desejar quanto a sua atuação para o filme, com sua aparência inocente e olhar atrevido, já mostrando um pouco da personalidade do futuro Lord das Trevas. Tiffin aparece quando Harry e Dumbledore estão vendo algumas memórias em busca de uma forma para derrotar o vilão, com o jovem de boa aparência e atitudes questionáveis surgindo entre essas lembranças. Pra quem ainda tinha alguma dúvida quanto ao talento do ator, Finennes também foi escolhido para interpretar o protagonista Hardin Scott no romance adolescente After (2019), da Netflix, onde atuou por cinco produções. Seu último trabalho foi em Guerra Sem Regras (2024), da Prime Video.
Frank Dillane
Assim como Christian Coulson, Frank Dillane também fez uma versão adolescente do Lord das Trevas. Embora a primeira aparição de Coulson ainda em a Câmara Secreta fizesse do ator a escolha óbvia para o papel, seus mais de 30 anos tornaram essa opção praticamente impossível. Em vez disso, David Yates optou por um novo ator, e o jovem britânico Frank Dillane ganhou o almejado vilão. Semelhante ao que aconteceu com Hero Fiennes, Dillane aparece aqui em formato de lembranças para os protagonistas, mostrando o inicio das atitudes questionáveis do antagonista.
Curiosamente, assim como o sobrinho de Ralph Fiennes, Frank Dillane também possui uma ligação artística na família, sendo filho do ator de Game of Thrones, Stephen Dillane. Semelhante a Hero Fiennes, Dillane precisou enfrentar o estigma relacionado a sua ligação familiar, conquistando aos poucos seu espaço em meio aos filmes e séries de TV. Entre seus trabalhos mais famosos, destaque para a prequela Fear the Walking Dead, onde interpretou o personagem Nick Clarck por quatro temporadas.
Eddie Izzard
Saindo do universo live-action, Eddie Izzard foi o nome responsável pela voz do Lord das Trevas na versão animada de Lego Batman: o Filme (2017). O vilão, embora não fizesse parte do mundo do Cavaleiro das Trevas, teria uma pequena participação ao lado de outras figuras conhecidas – e igualmente desconexas desse universo. Izzard, por sua vez, já é um nome conhecido em meio as produções animadas, tendo participado das dublagens de Selvagem (2006) e Carros 2 (2011), onde interpretou o antagonista Miles Axlerod.
Curiosamente, o eterno Voldemort dos cinemas, Ralph Fiennes, também faria parte da produção animada do Homem-Morcego, interpretando o nada indefeso mordomo Alfred Pennyworth. Eddie Izzard, apesar de não ter participado diretamente de nenhum outro filme da franquia clássica de Harry Potter, acabou colocando seu nome de uma forma para lá de curiosa no mundo da magia – e com um vilão um pouco menos ameaçador.