Amado por uns, odiado por outros, Assassin’s Creed (2017) chegou às telonas com objetivos ambiciosos de levar a famosa franquia homônima dos videogames para uma nova saga cinematográfica. Infelizmente, os planos acabaram não dando muito certo, e o longa que deveria contar ainda com outras duas continuações terminou sem sua esperada sequência e um gosto amargo de reprovação pelos fãs.

No entanto, ainda que o primeiro passo para a saga dos famosos assassinos não tenha sido dos melhores, o longa ficou longe de ser um fiasco de bilheteria, com o público marcando presença e rendendo aos cofres da Fox expressivos US$ 240 milhões. O valor, embora abaixo das expectativas do estúdio, parece ter sido suficiente para revigorar os ânimos da empresa, que prometia o desenvolvimento de uma nova sequência já para os próximos anos – mas que acabou nunca saindo do papel.

Por que o filme de Assassin’s Creed 2 nunca aconteceu?

Assassin's Creed
Michael Fassbender como Aguilar em "Assassin's Creed" (2017) - 20th Century Studios/Reprodução

Além da baixa aceitação do público e as críticas severas referentes a trama do novo projeto, Assassin’s Creed também foi duramente afetado pela aquisição dos Studios Fox pela Disney, ainda em 2019, e o cancelamento da maioria dos projetos em desenvolvimento em que a empresa trabalhava. Após a compra, as sequências dos assassinos acabaram sendo completamente canceladas, e o público nunca pôde descobrir se a nova adaptação entregaria o longa que a saga tanto merecia.

Para piorar a situação, nas mãos do novo dono, a franquia de jogos se viu em uma situação delicada, com os estúdios do rato mais famoso do mundo tendo um histórico nada positivo com suas adaptações de videogame (vide Super Mario Bros., 1993), e intenções pouco expressivas de tentar mudar essa fama. Com isso, o que deveria ser a volta triunfal da saga para os cinemas acabou se tornando um projeto pouco acolhedor, com as possibilidades de fracasso o mantendo engavetado desde então.

Porque cancelar o filme se mostrou a melhor decisão

Assassin's Creed
Michael Fassbender como Aguilar em "Assassin's Creed" (2017) - 20th Century Studios/Reprodução

Embora decepcionante, o cancelamento de Assassin’s Creed 2 pode ter se mostrado a melhor decisão do estúdio, afinal, com o histórico nada positivo da empresa em suas adaptações de jogos tornando justificáveis a falta de confiança em um novo projeto. Vale lembrar que Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010), outra adaptação do estúdio para o cinema, também acabou apresentando um desempenho abaixo das expectativas, com críticas mistas e uma bilheteria pouco animadora.

Diante desse cenário, e a possibilidade de uma sequência igualmente desastrosa poder chegar às telonas, a melhor opção parece ter sido tomada, com o estúdio deixando em aberto as possibilidades para uma possível sequência quando os rumos para essa história estiverem um pouco menos obscuros – e a empresa estiver mais certa quanto a como adaptar o projeto.

Como Assassin’s Creed 2 pode finalmente acontecer

Assassin's Creed
Com o novo sucesso das adaptações de jogos para o cinema, filme poderia finalmente acontecer - 20th Century Studios/Reprodução

Após quase uma década de dezenas de adaptações de jogos para o cinema, ficou claro que os fãs seguem dispostos em acompanhar suas franquias de videogame também nas telonas, desde que elas sejam feitas de forma minimamente satisfatória. Com sucessos como Super Mario Bros. O Filme (2023) e Sonic: O Filme (2020) provando que um bom enredo e histórias que respeitem o material original são o suficiente para agradar o público e ainda angariar uma montanha de dinheiro com isso.

Diante desse cenário, e do aumento contínuo das adaptações cinematográficas de grandes franquias de jogos para os cinemas, não parece absurdo imaginar que a Disney poderia tirar grande proveito dessa onda, principalmente com uma liga de Assassinos e Templários prontos para voltar aos holofotes. Para isso, porém, uma boa dose de coragem parece ser necessária para a empresa, principalmente com o histórico nada positivo do estúdio e suas adaptações de jogos para as telinhas.

Infelizmente, com a aquisição da Fox e os olhares voltados todos para os heróis Mutantes da empresa, o mundo dos assassinos parece ainda um pouco longe de encontrar seu caminho, embora ninguém duvide dos talentos de nossos mercenários de sempre achar uma forma de sair por cima, no final.

Onde assistir ao filme de Assassin’s Creed?

Assassin's Creed
Michael Fassbender e Ariane Labed em "Assassin's Creed" (2017) - 20th Century Studios/Reprodução

Enquanto novidades não chegam e a aguardada sequência continue no mundo das especulações, Assassin’s Creed (2017) segue disponível no catálogo do Star+. Além disso, uma série animada da franquia de jogos já está em desenvolvimento, com a Netflix e a própria Ubisoft encabeçando o projeto. Até o momento, nenhuma data ou detalhes sobre o desenvolvimento da nova adaptação foram confirmados.

Em Assassin’s Creed (2017), acompanhamos a história de Cal Lynch (Michael Fassbender), e suas aventuras como o famoso guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Além de Fassbender, o longa conta ainda com Marion Cotillard (A Origem), Brendan Gleeson (Tróia), Jeremy Irons (O Rei Leão) e Callum Turner (Sala Verde). A direção é de Justin Kurzel (Macbeth: Ambição e Guerra).