Em conversa com a Vanity Fair, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, abordou os rumores da volta de Robert Downey Jr. ao MCU, e negou que o ator retornará a interpretar o papel do Homem de Ferro.

Lançado em 2008, o filme que daria início ao universo compartilhado da Marvel e colocaria Downey Jr. entre os principais nomes do mercado, enfrentou dificuldades para ser produzido, com o estúdio receoso em colocar o problemático ator dos anos 90 como o rosto de seu ambicioso projeto.

Felizmente, Kevin Feige parece ter conseguido convencer os chefões da empresa, e Robert não apenas foi escalado, como se tornou a principal figura do MCU, participando de nada menos que 9 filmes do estúdio. Diante disso, o desejo dos fãs para que o ator reprisasse o papel do famoso herói não parece nada absurdo, principalmente agora que a onda das variantes e personagens vindos de outra dimensão se tornaram comuns dentro do aclamado universo.

Kevin Feige, no entanto, não parece compartilhar dos mesmos planos.

Kevin Feige nega volta de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro

Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como 'Homem de Ferro' em 'Vingadores: Ultimato (2019) - Marvel Studios/Divulgação

Segundo Feige, trazer Downey Jr. de volta a franquia quebraria a “magia” do seu sacrifício em Vingadores: Ultimato (2019), reduzindo o peso do ato e perdendo o significado de sua morte.

“Vamos manter esse momento e não tocá-lo novamente. Todos nós trabalhamos duro por muitos anos para chegar a isso, e nunca iríamos querer desfazer isso magicamente de forma alguma.”

Curiosamente, Zoe Saldana, responsável por interpretar a Gamora no MCU, reviveu seu papel em Guardiões da Galáxia Vol. 3, sobre uma variante de outro universo da personagem. A heroína também perdeu sua vida de forma dramática em Vingadores: Guerra Infinita, embora de modo distinto ao sacrifício de Tony Stark.

Também recentemente, Hugh Jackman e Patrick Stewart, o Wolverine e Professor Xavier da franquia dos X-Men, da Fox, voltaram a reviver seus personagens em novas histórias do MCU, mesmo após a suposta despedida dos seus heróis em Logan, de 2017.

Os rumores da volta do Homem de Ferro surgiram após as mudanças de direção do próximo filme dos vingadores, e os baixos números apresentados pelas últimas produções da empresa, com os boatos apontando para uma repaginação completa dos rumos da franquia.

A depender da receptividade do grande público a volta de Hugh Jackman, em Deadpool 3, não seria absurdo imaginar que as portas para que o personagem de Robert Downey Jr. retornasse para um décimo longa pudessem se abrir outra vez.