Sobreviver aos Jogos Vorazes não é uma tarefa fácil, mas ter uma estratégia pode facilitar as coisas. A famosa competição pela sobrevivência entre distritos está entre as mais cruéis de todo o cinema, com os competidores precisando lutar até as últimas consequências para saírem vivos da disputa. E ainda que ser enviado para uma competição mortal não pareça o melhor cenário para a sobrevivência, algumas estratégias podem diminuir os riscos de uma saída prematura dessa história – mesmo que as circunstâncias não sejam das melhores.

Isso, é claro, não garantiria a sobrevivência de um Tributo, mas permitiria que ele ao menos tivesse uma chance de sobreviver nesse cenário – algo que dificilmente aconteceria sem um bom plano em mente. Mas sabendo disso, quais seriam as melhores estratégias para se manter vivo e, quem sabe, vencer os Jogos Vorazes?

1 Alianças com outros Tributos

Jogos Vorazes
Um grupinho de psicopatas assassinos não parece nada mal em um conflito - Lionsgate/Reprodução

Como Peeta (Josh Hutcherson) provou em sua primeira estadia nos Jogos, fazer parte de uma aliança pode ser fundamental para aumentar suas chances de sobrevivência – mesmo que elas não sejam das melhores. Em um mundo repleto de pessoas prontas para eliminar seu adversário na primeira oportunidade, ter um bando ao seu lado disposto a evitar isso não é de se jogar fora, com uma boa aliança podendo mitigar os problemas dessa desagradável aventura.

As complicações para essa estratégia, é claro, ficam em relação a confiança em seus aliados, e como o tributo estaria mais vulnerável a uma traição – principalmente quando levamos em consideração a natureza dos Jogos. Como apenas um sobrevivente pode sair vivo dessa batalha, um ataque de alguém próximo não seria nada impossível, com a possibilidade aumentando de acordo com o desenrolar da competição.

Um rompimento precoce com o grupo, no entanto, parece uma boa estratégia para evitar tais complicações, tendo em vista que dificilmente as traições começariam logo no início das disputas, quando outros sobreviventes ainda seriam um problema. Além disso, nada impediria o próprio Jogador de trair seus colegas antes de ser traído, eliminando seus futuros adversários no momento mais oportuno.

2 Apoio do público e da Capital

Jogos Vorazes
Apoio popular pode ser uma boa arma contra outros tributos - Lionsgate/Reprodução

Patrocínios do público e cair no gosto da Capital são imprescindíveis para se manter vivo nessa competição. Mesmo um bom Jogador pode enfrentar problemas caso a Capital não vá muito com a sua cara, sendo parte fundamental de qualquer estratégia manter os organizadores dos Jogos felizes com sua participação. Ainda que isso não seja tão simples, não fazer nada que afete negativamente os Jogos parece ser uma boa forma de começar.

Além disso, a popularidade com o público pode acarretar em novos patrocinadores para o Jogador, permitindo que itens necessários para a sobrevivência sejam entregues em momentos oportunos. Isso também pode ser visto na primeira participação de Katniss (Jennifer Lawrence) nos Jogos, e como o apoio popular permitiu que suprimentos e remédios contra queimaduras chegassem até ela – além de um arco novinho em folha ainda no início das competições.

Mas o contrário também é verdade. Muita popularidade pode tornar o competidor um alvo dentro e fora das disputas, com os organizadores optando por apagar a “fagulha de esperança” antes que ela pudesse se espalhar. Katniss, é claro, acabou superando até mesmo isso, mas um competidor menos sortudo poderia ter encontrado seu fim facilmente. Seja popular – mas não tanto – parece a melhor conclusão para isso tudo.

3 Furtividade e camuflagem

Jogos Vorazes
peeta provando a importância de saber se fingir de morto (ou pedra) - Lionsgate/Reprodução

Ninguém vai te machucar se não encontrar você. Ficar escondido pode ser uma boa pedida para aqueles que não querem se envolver em brigas, com um bom esconderijo podendo evitar a maioria dos problemas envolvendo essa competição. Ficar próximo a zonas frutíferas e veios de água garantiriam os recursos básicos para a sobrevivência, enquanto seu abrigo manteria um lugar seguro para descansar e fugir de seus predadores. Isso, é claro, ainda exigiria que estivesse pronto para um confronto, mas diminuiria a chance de acabar se envolvendo em um deles.

