Com a décima terceira temporada de Chicago Fire já a caminho, pode parecer estranho que Gabby Dawson siga entre as principais estrelas do show, mesmo após quase 6 anos sem uma aparição no programa. A personagem deixaria o elenco no final da sexta temporada, supostamente indo atuar como socorrista em outro departamento americano no território de Porto Rico.

Infelizmente, nem mesmo todo carisma e a atuação de Monica Raymund para a personagem parecem ter sido o suficiente para evitar que a heroína deixasse o show, com seus serviços longe de Chicago impedindo que a socorrista fizesse novas aparições na franquia. Mas por que exatamente isso aconteceu?

Por que Monica Raymund deixou Chicago Fire?

Chicago Fire
Monica Raymund como Gabby Dawson em "Chicago Fire" (2012) - NBC/Reprodução

Apesar de justificar sua saída a um ato heroico em defesa da vida dos Porto-riquenhos, na vida real as coisas seriam um pouco diferentes. Segundo revelado pela protagonista Monica Raymund ao Chicago Tribune ainda em 2018, a decisão de deixar o programa após a sexta temporada partiu da própria atriz que estaria em busca de novas oportunidades na carreira, optando por não renovar o contrato após o término de seu acordo com a série.

“Não tenho certeza do momento exato em que aconteceu, mas eu sabia que meu contrato de seis anos estava chegando ao fim e senti que estava com fome de explorar um papel diferente, uma história diferente. Eu queria explorar um mundo diferente. Eu estava em Chicago há cinco anos e, pessoalmente, onde eu estava na minha vida, eu estava pronta para criar meu lar e meio que plantar algumas raízes em Los Angeles.”

Ainda segundo a atriz, apesar de sentir saudades do programa e da estabilidade que ele proporcionava, ela sentia que era preciso “correr riscos para diversificar suas oportunidades”, algo que não seria possível caso mantivesse seu contrato com a produtora. A justificativa, embora possa desagradar alguns fãs, parece ir de acordo com a alta demanda que a série demonstra exigir de suas estrelas, com astros como Taylor Kinney e Christian Stolte, protagonistas recorrentes da franquia, não se envolvendo em muitos outros projetos durante seu tempo no programa – algo que pode ter pesado na decisão de Monica.

O que aconteceu com a personagem Gabby na série?

Chicago Fire
Monica Raymund como Gabby Dawson em "Chicago Fire" (2012) - NBC/Reprodução

Na série, antes de abandonar o programa, Gabby Dawson atuaria como paramédica do Corpo de Bombeiros de Chicago, integrando o elenco principal e até mesmo iniciando um complicado relacionamento amoroso com Matthew Casey, com quem acabaria se casando. Após problemas envolvendo a pressão do trabalho e planos divergentes referentes a adoção de um filho, o casamento chegaria ao fim, e Gabby decidiria finalmente ir a Porto Rico ajudar com os desastres recentes envolvendo a ilha.

A despedida, que aconteceria ainda na sexta temporada da série, curiosamente não seria a última aparição da personagem, que voltaria a fazer pequenas participações nas temporadas sete e oito da franquia, com algumas videoconferências atualizando um pouco de sua vida no novo território. Infelizmente, Raymund não retornaria para novas aparições especiais depois disso, estando longe da série há mais de cinco anos desde então.

Com o fim das aparições e o divórcio com o antigo parceiro, Matthew se veria livre para uma nova relação amorosa, iniciando já nas temporadas seguintes um relacionamento com a antiga colega de sua ex-esposa, Sylvie Brett (Kara Killmer), com quem também se casaria – agora de uma forma menos conturbada.

Gabby poderia voltar para a franquia?

Chicago Fire
Monica Raymund como Gabby Dawson em "Chicago Fire" (2012) - NBC/Reprodução

Diferentemente de outras saídas repentinas de Chicago Fire, Monica Raymund deixou a série sem grandes problemas envolvendo sua personagem, com sua ida para Porto Rico sendo algo facilmente manipulável para um possível retorno ao seriado – caso a atriz estivesse de fato interessada nessa reviravolta.

Uma história com sua volta a Chicago, aliada aos problemas envolvendo seu antigo relacionamento na série poderiam dar um novo arco dramático para a trama, além de mexer um pouco com a estrutura familiar já estabelecida entre Casey e Sylvie Brett. Apesar de ninguém duvidar do amor envolvendo o novo casal da franquia, uma ex-esposa pode sempre abalar as coisas (principalmente com antigas amizades envolvidas).

A decisão de deixar Gabby viva mesmo após a rescisão de contrato também parece indicar algum interesse dos showrunners em poder reaproveitar nossa heroína, com o costume característico da série de matar personagens importantes parecendo uma escolha muito mais simples de dar um fim a essa história caso estivessem interessados apenas em sumir com a personagem. Se Monica de fato pode reparecer como uma figura recorrente nas próximas temporadas é difícil dizer, mas ninguém discorda que isso é algo que todos ainda gostaríamos de ver (mesmo que Sylvie não concordasse com isso).

Por onde anda Monica Raymund atualmente?

Hightown
Monica Raymund e James Badge Dale em "Hightown" (2020) - Starz/Reprodução

Após se despedir de Chicago Fire, Monica seguiria com o planejado e se dedicaria a novos trabalhos em sua carreira. Além de integrar o elenco principal da série Dark Woods, em 2021, a atriz ainda faria parte dos longas Mais que Amigos (2022) e A Corte Marcial Da Nave Da Revolta (2023). Seu trabalho mais recente foi em Hightown, da Starz, onde interpretou a protagonista e Agente do Serviço Nacional de Pesca Marinha Jackie Quiñones. Infelizmente, apesar das boas críticas, o projeto seria cancelado após três temporadas.

Além disso, Monica também seria creditada em trabalhos de direção para outra parcela de séries de TV, incluindo Lei e Ordem: Crime Organizado e FBI, onde atuaria em 4 episódios. Seja na frente das câmeras ou por trás delas, nossa atriz parece ter conseguido se encontrar fora da franquia, com uma boa dose de produções e outros projetos paralelos prontos para matar nossa saudade.