Muito se fala da famosa família Wayans, com os irmãos Marlon, Shawn, Damon e Keenen Wayans estando entre os membros mais lembrados dessa talentosa linhagem de artistas. Mas eles não são os únicos. Apesar de até mesmo estamparem a logo da Wayans Bros. juntos, a verdade é outro membro esquecido também tem sua dose de importância em toda essa história: Dwayne Wayans, o irmão mais velho da família Wayans.
Esquecido pela maioria dos fãs da família, Dwayne Wayans esteve em uma boa dose de produções da empresa, com participações especiais e um envolvimento direto até mesmo em composições originais para os seriados. Mas quem seria esse curioso membro perdido da família Wayans, afinal?
Quem é Dwayne Wayans?
Dwayne Howell Wayans, ou simplesmente Dwayne Wayans, é um escritor, ator, e compositor de trilhas sonoras norte-americano. Nascido em 22 de agosto de 1956 em Nova Iorque, Dwayne é o irmão mais velho da famosa família Wayans, que conta ainda com Elvira, Nadia, Keenen, Kim, Damon, Shawn e Marlon. Seus pais são Howell Stouten Wayans e Elvira Alethia.
Apesar do sucesso da família Wayans, Dwayne acabou se distanciando das câmeras de Hollywood, optando por trabalhos de bastidores e composições musicais para algumas séries de TV. Entre seus trabalhos mais famosos, destaque para o queridinho dos brasileiros, Eu, a Patroa e as Crianças, onde compôs músicas originais para o seriado. Além disso, o irmão mais velho da família também atuou em algumas esquetes para In Living in Color, responsável por revelar ninguém menos que Jim Carrey para o público.
Por que Dwayne Wayans foi esquecido?
Apesar de seguir o lado artístico da família, Dwayne acabou optando por trabalhos de bastidores e longe dos holofotes, fazendo com que sua popularidade acabasse nunca alcançando as de seus irmãos atores. Além disso, o membro mais velho da família Wayans parece não gostar muito de aparições públicas, sendo praticamente impossível encontrar uma foto sua navegando por aí. Como se isso não bastasse, comentários dos irmãos sobre o compositor também não são recorrentes, fazendo de Dwayne uma figura reservada e pouco conhecida do público.
Com isso, os trabalhos de bastidores, a falta de fotos públicas e a escassez de informação parecem determinante para seu esquecimento das telinhas, com suas escolhas parecendo indicar uma intenção clara de manter um certo anonimato dos holofotes e excessos da mídia – algo que, até o momento, vem se mostrando eficaz.
Por onde anda Dwayne Wayans atualmente?
Atualmente com 69 anos, o irmão mais velho da família Wayans segue com seu trabalho de compositor, sendo responsável pela trilha sonora de várias séries dos irmãos, como The Underground (2006), Marlon (2017) e a já mencionada Eu, a Patroa e as Crianças (2002), onde também seria creditado por outros trabalhos de bastidores. Curiosamente, seu trabalho mais recente não envolveria a famosa família, mas o curta Struck (2022), do roteirista John Dover.
Seja na frente das câmeras ou por trás delas, Dwayne Wayans parece deixar claro que as veias artísticas da família seguem vivas em sua carreira e que, se depender dele, ainda veremos muito mais de sua música tocando pelo mundo afora – independentemente dele dar ou não as caras por aí.