Embora de personalidade questionável, Gollum é provavelmente um dos personagens mais carismáticos de toda saga do Senhor dos Anéis. Escrito por J. R. R. Tolkien e adaptado por Peter Jackson em sua versão cinematográfica, o personagem teve papel fundamental na jornada de Frodo e Sam, guiando os protagonistas e os ajudando em sua missão de destruir o famoso anel da franquia.

No entanto, algumas pessoas podem não ter ideia do passado obscuro do personagem, e o porquê de sua aparência ser tão peculiar dentro do universo de Tolkien. Por isso, nada mais justo que contarmos um pouco de sua história, e como essa criaturinha excêntrica acabou saindo de um bandido de boa aparência para um herói nada encantador.

Quem é Gollum, e quem ele era antes de se transformar

O Senhor dos Anéis
Andy Serkis como Sméagol em "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003) - Warner Bros./Reprodução

Antes de se tornar a criatura nada gentil e de má aparência que veríamos em O Senhor dos Anéis, Gollum era um Hobbit como qualquer outro, conhecido como Sméagol. Sua personalidade mudaria somente mais tarde, quando, em uma pescaria com seu amigo Déagol, o anel de Sauron seria encontrado e Sméagol ficaria tentado pelo objeto.

Ainda sem conhecer os poderes mágicos do anel, o jovem Hobbit pediria para ficar com ele e iniciaria uma violenta briga quando rejeitado por seu amigo. Sméagol, então, matou o colega, e escondeu seu corpo para que ninguém descobrisse o que acabava de fazer. Embora não fique claro, é provável que os dois amigos já estivessem sob o domínio do anel, justificando o desejo de Sméagol e a relutância do colega em entregar o achado.

Como Sméagol virou Gollum?

O Senhor dos Anéis
Sméagol já como Gollum, após ficar com o anel - Warner Bros./Reprodução

Corrompido pelo poder do anel, Sméagol passou a cometer pequenos delitos em seu vilarejo, usando da habilidade do objeto de ficar invisível para não ser descoberto. No fim, os planos não dariam muito certo, e o jovem Hobbit seria mandado embora de sua terra natal. Exilado, Sméagol passaria a frequentar locais escuros, como grutas e cavernas, se alimentando de peixes e evitando a luz do sol.

Com o passar do tempo, a aparência de Sméagol foi se degenerando, até que se tornasse irreconhecível com qualquer outra criatura da Terra Média. Seu nome Gollum também surgiria dessa mudança, sendo um aceno aos sons estranhos que Sméagol fazia ao tossir e se comunicar. O nome, no entanto, surgiria ainda na época em que vivia no vilarejo, sendo apelidado por seus vizinhos cansados do barulho que produzia.

Como Gollum se redimiu em O Senhor dos Anéis?

O Senhor dos Anéis
Gollum chegaria até as últimas consequências pelo seu precioso - Warner Bros./Reprodução

Além de guiar Frodo e Sam em sua jornada de destruir o anel e acabar com os planos de Sauron, Gollum ainda seria o principal responsável por levar o objeto a lava e destruí-lo de forma definitiva. Ainda que nos filmes tenha sido necessário um “empurrãozinho” do Bolseiro para que isso acontecesse, nos livros Gollum e o anel acabam parando no vulcão sozinhos, quando o excêntrico guia dos Hobbits se desequilibra ao comemorar sua vitória e cai junto do precioso objeto.

Embora os planos de Gollum pareçam questionáveis desde o início e sua ajuda tenha sempre um interesse por trás, é inegável que o antigo detentor do anel acabou sendo o principal responsável pela destruição do objeto, se tornando o herói improvável de toda Terra Média.