Sucesso na Netflix, New Amsterdam chegou ao fim de forma inesperada após cinco temporadas. Adaptando o livro Doces Pacientes, de Eric Manheimer, a série acompanha a história do Dr. Max Goodwin (Ryan Eggold) e seus desafios em um hospital público de saúde. Apesar da boa recepção na estreia em 2018, a produção viria perdendo audiência e seria finalmente encerrada em janeiro de 2023, com modestos 89 episódios.

Apesar do sucesso de outras séries de longa duração como Grey’s Anatomy e Chicago Med, New Amsterdam acabaria nunca se consolidando e chegando ao fim antes do esperado. Mas a razão para isso nunca foi bem explicada. Até agora.

Queda na audiência levaria ao cancelamento da série

New Amsterdam foi cancelada pela baixa audiência nos Estados Unidos. Embora angariasse uma leva de fãs fervorosos ao longo do globo, o mesmo não aconteceu entre os norte-americanos. Mesmo na reta final, a série dos médicos da NBC contaria com uma média estimada de 5,2 milhões de espectadores, quase três vezes menos que sua estreia em 2018, que levou 14 milhões de americanos para a frente das telas. Como resultado, a queda constante de audiência faria com que a emissora cancelasse o programa, e New Amsterdam não ganhasse sua aguardada sexta temporada.

Além disso, a série também perderia alguns nomes importantes ao longo dos anos, com a saída de Anupam Kher e Freema Agyeman, responsáveis por interpretar os doutores Vijay Kapoor e Helen Sharpe, definitivamente não melhorando as coisas. Ironicamente, após o cancelamento do seriado, New Amsterdam se tornou um verdadeiro sucesso na Netflix, chegando a elencar entre as séries mais assistidas pelo público americano. Infelizmente, o interesse tardio não foi suficiente para mudar os planos do estúdio, que decidiria não voltar atrás em sua decisão.

Produtor se mostrou contrário ao cancelamento de New Amsterdam

Falando ao Deadline, o então diretor e produtor-executivo, Peter Horton, mostraria seu descontentamento com a decisão da emissora, dizendo nunca ter entendido o real “motivo do cancelamento” do projeto. A notícia sobre o encerramento do programa chegaria ainda na metade da quarta temporada, quando Horton se preparava para uma nova continuação seriada. Graças a conclusão prematura, o diretor precisou acelerar a história, enquanto tentava encaixar tudo isso nos 13 episódios que seriam produzidos.

Quando questionado sobre o assunto, Horton admitiria ter muito mais para falar sobre os personagens, e que acreditava que essa história “poderia ter durado mais alguns anos”. O produtor ainda faria questão de pontuar o sucesso na Netflix, e como acreditava que o público, assim como ele, ainda não estava preparado para essa despedida.

“Acho que essa história poderia ter durado mais alguns anos. Ainda há tantas coisas para contar e esses personagens são tão interessantes. David [Schulner, criador e produtor-executivo do seriado] criou uma série de personagens incríveis e eu quero saber mais sobre todos eles. Estamos em terceiro lugar na Netflix agora. Não acho que o público esteja pronto para que isso acabe também. É um mistério o motivo do cancelamento, para falar a verdade.”

Embora contrário a decisão, Horton não deixaria a desejar quanto a última temporada. Enquanto Max passa a ocupar um cargo de importância na Organização Mundial de Saúde, uma misteriosa personagem conhecida como Luna assume seu lugar de destaque. Embora sem muitas informações, os fãs logo descobrem se tratar da filha do próprio médico, cerca de 30 anos depois, atuando na mesma profissão que o pai havia trabalhado. Apesar de surpreendente, a novidade não viria sozinha, com o estúdio prometendo um spinoff para a franquia já para os próximos anos.

Spinoff de New Amsterdam já está em desenvolvimento

Ainda sem data marcada, um spinoff ambientado no universo de New Amsterdam também já foi confirmado, e deve acompanhar a filha de Max, Luna, 30 anos após os eventos da série principal. Embora Molly Griggs tenha sido escolhida para representar a personagem na última temporada da série, não está claro se o estúdio manterá a atriz para a série spin-off da franquia, ou se uma nova artista será escolhida.

Embora sem muitas informações adicionais, o apelo dos fãs pelo fim do programa parece ter surtido efeito entre a NBC, que aceitaria a sugestão de David Schulner para um novo seriado. O derivado deve explorar o avanço das novas tecnologias, e como a indústria farmacêutica, e o próprio governo, irá lidar com essas mudanças. Intitulada provisoriamente como New Amsterdam: Tomorrow, a série parece acompanhar a onda de spinoff iniciado com Suits: LA, e o interesse do estúdio em reaproveitar o sucesso nos streamings para uma nova abordagem. Se a escolha dará certo, no entanto, só o futuro dirá, embora ninguém discorde que o interesse do público siga a todo vapor.