Um dos principais motivos que mais gera discussão no mundo dos mestres Pokémon é sem sombra de dúvidas qual monstrinho inicial escolher. E isso não é de hoje! Desde o seu primeiro lançamento, lá em 96, a franquia já apresentava as famosas três opções iniciais, e deixava ao encargo do jogador a difícil tarefa de escolher entre uma delas.
Entre as opções, virou tradição os monstrinhos de bolso serem separados pelos tipos água, fogo e grama, com cada uma das gerações apresentando suas próprias ideias para a aparência de cada um deles – algo que, é claro, sempre foi motivo de discussões acaloradas para o público mais engajado.
Por isso, decidimos trazer aqui uma lista completinha com cada um deles, além de apresentar alguns detalhes para você já sair sabendo tudo sobre essas criaturinhas!
1Kanto (1ª Geração)
Difícil encontrar algum treinador que já não tenha se aventurado nessa cidade. Conhecida pelos fãs como a primeira região dos jogos Red e Blue e uma das primeiras que Ash encarra em sua jornada Pokémon, Kanto se tornou facilmente uma das mais famosas e amadas de toda a franquia, com os seus iniciais Squirtle, Charmander e Bulbasaur estando entre os favoritos de quase todos os jogadores das antigas.
Squirtle
Squirtle é o Pokémon do tipo água da cidade de Kanto e um dos favoritos para enfrentar o primeiro treinador do ginásio. Geralmente de pé, o monstrinho pode se esconder dentro do casco quando se sente ameaçado, embora isso não o impeça de continuar atacando. A tartaruga evolui para Wartortle e posteriormente Blastoise, quando ganha dois poderosos canhões de água no maior estilo Digimon.
Charmander
Charmander não está apenas entre os favoritos da primeira geração, mas sua evolução se tornou uma das mais populares de toda a franquia. Sozinho, a salamandra alaranjada conquistou os amantes do tipo fogo, e se tornou uma das principais opções quando o assunto é um Pokémon de respeito. Depois de evoluir para Charmeleon, o monstrinho irritadiço se transforma no inesquecível Charizard.
Bulbasaur
Bulbasaur é o terceiro e último entre as escolhas dos iniciais, com um tipo grama que pode ser útil já no segundo ginásio de Kanto. O Pokémon anfíbio é o único quadrúpede da equipe, e mantém esse diferencial nas suas evoluções Ivysaur e Venusaur. Curiosamente, o bulbo que carrega em suas costas e dá nome ao monstrinho o acompanha até o final, desabrochando em uma gigantesca flor venenosa.
2Johto (2ª Geração)
Assim como Kanto, Johto foi outra das cidades apresentadas ainda no início da franquia, com os jogos Gold, Silver e Cristal de Pokémon. Os fãs de longa data geralmente acabam se dividindo justamente entre os iniciais da primeira e segunda geração, com bichinhos de bolso Totodile, Chikorita e Cyndaquil sendo responsáveis por causar uma briga daquelas entre os mestres mais apaixonados.
Totodile
Assim como Squirtle, Totodile foi o responsável por assumir o bastão de Pokémon de água da nova geração, sendo geralmente comparado com seu antecessor. Embora possa parecer carismático à primeira vista, o jacaré azulado logo mostra suas garras, com suas evoluções Croconaw e Feraligatr estando entre as mais agressivas do trio.
Chikorita
Chikorita, no entanto, segue com seu espírito amigável até o final, sendo uma ótima escolha entre as criaturinhas de grama. Pode-se dizer que o dinossauro esverdeado é a melhor decisão para quem quer ter um Pokémon mais simpático na sua equipe, já que suas evoluções Bayleef e Meganium, embora igualmente poderosas, não são lá tão assustadoras.
Cyndaquil
Mas se você está procurando alguém para afugentar seus adversários logo no primeiro olhar, o Pokémon de fogo Cyndaquil pode se tornar a escolha perfeita. Além de costas flamejantes pra lá de perigosas, o monstrinho fica com uma cara de poucos amigos em suas evoluções de Quilava e Typhlosion.
