Sucesso desde seu lançamento, Indiana Jones conquistou o público já em sua primeira aparição, lá em 1981. Depois disso, outros quatro filmes foram lançados, com nomes bem diferentes e nenhum número para dizer quem é quem – Isso sem contar uma série pra lá de esquecida. Por isso, decidimos trazer aqui a ordem correta de lançamento, além de uma pequena sinopse para quem ainda está na dúvida quanto por onde começar.

A Ordem Correta Para Assistir Indiana Jones

Indiana Jones fez sua estreia no finalzinho de 1981, com Harrison Ford interpretando o destemido arqueólogo em sua corrida contra o tempo para encontrar a Arca da Aliança antes dos nazistas. Não preciso dizer que o filme foi um sucesso, faturando cinco das nove estatuetas das quais foi indicado, e garantindo uma longa jornada ao nosso herói.

Com isso, outros dois filmes foram lançados, em 1984 e 1989, e, quase 20 anos depois, a saga foi retomada, com o ator vestindo outra vez seu icônico chapéu. Esse ano um quinto e, até então, último filme foi lançado, e marcou a despedida de Harrison Ford ao papel do explorador.

Além disso, uma série contando o passado do nosso querido arqueólogo também aconteceu, embora pouco se fale dela. Sobre o nome de As Crônicas do Jovem Indiana Jones aqui no Brasil, a série contou com 28 episódios, e milhares de referências aos filmes que a antecederam. Se ficou curioso para conhecê-la, não esqueça de dar uma olhadinha no resumo que preparamos logo aqui embaixo.

A ordem de lançamento e seus nomes são:

  • Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  • Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
  • Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
  • As Crônicas do Jovem Indiana Jones (1992-1993)
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
  • Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Vale lembrar que Indiana Jones e o Templo da Perdição se passa um ano antes de Os Caçadores da Arca Perdida. Pra quem ficou curioso, a ordem cronológica seria essa:

  • As Crônicas do Jovem Indiana Jones (1992-1993)
  • Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
  • Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  • Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
  • Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Para quem ficou na dúvida de onde assistir, a dona Disney e a Paramount possuem ambas todos os cinco filmes em seu catálogo na streaming. Para nosso azar, porém, não há nenhum sinal da série do pequeno Indy dar as caras aqui no Brasil tão cedo, constando apenas no catálogo americano do Disney+.

E para você que ficou na dúvida de qual destes filmes você já assistiu, ou está indeciso sobre qual ver primeiro, aqui vai um resuminho maroto pra refrescar sua memória e resolver seu problema (a ordem é por lançamento).

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Isso que eu chamo de começar com o pé direito. Lançado em 1981, Os Caçadores da Arca Perdida conta a história do icônico arqueólogo Indiana Jones em sua busca da lendária Arca da Aliança, um artefato bíblico com poderes divinos. Além de aventuras perigosas em templos exóticos, ele ainda precisará lutar contra o exército nazista – um inimigo que não o deixaria em paz tão cedo.

Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Se a encantadora Willie Scott ou o pequeno Short Round não dizem nada para você, talvez você ainda não tenha embarcado nessa aventura de tirar o fôlego. Literalmente. O filme mostra os desafios que Indy havia enfrentado antes de sair em sua caçada pela Arca da Aliança. Ambientado na Índia, nosso herói deve enfrentar um culto maligno e suas tradições macabras, enquanto tenta resgatar uma pedra sagrada e libertar pessoas que estão sendo escravizadas da garra dos seus inimigos.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Esse é difícil de esquecer. Concluindo a trilogia e marcando o fim das jornadas do herói até 2008, quando voltaria a empunhar seu chicote, a Última Cruza conta a jornada de Jones em busca do Santo Graal, uma taça supostamente capaz de dar imortalidade aos homens que dela bebam. Mas nem tudo é tão fácil, e nosso herói acaba descobrindo que seu pai também está em busca do lendário artefato. No fim, pai e filho precisam unir forças para impedir que o Graal caia em mãos erradas.

As Crônicas do Jovem Indiana Jones (1992-1993)

A primeira, e única, série da lista. Aqui, encontramos um Indy menos aventureiro, ainda jovem e amadurecendo com os desafios que enfrenta. Isso não significa que nosso herói vai ficar parado, indo e vindo pelos quatro cantos do mundo. Mais do que ação e viagens pelo planeta, a história busca mostrar como suas experiências moldaram sua paixão e curiosidade pela aventura. Pra quem é fã do arqueólogo e achava que já tinha visto tudo, vale a pena dar uma conferida.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Marcando a volta de Harrison Ford no papel do herói, o filme se passa na década de 1950, com Jones indo em busca de uma Caveira de Cristal misteriosa. É claro que a nostalgia rola solta, com antigos personagens voltando às telonas após quase 20 anos desde o último lançamento. Embora não tenha caído nas graças do público, o Reino da Caveira de Cristal foi o segundo filme mais caro da saga, custando incríveis US$ 185 milhões.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Quinto e último filme da saga até então, Indiana Jones e a Relíquia do Destino marca a despedida definitiva de Harrison Ford no papel do protagonista. Nessa última aventura, Indy se vê correndo contra o tempo para recuperar uma relíquia capaz de mudar o rumo de toda história. Acompanhado de sua afilhada, eles devem enfrentar uma antiga ameaça que promete voltar com tudo.