Se você já assistiu ao menos um filme da saga Harry Potter, já deve ter se perguntado por que o temível vilão dessa história possui uma aparência tão peculiar. Mesmo sendo provavelmente o bruxo mais poderoso de toda a franquia, Voldemort não parece ter encontrado uma maneira de solucionar sua imagem, com o famoso Lorde das Trevas estando entre as criaturas mais horripilantes de todo o universo.

E ainda que parte disso se deva às escolhas do vilão ao longo da história, a ligação entre perder o nariz e se tornar um poderoso bruxo não parecem muito claras. Por isso, nada mais justo que tentarmos explicar as possíveis razões para o personagem não possuir esse item tão peculiar nas telonas, e o que a falta de um nariz pode dizer sobre ele.

Voldemort nunca teve nariz, e a culpa é da escritora

Harry Potter
O icônico duelo no Átrio do Ministério entre Voldemort e Dumbledore - Imagem/Reprodução

O principal motivo para Voldemort não ter um nariz em sua versão para as telonas está diretamente relacionado a aparência do vilão nos livros, e como a escritora J. K. Rowling retratou o personagem em sua história literária.

Nelas, Voldemort é descrito como um ser de pele pálida e olhos vermelhos brilhantes, além de não possuir lábios e ter dentes pontiagudos. Tudo isso, é claro, junto de um olhar assustador e um nariz quase inexistente, semelhantes aos de uma serpente. Para piorar a situação, o Lorde das Trevas era apresentado quase como um morto-vivo, com braços compridos e dedos finos e longos.

Ainda que os filmes não tenham seguido à risca todas essas descrições, é inegável que as principais características do Lorde das Trevas se mantiveram intactas, com sua pele alva e nariz de cobra estando presentes durante todas as suas aparições nas telonas.

Os motivos para Voldemort não ter nariz

Harry Potter
Voldemort em "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007) - Warner Bros./Divulgação

Embora não seja propriamente explicado, é provável que a principal razão para a falta de um nariz em nosso Lorde das Trevas esteja diretamente envolvida a uma escolha narrativa da escritora. Afinal, ainda que de forma despretensiosa, a falta de um nariz ao famoso vilão resolveriam alguns problemas que a história poderia vir a enfrentar.

O primeiro deles se refere a imagem que o público poderia ter do personagem, caso suas características físicas não fossem suficientemente amedrontadoras. Ao longo de toda a obra, a presença de Voldemort não é apenas temida, como sua simples existência se torna o suficiente para causar medo até mesmo nos mais poderosos feiticeiros.

Uma aparência igualmente assustadora parece estar de acordo com a descrição dos seus feitos, além de ajudar os leitores na hora de compreender o terror que esse nome deveria evocar. Além disso, sua imagem reptiliana distanciava de vez qualquer comparação que poderia haver com a versão mais jovem de Tom Riddle, deixando claro que o lado humano do personagem já estava perdido.

Como Voldemort perdeu o nariz

Harry Potter
Voldemort e seus comensais da morte em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) - Warner Bros./Divulgação

Assim, não parece absurdo dizer que Voldemort perdeu seu nariz quando se entregou de forma definitiva ao lado das trevas, sendo sua aparência uma demonstração visual da alma corrompida do bruxo que se entrega inteiramente ao seu lado mais sombrio.

Ainda que tivéssemos exemplos de outros feiticeiros que também caminharam pelo lado negro da magia, Voldemort e sua aparência desumana serviam de comparativo para deixar claro a distância que ainda havia entre eles – e como nosso Lorde das Trevas já estava longe de qualquer tipo de redenção nessa história.