Poucos vilões foram tão imponentes quanto o Rei de Espadas em Alice in Borderland. Antagonista principal da segunda temporada, o atirador misterioso se tornou o maior desafio da série até então, levando Arisu (Kento Yamazaki) e seus amigos a uma problemática (e inescapável) disputa pela sobrevivência. Lançado em 2020 pela Netflix, Alice in Borderland acompanha a história de três jovens que acabam teletransportados para uma versão paralela de Tóquio, onde são obrigados a disputar jogos mortais em arenas para permanecerem vivos na competição.
Diferentemente de outros jogos da série, no entanto, o Rei de Espadas é o único desafio que acontece sem um local específico como arena. Isso significa que todos os jogadores que não estiverem participando de outros jogos, estão automaticamente participando do desafio do Rei de Espadas. Para os fãs dos jogos digitais, a disputa pode ser considerada um “evento”, já que acontece de forma independentemente de outras competições. Para vencer o desafio, é preciso derrotar o Rei de Espadas antes que ele o derrote. Mas quem é o chefe misterioso, afinal?
Quem é o Rei de Espadas em Alice in Borderland da Netflix?

Na Netflix, a identidade oficial do Rei de Espadas nunca é devidamente explicada. Embora fique claro se tratar de um ex-combatente, seu nome, ou até mesmo a razão de suas ações, são envoltas em mistérios por boa parte do seriado. É somente mais tarde, quando ele é então derrotado, que descobrimos se tratar de um ex-mercenário com possíveis traumas de guerra.
Durante a série, o Rei de Espadas é responsável por causar um verdadeiro caos entre os jogadores, eliminando grupos inteiros e perseguindo uma série de sobreviventes. Ele também é o causador do maior número de mortes do seriado, além de ser o principal vilão da segunda temporada. Apesar disso, é nos mangás que a identidade do Rei de Espadas é devidamente explicada.
O verdadeiro Rei de Espadas e quem ele é no Mangá

Indo para os mangás que deram origem a série, o Rei de Espadas é descrito como Isao Shirabi, um mercenário veterano com habilidades únicas em guerra e estratégias militares. Embora seja presumível que ambas as versões sejam praticamente as mesmas, é no mangá que Shirabi ganha maiores detalhes sobre seu modus operandi, incluindo a forma como ele persegue e elimina suas vítimas.
Através dos livros, sabemos que ele pode vagar por qualquer região onde os jogos acontecem, assim como também ter acesso a um arsenal variado, que inclui rifles, lança-chamas e até explosivos. Graças ao seu dirigível, novos equipamentos e munições chegam ao mercenário, que também o utiliza para ganhar novos ângulos em seus ataques. Sua resistência, embora questionada na série, é justificada com o uso de um colete à prova de balas e um manto à prova de fogo – além de uma aparente resistência natural aos impactos. Para suas perseguições, Shirabi ainda possui um rastreador capaz de identificar a posição de todos os jogadores, se tornando impossível fugir do perseguidor.
Com isso, Shirabi se tornou um caçador praticamente imbatível, podendo se locomover e matar suas vítimas em menos tempo do que elas poderiam reagir. Ainda assim, o Rei de Espadas nunca foi infalível, e após uma série de perseguições e assassinatos sangrentos, acabou sendo derrotado pelo protagonista – embora isso não viesse sem algumas perdas ao longo de toda a temporada.
Como o Rei de Espadas foi morto em Alice in Borderland?

O Rei de Espadas foi morto por Arisu e seus aliados no sétimo episódio da segunda temporada. Para derrotar o vilão, foi necessário que o protagonista e os outros sobreviventes se juntassem em um ataque coordenado, permitindo com que se aproximassem e dominassem o poderoso antagonista, mesmo que em meio uma série de baixas.
Já derrotado e presumivelmente próximo de morrer, o Rei de Espadas relembra da época em que matou um soldado inimigo por misericórdia, concluindo que essa “era a única maneira” que ele conhecia de salvá-lo. A frase também parece ser direcionada para os próprios jogadores, com o mercenário assumindo que essa era a única forma que ele conhecia de tirá-los daquele lugar. Na série, o Rei de Espadas é morto com um tiro de misericórdia, embora no mangá Arisu opte por desnucá-lo.
Por que o Rei de Espadas queria matar os jogadores?

O Rei de Espadas não é um simples vilão. Embora seja praticamente impossível defender o mercenário, ainda é possível entender parcialmente as razões que o guiavam. Depois de ter matado por misericórdia um soldado inimigo, Shirabi entrou em Borderlands guiado por essa visão, acreditando que pudesse “salvar” os competidores tirando suas vidas fora das competições.
Devido a sua visão distorcida dos fatos, essa foi a forma que ele encontrou para “ajudar” os sobreviventes, evitando que eles precisassem passar por provações e desafios desumanos a fim de ficarem vivos. Embora a decisão seja no mínimo questionável, ela mostra que o Rei de Espadas ia muito além de um simples assassino em série, mesmo que nada disso pareça ajudá-lo em sua defesa.