3Hoenn (3ª Geração)
Apresentada na terceira geração de Pokémon, Hoenn é a cidade responsável pelos jogos Ruby, Sapphire e Emerald, e não raramente acaba sendo confundida por uma galerinha mais das antigas com a segunda fase da franquia. Aqui, além de uma nova leva dos já costumeiros bichinhos da região, conhecemos pela primeira vez os iniciais Treecko, Mudkip e Torchic, que nos ajudarão em nossa jornada.
Treecko
Diferentemente da primeira e segunda geração, o favoritinho da galera acabou não sendo do tipo fogo, com o monstrinho de grama, Treecko, saindo na frente na hora de escolher seu inicial. Coincidência, ou não, essa também acaba sendo a escolha de Ash, que não apenas ficou com ele mas também o evoluiu para suas transformações Grovyle e, posteriormente, Sceptile, onde permaneceu como figurinha marcada da equipe.
Torchic
E falando em força, Torchic é um verdadeiro galinho de briga, e a escolha ideal para quem curte um Pokémon mais porradeiro. Embora originalmente da tipagem fogo, durante suas evoluções para Combusken e Blaziken, o esquentadinho ganha a habilidade de luta, algo que é sempre bem-vindo quando o assunto é dar um pontapé naquele seu adversário mais complicado. Infelizmente, o visual não agrada lá todo mundo, embora seja inegável que ele mantenha um certo… charme.
Mudkip
Mas se você é Team Misty e está sempre atrás daquele Pokémon aquático para reforçar a equipe, Mudkip não irá lhe decepcionar. Com as evoluções para Marshtomp e Swampert combinando as tipagens água e elétrico em um único monstrinho, o Pokémon acaba sendo uma mão na roda na hora de se defender dos seus adversários, além dos ataques elétricos podendo te dar aquela força na hora de contra-atacar seus irmãos de água salgada.
4Sinnoh (4ª Geração)
Aparecendo originalmente nos jogos Diamond, Pearl e Platinum, de Pokémon, Sinnoh faz parte da quarta geração da franquia, e traz junto com ela os iniciais Chimchar, Turtwig e Piplup, além, é claro, de uma nova leva de monstrinhos de bolsos exclusivos da nova região. Assim como o trio anterior, as novas escolhas seguiram com as tipagens duplas para as suas evoluções.
Chimchar
Conhecido como o macaco de fogo da quarta geração, Chimchar foi o responsável por trazer a hegemonia dos esquentadinhos de volta ao gosto popular, se tornando uma das principais escolhas quando o assunto é um inicial de respeito. Suas evoluções para Monferno e Infernape também não deixam a desejar, com seus braços longos e reforçados mantendo a tipagem de luta entre os mascotes de fogo.
Turtwig
E falando em manter suas origens, Turtwig volta a era de ouro dos monstrinhos de bolso, com as quatro patas ao chão voltando à moda entre os Pokémon do tipo grama. Além disso, a nova tartaruga da geração segue com essa característica em suas evoluções para Grotle e Torterra, com o último ganhando atributos do tipo terra para reforçar ainda mais seu casco (como se precisasse).
Piplup
Mas para quem segue o caminho da água e não quer saber de cara feia, Piplup pode ser a escolha ideal. O mascote pinguim está entre os mais simpáticos de todas as gerações, com seu rostinho acolhedor ganhando qualquer inimigo somente pelo olhar. Mas não pense que isso vai durar para sempre, já que suas evoluções para Prinplup e Empoleon estão longe de hospitaleiro, com a nova tipagem do tipo aço quebrando até mesmo os mais duros dos adversários.
5Unova (5ª Geração)
Seguindo a tradição, Unova finalmente dá as caras nos jogos de Black e White 1 e 2 de Pokémon, apresentando pela primeira vez as mudanças de estações dentro da franquia. Já entre as novidades para os caçadores dos famosos bichinhos de bolso, destaque para o trio de iniciais Oshawott, Snivy e Tepig, e seus designers pra lá de originais.