A camuflagem também não deve ser menosprezada. Peeta provou a importância dessa habilidade em Jogos Vorazes (2012), quando conseguiu se manter escondido de seus adversários mesmo gravemente ferido. Em um momento de perigo, como demonstrado pelo personagem, evitar a ação e economizar suas energias pode ser fundamental para terminar vivo nessa história, um objetivo desejado por qualquer um que estivesse em meio aos conflitos.

Além disso, a camuflagem também pode se tornar uma arma poderosa. Desaparecer dos olhos de seu inimigo pode se tornar um trunfo na hora do combate, permitindo planejar seu ataque no momento mais oportuno – e não atacar quando isso pudesse representar algum perigo. Junte a camuflagem a um aliado bom de briga, e você tem simplesmente os vencedores dos 74º Jogos Vorazes.

4Habilidades de combate

Jogos Vorazes
Habilidades em arquearia e combate se mostraram fundamentais ao longo da franquia - Lionsgate/Reprodução

Saber manejar um arco pode vir bem a calhar, mas outras habilidades de combate também não são de se jogar fora. Com o advento macabro dos Jogos Vorazes e sua realização anual, alguns distritos se tornaram conhecidos por treinar seus habitantes exclusivamente para a disputa, permitindo que a probabilidade de saírem vitoriosos fossem um pouco maiores. Foi graças a isso que Cato (Alexander Ludwig), do Distrito 2, conseguiria chegar ao final, e se tornaria uma ameaça constante para nossos protagonistas.

Preparar-se para um possível chamado nesse mundo distópico não seria nada absurdo, e saber lutar é algo que definitivamente não deve ser negligenciado – principalmente com outra dezena de candidatos prontinhos para te eliminar. Ainda assim, a derrota de Cato deixa claro que habilidades de combate não são tudo, com uma aliança de confiança (e aquela boa pontaria no arco e flecha) também sendo fundamentais na disputa.

5 Esconde-esconde?

Jogos Vorazes
Ficar escondido nunca foi uma opção em Jogos Vorazes - e Katniss provou isso mais de uma vez - Lionsgate/Reprodução

Você provavelmente já se perguntou isso. Mesmo os melhores sobreviventes podem encontrar problemas quando entram em um conflito, com ferimentos, cortes e todo tipo de desastre podendo resultar em um fim prematuro a disputa. A melhor estratégia, então, poderia ser a mais óbvia, e evitar a todo custo o encontro com outras ameaças. Caso conseguisse permanecer escondido, a estratégia permitiria ficar entre os últimos sobreviventes sem nem mesmo entrar numa briga, lutando com um número reduzido de adversários e diminuindo assim as chances de uma derrota prematura.

Embora óbvia, a escolha apresentaria um novo problema para o Jogador, que precisaria lidar com as ameaças desastrosas da Capital. Ainda que fugir de uma luta seja sempre a forma mais fácil de não perder a vida, os Jogos não são apenas uma disputa pela sobrevivência, mas um programa televisivo que deve entreter aqueles que estiverem assistindo. Nesse sentido, dezenas de competidores pendurados em copas de árvores e cavernas escuras não parece ir de acordo com essa ideia, de modo que dificilmente seus idealizadores permitiriam que isso acontecesse.

Quando Katniss ficou longe de mais da ação, ainda em sua primeira participação dos Jogos, os organizadores logo deram um jeito de colocá-la em combate, manipulando o cenário e criando focos de incêndio controlados. Tentar se esconder até o último sobrevivente poderia ser uma estratégia válida em um mundo sem a Capital, mas a ideia parece apresentar fortes problemas quando levamos em consideração sua existência.

6 Todas as estratégias juntas

Jogos Vorazes

Não existe uma única estratégia para sobreviver. Ter um conhecimento prévio de combate é imprescindível, mas saber a hora certa de atacar e evitar lutas desnecessárias também são atitudes indispensáveis para quem quer terminar o dia com vida, principalmente quando levamos em consideração a quantidade de adversários que você terá que lidar.

Além disso, formar uma aliança com alguém de confiança é a melhor estratégia para sobreviver. Em uma luta, ter um colega para dar cobertura, ou mesmo ajudar no confronto, pode ser decisivo para sair com vida nessa história, além de permitir que você possa descansar enquanto alguém cuida de sua retaguarda – afinal, ninguém quer acordar morto.

Todas essas estratégias seriam utilizadas no filme. Até mesmo para a sobrevivência de Peeta e Katniss em sua primeira participação nos Jogos, veríamos o uso constante dessas diferentes estratégias para sair vivo das situações, parecendo um indício seguro de que se você um dia cair nos Jogos Vorazes, é melhor lembrar de aplicar todas elas para não acabar virando estatística. Fica a dica!