No universo de Harry Potter, não são poucas as semelhanças entre um trouxa e um bruxo de nascença – principalmente quando levamos em conta a aparência física dos nossos personagens. No entanto, ainda que essa possa parecer a principal ligação entre eles, a verdade é que nem mesmo ela é tão confiável assim. Isso porque, diferentemente do que se possa imaginar, a idade dos nossos famosos feiticeiros pode ultrapassar em muito a vida de um trouxa comum, com sua aparência idosa podendo esconder uma vida de alguns séculos a mais de idade.
Isso, é claro, cria uma diferença considerável com seus irmãos não-mágicos, e deixa evidente que nem mesmo suas similaridades são tão similares assim. Mas, afinal de contas, quanto tempo um bruxo pode viver no universo de Harry Potter?
Quanto tempo vive um bruxo em Harry Potter?
Com centenas de elixires prontos para qualquer problema, as dificuldades de um trouxa comum parecem em muito superadas por nossos bruxos, com os famosos feiticeiros podendo viver em média cerca de 137 anos – quase o dobro da expectativa dos seus colegas não-mágicos.
O fato curioso pode ser visto na edição de agosto de 1991 do Daily Prophet (Profeta Diário, em tradução livre), onde uma manchete sobre a nova expectativa de vida é anunciada. Embora impressionante, esse não é nem de longe o feito de longevidade mais espantoso da franquia, com alguns bruxos tendo ultrapassado até mesmo a barreira dos 600 anos de idade!
Por que os bruxos vivem tanto?
Não existe apenas uma única razão para um bruxo viver tanto. Embora os elixires pareçam ser a principal fonte dessa longevidade, outros itens mágicos demonstram também ter sua dose de influência para esse resultado. São exemplos disso algumas magias do mundo bruxo, assim como o lendário sangue de unicórnio e até mesmo as malfaladas Horcruxes de Voldemort. Com isso, ferimentos e até mesmo fraturas podem ser resolvidas com algum elixir mágico, assim como outras doenças ainda não erradicadas no mundo trouxa.
Além disso, o sangue mágico também parece influenciar nessa longevidade. Personagens como Dumbledore e Minerva, por exemplo, apesar de já demonstrarem sua aparência envelhecida na saga do jovem bruxo, haviam ultrapassado a barreira dos 100 anos de idade quando o vimos pela primeira vez em um longa – algo que dificilmente poderia ser imaginado apenas olhando para eles. Ainda assim, nenhum cuidado mágico em especial foi revelado quanto a saúde de nossos anciões, de modo que não parece absurdo imaginar que o sangue dos bruxos possa carregar particularidades que vão muito além de lançar feitiços.
Quem é o bruxo mais velho de Harry Potter?
Embora a expectativa de vida de um bruxo pareça ficar entre os 140 anos, a verdade é que essa está longe de ser a idade máxima que nossos feiticeiros chegaram. Nicolau Flamel, por exemplo, conhecido pela criação da famosa pedra filosofal, viveu impressionantes 665 anos de vida, tendo nascido em meados de 1327. Sua esposa, Perenelle Flamel, teve uma vida um pouco menos longeva, vivendo apenas 658 anos. O feito, no entanto, só seria alcançado graças ao elixir da vida, bebida que garantia a longevidade de quem a ingerisse regularmente.
Curiosamente, a vida da família Flamel não foi exatamente o feito de maior longevidade da história, com Barry Winkle, um misterioso bruxo do universo da magia, tendo vivido por impressionantes 755 anos. O número exato, no entanto, pode ser ainda maior, já que nenhuma notícia referente a morte do personagem foi de fato anunciada. Embora os detalhes dessa vida longeva não tenham sido devidamente explicados, é provável que nosso ancião também tenha feito uso de algum item mágico para tornar isso possível (ou sua saúde era simplesmente prodigiosa).
Independentemente de como tenham chegado nesses resultados, fica claro que os habitantes do mundo da magia tem muito do que se orgulhar quando o assunto é longevidade – tenham eles seus 100 ou 700 anos.
Quantos anos Dumbledore tinha quando morreu?
Diante de tudo isso, uma dúvida comum envolve nosso querido diretor de Hogwarts, e quanto anos ele teria quando finalmente deixou a saga em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Embora não seja propriamente explicado, Dumbledore morreu em 30 de junho de 1997, aos modestos 115 anos de idade. Infelizmente para nosso diretor, sua vida acabaria encurtada por uma série de contratempos em que se envolveria, com um certo anel de Voldemort e até mesmo Snape tendo sua parcela de culpa nisso.
De todo modo, Dumbledore não parece poder reclamar de uma morte precoce, tendo participado da maioria dos eventos envolvendo o mundo bruxo que conhecemos – e influenciado diretamente para que tudo terminasse bem, no final.