Oshawott
E falando em originalidade, Oshawott carrega um detalhe interessante quando o assunto são suas evoluções, que ao chegar no estágio de Samurott pode ganhar uma repaginada em seu visual. A mudança, no entanto, só ocorre na região de Hisui, com sua armadura ganhando um tom escuro juntamente de uma nova tipagem das Trevas. Sua evolução para Dewott, no entanto, é igual nas duas versões.
Snivy
A serpente dos iniciais, Snivy é a cara da realeza, e pode ser uma ótima pedida se você está querendo dar aquela valorizada nos seus monstrinhos de bolso. Diferentemente do estilo mais bruto dos seus companheiros, a cobra do tipo grama mantém sua delicadeza até o final, com as evoluções para Servine e Serperior seguindo com sua aparência majestosa sem nunca deixar a coroa cair.
Tepig
O porquinho dos iniciais, Tepig deixa a cara de mal de lado e tenta conquistar o jogador com um olhar mais… caloroso. Mas não se deixe enganar pela primeira impressão, afinal o monstrinho de fogo vira um verdadeiro brucutu quando suas evoluções para Pignite e Emboar finalmente chegam, com seu último estágio ganhando um bom par de patas dianteiras para quando as chamas não forem o suficiente.
6Kalos (6ª Geração)
Responsável por trazer as megaevoluções à franquia, a região de Kalos marcou uma nova onda de possibilidades para a saga, além de apresentar pela primeira vez os iniciais Chespin, Fennekin e Froakie, ainda nos jogos de Pokémon X e Y. Os monstrinhos também se tornaram os favoritos de muitos jogadores, com um certo Pokémon ninja se destacando entre seus concorrentes.
Chespin
Mudando um pouco a ordem das coisas, Chespin foi o primeiro dos Pokémon do tipo grama a ganhar uma evolução com a tipagem de lutador, algo que vinha se tornando cada vez mais recorrente entre os iniciais de fogo. O fato, no entanto, só ocorre após sua evolução de Quilladin para Chesnaught, onde ganha braços agigantados perfeitos para a briga. Isso, é claro, sem nunca perder os benefícios que um bom companheiro de grama tem para oferecer.
Fennekin
O monstrinho de fogo da geração também não fica muito atrás. Embora Fennekin tenha abandonado o caminho das lutas no mano a mano dos seus antecessores mais esquentadinhos, isso não significa nem de longe que o Pokémon não honre sua tipagem. Com suas evoluções para Braixen e Delphox, aliado de um toque psíquico pra lá de interessante, Fennekin certamente está entre a escolha preferida de muitos jogadores, apresentando uma nova abordagem para o trio de iniciais.
Froakie
Não tem como negar que a sexta geração foi uma das mais inspiradas. O Pokémon de água dos iniciais, Froakie, se tornou um dos favoritos de toda a franquia, muito graças ao seu estilo pra lá de inconfundível e suas evoluções para Frogadier e Greninja, onde vira um verdadeiro monstrinho das sombras. Para pesar ainda mais para o seu lado, a pose de durão e a tipagem das Trevas deixam o shinobi dos bichinhos de bolso entre a primeira escolha de quase todo treinador.
7Alola (7ª Geração)
Apresentado ainda em Sun e Moon, Alola faz parte da sétima geração de Pokémon, e é a responsável por trazer à franquia os iniciais Rowlett, Litten e Popplio. A nova região também é a primeira, e até então única, a explorar uma temática mais Havaiana na saga, com desafios próprios para essa nova jornada. Além disso, aqui também encontramos versões adaptadas de outros Pokémon já conhecidos, com mudanças expressivas em suas aparências.
Rowlett
O monstrinho coruja do grupo, Rowlett é responsável por representar os iniciais do tipo grama da região, com suas evoluções para Dartrix e Decidueye estando entre as preferidas de muitos treinadores dessa geração. Assim como Oshawott, Rowlett tem uma versão própria para o mundo de Hisui, onde tem suas penas esverdeadas substituídas por um vermelho pra lá de provocativo.
Litten
Mas se você prefere um bom bichano para ter como companheiro, Litten pode se tornar a escolha perfeita. Com suas evoluções para Torracat e Incineroar transformando o mascote em um verdadeiro gato guerreiro, o Pokémon de fogo parece pronto para qualquer desafio que possa aparecer em sua jornada, principalmente com uma tipagem do tipo Trevas engatilhada para os momentos de apuro.
