Par romântico de Sam (Shia LaBeouf) nos dois primeiros filmes da saga, Megan Fox acabou nunca voltando para uma aguardada trilogia de Transformers. Na época, as razões para sua saída se mostraram contraditórias, com ofensas, agendas lotas e uma comparação nada feliz com um certo líder nazista e o diretor dos longas, Michael Bay, sendo o estopim definitivo para o sumiço da estrela em sua franquia.

No entanto, tanto tempo depois, o que realmente teria acontecido para que uma das protagonistas de Transformers fosse mandada embora assim, de uma hora para a outra? A razão para isso, é claro, não seria tão simples, ainda que tudo pareça ter começado com uma problemática entrevista de Megan para os jornais da época.

A razão para Megan Fox não estar em Transformers: O Lado Oculto da Lua

Transformers
Megan Fox como Mikaela Banes em "Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009) - Paramount Pictures/Reprodução

Embora na época justificaria sua saída como “uma busca por novas oportunidades”, Megan Fox acabaria desmentida pelo próprio diretor da franquia, Michael Bay, que apontaria uma fala infeliz da atriz como a principal razão de seu rompimento com a saga. Na ocasião, Fox compararia o cineasta e sua atuação nos bastidores com o conhecido líder nazista alemão, falando que Bay agia como um “Hitler em seus sets de filmagem” (via GQ).

A declaração, é claro, não foi muito bem recebida pela produção, com o cineasta sugerindo que até mesmo o próprio Steven Spielberg (diretor de Jurassic Park e produtor da franquia Transformers) teria o aconselhado pelo corte da atriz do projeto. Mais tarde, quando questionado pelo Entertainment Weekly sobre o assunto, Spielberg curiosamente não confirmaria o comentário, dizendo apenas que “não foi isso que aconteceu”.

Seja quem for que tenha dado o conselho, fato é que Fox acabaria nunca voltando para a trilogia, e sua personagem seria substituída pela atriz e modelo Rosie Huntington-Whiteley. Na época, Bay ainda admitiria não ter se importado com o ocorrido, mas que a fala de Megan foi “feita da maneira errada”.

Os bastidores de Transformers também podem ter influenciado

Transformers
Os atores Glen Whitman e Maggie Madsen em "Transformers" (2009) - Paramount Pictures/Reprodução

Além disso, os bastidores das gravações de Transformers também parecem ter sua parcela de culpa nessa despedida repentina. Ainda na mesma entrevista, Bay revelaria que a atriz não estaria muito focada nos ensaios para as filmagens, com Ehren Kruger, roteirista da série, falando que Megan sequer demonstrava interesse na produção.

Embora não falem abertamente sobre a real razão para o corte da estrela, as falas problemáticas de Fox e seu desempenho abaixo das expectativas fora das câmeras podem ter sido fundamentais para a conclusão do diretor – principalmente quando levamos em consideração as falas nada favoráveis de Bay e Kruger.

Megan Fox revelaria a real razão de sua saída quase uma década depois

Transformers
Os atores Shia LaBeouf e Megan Fox em "Transformers" (2007) - Paramount Pictures/Reprodução

Anos após o ocorrido, Megan Fox voltaria a falar sobre o assunto, mas agora de uma forma menos evasiva. Segundo a atriz revelou à revista Cosmopolitan em outubro de 2017, sua saída repentina poderia ter sido remediada com um simples pedido de desculpas – mas que acabou nunca acontecendo:

“Esse foi absolutamente o ponto mais baixo da minha carreira. Mas sem isso eu não teria aprendido tão rápido quanto aprendi. Tudo o que eu tinha que fazer era me desculpar – e eu recusei. Eu era tão hipócrita aos 23 anos, que não conseguia ver [que] era para o bem maior. Eu realmente pensei que era Joana D’Arc.”

A fala, é claro, veio um pouco tarde, mas serviu para colocar um ponto final nessa história e deixar as antigas controvérsias de lado. Apesar de toda a confusão, Megan Fox e Michael Bay trabalhariam juntos em 2016, com o lançamento de As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras. No longa, Fox daria vida a protagonista April O’neil, enquanto Bay faria as vezes de produtor do projeto.

Ainda que outras colaborações não tenham acontecido, o relacionamento entre as estrelas não parece ter sido prejudicado, com Megan até mesmo defendendo Bay e sua escalação para Os Bad Boys 2 (2003), quando ainda era menor de idade. Na época, a escolha acabaria gerando controvérsias para o diretor, mas que seriam minimizadas pelos comentários de Fox em prol do cineasta.

Por onde anda Megan Fox atualmente

Rogue
Megan Fox como a mercenária Samantha em "Rogue" (2020) - Lionsgate/Reprodução

Após todas as controvérsias, Fox se distanciaria por um tempo dos grandes blockbusters hollywoodianos, limitando suas participações a produções menos expressivas para o cinema e TV. A razão para essa queda repentina de popularidade, no entanto, nunca ficou muito clara, ainda que as problemáticas de bastidores possivelmente tenham sua parcela de influência nesse resultado.

Independentemente de tudo isso, Fox está longe de aposentada, com uma carreira frutífera e uma boa dose de produções de sucesso. Entre seus principais trabalhos, destaque para Até a Morte (2022), O Ditador (2012) e As Passageiras (2021), onde atuaria ao lado de Debby Ryan e Sydney Sweeney. Em 2023, a estrela ainda faria parte da equipe principal dos Mercenários 4, com sua personagem Gina. Tá bom ou quer mais?