Conhecido por ter se tornado o principal nome da Marvel Studios quando o assunto é seu universo compartilhado, Robert Downey Jr. por muito pouco não acabou trabalhando para a empresa rival, em Batman Begins. Segundo o próprio ator, isso só não aconteceu porque o Christopher Nolan, responsável pela trilogia do Cavaleiro das Trevas nas telonas, não pareceu muito interessado na ideia [via Collider].

O astro, na época, estava entusiasmado com a possibilidade de assumir o posto de Jonathan Crane, o vilão do universo do Homem-Morcego conhecido como Espantalho. Infelizmente (ou felizmente), as negociações não saíram como o esperado, e Cillian Murphy acabou ficando com o personagem.

Robert Downey Jr. explica como acabou de fora de Batman Begins

Robert Downey Jr.
Robert Downey Jr. em imagem promocional de "Vingadores: Ultimato" (2019) - Marvel Studios/Divulgação

De maneira bem-humorada, Downey Jr. relembrou a reunião que teve com o cineasta da trilogia do Cavaleiro das trevas, e como logo percebeu que Nolan não parecia estar muito envolvido com a possibilidade de escalá-lo para o personagem:

“E então eu me lembro de encontrá-lo para tomar chá e pensei, ele não parece estar realmente interessado nesta entrevista. E ele foi educado e tudo mais, mas você pode dizer quando alguém está tipo, não vai a lugar nenhum.”

Três anos depois, em 2008, o ator acabaria parando na companhia vizinha da Marvel Studios, com o papel que o colocaria como um dos principais nomes da franquia de heróis e o ator mais bem pago de Hollywood.

Nolan também não tem do que reclamar, com a trilogia do Cavaleiro das Trevas estando entre as mais amadas entre os fãs de super-heróis. Além de que sua parceria com Cillian Murphy se mostrou duradoura, e levou os artistas a trabalharem em inúmeros outros projetos ao longo dos anos.

No fim, Robert Downey Jr. e Cillian Murphy teriam a oportunidade de atuar juntos em Oppenheimer, com o eterno Homem de Ferro fazendo às vezes de Lewis Strauss, um oficial naval e líder da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos. Murphy, por sua vez, assumiria o protagonista da história, que lhe renderia uma indicação ao Oscar de Melhor Ator de 2023.

Oppenheimer está disponível para aluguel nas principais plataformas de streaming. Já a trilogia do cavaleiro das trevas de Nolan pode ser vista no HBO Max.