Popplio
Já para Popplio, no entanto, o caminho das sombras não é uma escolha, com suas evoluções para Brionne e Primarina levando a famosa foca para o seleto mundo dos Pokémon de Fada. A nova tipagem, além de única entre todos os iniciais, dá ao jogador combinações jamais vistas para a equipe de monstrinhos, sendo uma ótima pedida para aquele mestre louco por um desafio.
8Galar (8ª Geração)
A penúltima geração da lista, Galar, foi responsável por levar os primeiros jogos exclusivos da franquia Pokémon para o Nintendo Switch, com Sword e Shield. Nela, além de uma nova região, somos apresentados aos iniciais Sobble, Scorbunny e Grookey, além de uma centena de novos monstrinhos de bolso prontos para serem capturados.
Sobble
O inicial dos Pokémon de água, Sobble, pode não estar entre as criaturinhas mais amedrontadoras da franquia, mas suas evoluções para Drizzile e Inteleon estão longe de apenas rostos bonitos. Medindo quase 2 metros em sua versão final, o camaleão azulado bota medo em qualquer adversário que se prese, com seus golpes aquáticos dando um banho de água fria em quem ainda ousa enfrentá-lo.
Scorbunny
O coelho dos iniciais, Scorbunny, provavelmente esteja entre os favoritos de muitos treinadores de Galar. A razão, é claro, não fica apenas no seu estilo pra lá de provocativo, mas também em suas evoluções para Raboot e Cinderace, onde sua aparente calmaria dá lugar a um espírito mais esquentadinho, inerente a todo Pokémon de fogo que se preze. Os detalhes azuis e dourados dão o toque final ao monstrinho.
Grookey
O macaquinho da geração, Grookey pode se tornar um verdadeiro brucutu ao longo do tempo, com suas evoluções para Thwackey e Rillaboom deixando claro quem é o rei da selva entre os iniciais. Curiosamente, apesar dos seus mais de 2 metros de altura e braços pra lá de desenvolvidos, o monstrinho de bolso não acompanha uma nova tipagem do tipo luta, algo que poderia ajudá-lo na hora do aperto.
9Paldea (9ª Geração)
A nona e última região da lista, até então, Paldea é responsável por nos apresentar os iniciais Sprigatito, Quaxly e Fuecoco, além de uma nova leva de monstrinhos de bolso. A geração foi introduzida com os jogos para Nintendo Switch de Pokémon Violet e Scarlet, lançados em novembro de 2022. Até o momento, eles são os últimos jogos lançados da franquia – algo que só deve mudar em 2025, com a estreia de Pokémon Legends.
Sprigatito
Para quem já estava sentindo falta de um monstrinho felino para colocar na equipe, Sprigatito veio para preencher essa lacuna, com suas evoluções para Floragato e Meowscarada explorando uma nova cadeia evolutiva para os gatinhos. Além disso, sua última versão acompanha ainda uma nova tipagem, combinando Sombra e Grama em um único monstrinho. Um verdadeiro gato noturno!
Quaxly
Com veias pra lá de brasileiras, Quaxly é o Pokémon do tipo água da região, com suas evoluções para Quaxwell e Quaquaval ganhando aquele gingado bacana que a gente já conhece. Como se isso não bastasse, o monstrinho ainda é um exímio lutador, com sua tipagem do tipo Luta pronta para levar a batalha diretamente para o octógono. Isso, é claro, sem nunca perder o ritmo.
Fuecoco
O dinossauro da região, Fuecoco surpreendeu com suas evoluções para Crocalor e Skeledirge, saindo de um Pokémon bípede para um crocodilo quadrúpede pra lá de estiloso. Além disso, um pássaro de fogo também passa a acompanhá-lo, permanecendo ao lado do monstrinho para dar aquela ajuda quando necessário. Para fechar o pacote, o monstrinho de bolso conta ainda com uma nova tipagem na bagagem, com a habilidade do tipo Fantasma pronta para dar aquele susto em seus adversários.