A 15ª temporada de Criminal Minds terminou com Penelope Garcia deixando o programa, mesmo em meio a expectativas de sua permanência na equipe. Apresentada desde o primeiro episódio da primeira temporada, Penelope é possivelmente uma das figuras mais lembradas e queridas dos fãs da franquia, sendo também a atriz com mais participações em todo o seriado.
Inicialmente forçada a trabalhar na equipe por hackear quem não devia, Penelope eventualmente toma o rumo certo na vida e chega ao fim como uma agente respeitável em meio a uma amizade verdadeira com seus colegas do FBI. Infelizmente, nada disso impediria que a personagem deixasse o programa no fim, com sua saída na 15ª temporada levantando perguntas quanto ao seu afastamento. Mas por que isso aconteceu, afinal?
Por que Penelope deixou Criminal Minds?

No final de Criminal Minds, Penelope Garcia deixa o FBI para se dedicar a uma nova carreira longe do estresse das investigações criminais. Após anos lidando com crimes brutais e assassinos perigosos andando por aí, Penelope busca um trabalho menos exaustivo, e entra para uma empresa privada dedicada à luta contra a crise climática. A decisão, embora mantivesse ajudando o mundo em um sentido mais amplo do termo, deixaria a agente longe do antigo departamento onde tudo começou.
Apesar disso, essa não foi a única razão para Garcia ter deixado o programa no fim. Como explicou a intérprete da personagem, Kirsten Vangsness, a TV Insider, a saída de Penelope no último episódio da série também serviu como uma forma de despedida do público para o seriado, com o afastamento da investigadora indicando que a história ainda não havia terminado – mas que os fãs, assim como Penelope, não estariam lá para acompanhar. De acordo com a atriz, “Garcia era os olhos do público”, e com o fim da série era natural que ela também se “afastasse”. Não à toa, quando o programa voltou e Criminal Minds: Evolution chegou ao streaming, Penelope estaria novamente no caso, pronta para entrar em novas investigações ao lado dos fãs.
Jantar entre Penelope e Luke Alvez também motivou sua saída

Aguardado pelos fãs, um relacionamento entre Penelope e Luke pareceu se formar no final da 15ª temporada, com o agente especial convidando Garcia para um esperado jantar entre os dois. O problema é que esse também seria um dos motivos para Penelope deixar o seriado, que segundo atriz, jamais “sairia com alguém com quem estivesse trabalhando” (via TV Insider).
“Quando tudo isso acontece e ele a convida para sair porque ela está completamente fechada, é exatamente o momento em que ela iria embora. Ela nunca sairia com alguém com quem estivesse trabalhando. Seria muito desconfortável para ela.”
Vangsness, vale lembrar, coescreveu o final ao lado de Erica Messer, com sua visão sendo mais do que uma simples opinião sobre a personagem. Embora a partida de Garcia tenha decepcionado alguns fãs, Penelope estaria finalmente aberta a uma possível relação com o colega, principalmente agora que a parceria entre eles deixaria de ser um empecilho – mas como mostrado em Criminal Minds: Evolution, não foi bem isso que aconteceu na prática.
Penelope voltou a franquia em Criminal Minds: Evolution

As férias forçadas não duraram muito e Penelope retornou dois anos depois para Criminal Minds: Evolution. A série, adquirida pela Paramount+ após o cancelamento da CBS, contou com a volta dos antigos investigadores criminais, incluindo a própria Garcia. Embora esse recomeço tenha se mostrado complicado no início, com nossa analista se encontrando dividida entre o antigo trabalho e a nova vida que levava, a nostalgia falou mais alto e Penelope retornou com tudo para as temporadas seguintes.
Infelizmente, a volta também viria acompanhada de algumas revelações desagradáveis para os fãs de Penelope e Luke, uma vez que o casal jamais iniciou seu aguardado relacionamento amoroso. Garcia, aliás, parece em outra sintonia nesse ponto da história, já que um caso com Tyler vem sendo construído ao longo das últimas temporadas. Independentemente de tudo isso, Penelope, segue firme em meio a nova produção, e considerando que ela sempre foi “os olhos do público”, uma continuação que se preze não poderia seguir sem ela.