Baseada na franquia de jogos eletrônicos da Capcom, Resident Evil ganhou sua própria saga cinematográfica, apresentando uma história única e uma dose de personagens conhecidos. O resultado disso, é claro, não poderia ser outro, se tornando uma das franquias mais longevas do cinema com quase uma década e meia de produções e expressivos US$ 1 bilhão arrecadados.
Mas em meio a tantas continuações, pode se tornar uma tarefa complicada lembrar de cada um deles ou onde exatamente assistir a essas produções. Pensando nisso, decidimos reunir todos os filmes, além de um pequeno resumo para quem já quer começar essa história sabendo o que vai encontrar. Infelizmente, os filmes não estão todos em um único streaming, sendo preciso ter até duas assinaturas para contemplar essa história – mas o esforço promete valer a pena.
Qual a ordem de lançamento de Resident Evil?
Protagonizado por Milla Jovovich e direção de Paul W. S. Anderson, Resident Evil o Hóspede Maldito (2002) foi responsável pela primeira adaptação cinematográfica da franquia, conquistando críticas mistas e outras cinco continuações. A saga terminaria somente em 2016, com o lançamento de Resident Evil: O Capítulo Final. Curiosamente, os projetos também serviriam para unir nossa protagonista e seu diretor Paul Anderson fora das telas, de onde iniciariam um curioso relacionamento amoroso desde 2009. Para quem ficou curioso, a ordem de lançamento de Resident Evil e seus nomes são:
- Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)
- Resident Evil 2: Apocalipse (2004)
- Resident Evil 3: A Extinção (2007)
- Resident Evil 4: Recomeço (2010)
- Resident Evil 5: Retribuição (2012)
- Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016)
Vale lembrar que a ordem cronológica é a mesma de seu lançamento, não sendo necessário ir e voltar entre as produções para acompanhar sua trama de forma ordenada. Uma facilidade a mais para quem está querendo dar os primeiros passos em direção a essa distopia.
Onde assistir a franquia Resident Evil?
Pra quem ficou a fim de maratonar a franquia, é possível encontrar os cinco primeiros filmes de Resident Evil no catálogo da Max. Infelizmente, o sexto – e até então último filme da saga – não faz parte do catálogo da plataforma, sendo preciso desembolsar um pouquinho a mais e assinar o streaming vermelho para ter acesso ao Capítulo Final.
Pra quem já tem a Netflix, no entanto, também é possível encontrar o primeiro e quinto filme na plataforma, embora Resident Evil Apocalipse, Extinção e Recomeço infelizmente ainda não façam parte do pacote da produtora. Um desafio a mais para os fãs da franquia, mas que promete recompensar todos os desafios.
Resident Evil vai ter continuação?
Apesar do aparente sucesso bilionário, a saga de Alice e seu mundo distópico nunca foram uma unanimidade entre os fãs da franquia, que constantemente questionavam os rumos que a série havia tomado em comparação com a história dos jogos. O resultado seriam bilheterias mornas e uma conclusão já em 2016, de onde a história de Milla seria finalmente finalizada.
Uma tentativa de reboot aconteceu em 2021 com o filme Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City, onde a história dos jogos serviriam finalmente de base e não apenas inspiração, mas o resultado também acabaria não agradando o público. Com críticas mistas e uma bilheteria abaixo das expectativas, o longa acabou não recebendo uma nova continuação, com a saga dos zumbis mais famosos dos videogames parecendo ainda não ter conseguido se encontrar na tela grande.
Qual a história de Resident Evil?
Na trama, acompanhamos a protagonista Alice (Milla Jovovich) e suas desventuras em meio às ameaças biológicas da farmacêutica Umbrella, responsável pela disseminação de um perigoso vírus capaz de transformar seu hospedeiro em um zumbi esfomeado. Como se tudo isso não bastasse, Alice e sua equipe ainda terão apenas algumas horas para resolver tudo isso e evitar que a ameaça não se expanda para todo o planeta.
Apesar das mudanças com a franquia de jogos da qual foi inspirada, a história ainda manteria os perigos de uma ameaça biológica como tema principal, com nossos zumbis, cães mutantes e todo tipo de criatura morto-vivo seguindo firmes para atormentar nossos heróis – algo que todo jogador sempre amou odiar.