A estreia de Salma Hayek em Gente Grande por pouco não aconteceu, mas uma decisão de Adam Sandler mostrou porque ele tem tantos amigos em Hollywood. Conhecida por interpretar a mulher de Sandler, Roxanne Chase-Feder, nos dois filmes da franquia, Salma Hayek já era um nome conhecido entre os fãs de cinema, tendo protagonizado alguns anos antes o drama histórico-biográfico, Frida, de 2002, onde concorreu ao Óscar de melhor atriz pelo papel. O problema é que nem todo mundo parecia tão confiante quanto à sua carreira na comédia.

Antes de Gente Grande, Hayek ainda não havia estrelado grandes títulos envolvendo programas de humor, construindo seu nome principalmente em meio a filmes de ação e algumas novelas mexicanas. Acontece que esse currículo não agradou todo mundo, que não viam na atriz a pessoa certa para a comédia. Não preciso dizer que essa opinião foi desconsiderada por Sandler, que apoiou Hayek para encarar o trabalho.

Como aparência quase deixou Salma Hayek fora de Gente Grande

Gente Grande
Mulher de Sandler em "Gente Grande", Atriz sofreu com desconfiança por motivo curioso - Happy Madison/Reprodução

Falando à GQ, Hayek relembrou como foi difícil ser aceita no mundo da comédia, e como seu visual e alguns estereótipos acabavam distanciando a atriz do gênero que tanto gostava. Segundo Hayek, graças a sua aparência, trabalhos envolvendo humor não eram disponibilizados a ela, com os responsáveis considerando pessoas “sexy sem permissão para ter senso de humor”. Sandler foi o primeiro a mudar isso, acreditando em Salma e dando um papel de destaque para ela.

“Fui estereotipada por muito tempo. Minha vida inteira eu quis fazer comédia e as pessoas não me davam elas. Eu não conseguia um papel até conhecer Adam Sandler, que me colocou em uma comédia [‘Gente Grande’], mas eu estava na casa dos quarenta! Eles diziam: ‘Você é sexy, então não tem permissão para ter senso de humor’. Você não apenas não tinha permissão para ser inteligente, como também não podia ser engraçado nos anos 90.”

Algumas fontes apontam ainda um eventual caso de xenofobia envolvendo os executivos de Gente grande, que supostamente teriam destratado a atriz por sua origem mexicana – mas que não seria confirmado por Hayek. Apesar dos pesares, o assunto parece ter sido superado pela atriz, que conquistaria o seu espaço e até mesmo retornaria tempos depois para a continuação de Gente Grande 2.

Uma década depois, Hayek segue firme no mundo da comédia

Gente Grande
Ao lado de Ryan Reynolds e Samuel L. Jackson, atriz mostrou levar jeito para a comédia em "Dupla Explosiva" (2017) - Imagem/Reprodução

E para quem dizia que a atriz não levava jeito pra coisa, Salma Hayek segue calando os críticos com muito bom humor e comédia – e desta vez oportunidades não faltaram para isso. Depois de Gente Grande, Hayek se envolveu em uma série de produções humorísticas ao longo dos anos, indo de animações infantis como O Gato de Botas e Piratas Pirados! Até desenhos mais sérios como Festa da Salsicha.

Deixando a dublagem de lado, a atriz também encararia uma leva de produções para as telas, como Pais muito loucos, Sócias em Guerra e Como se Tornar um Conquistador. Além disso, Hayek também faria parte do time principal da comédia de ação, Dupla Explosiva, assim como o par romântico de Kevin James em Professor Peso Pesado. No mundo das séries, a atriz ainda arranjaria tempo para interpretar a personagem Elisa Padriera em Um Maluco na TV – um currículo que deixaria muito comediante com inveja.

Apoio mostra por que Adam Sandler é tão adorado em Hollywood

Gente Grande
Solidariedade à Hayek é mais uma prova da amizade de Sandler com seus colegas de profissão - Happy Madison/Reprodução

Adam Sandler pode não ser o queridinho do público quando o assunto é suas comédias-pastelão, mas ninguém pode discordar que o ator é um verdadeiro gentleman em relação aos seus amigos. Além de distribuir carros de luxo para seus colegas de Gente Grande, o caso de Hayek é apenas um dos vários exemplos de amizade envolvendo o ator, com nenhum nome em Hollywood parecendo carregar qualquer crítica em relação ao comediante.

Além disso, Sandler é um colega e tanto quando o assunto envolve empregar seus amigos, apoiando os parceiros e juntando a turma sempre que acha possível. E embora Gente Grande possa ser o melhor exemplo disso, não faltariam provas dentro e fora das telas que provassem bem essa união, com clássicos como Esposa de Mentirinha, Click e Golpe Baixo sempre contando com um ou mais amigos de longa data do nosso ator. Não à toa, Sandler criou um verdadeiro império envolta de suas amizades, e ainda que não tenha atuado outra vez com Hayek após Gente Grande 2, parece se manter em alta conta com a atriz e “esposa”.