Aparentemente, os conflitos não são exclusivos às terras de Yellowstone. Sucesso de audiência desde o seu lançamento, a saga dos cowboys modernos da Paramount pode estar finalmente chegando ao fim – e a razão para isso está diretamente ligada ao nosso patriarca dos faroestes, Kevin Costner. Protagonista indiscutível da família Dutton, a saída de Costner vinha sendo especuladas à quase um ano, mas a conclusão para essa história só chegaria ao fim em junho deste ano, quando o próprio ator comentaria o assunto e admitiria que sua relação com a empresa havia finalmente chegado ao fim.

Não é de hoje que conflitos de agenda parecem permear o projeto, com mudanças de cronograma, brigas internas e desavenças salariais entre Costner e o gigante montanhoso sendo uma constante já conhecida entre os fofoqueiros de plantão, com seu término recente com Christine Baumgartner apenas piorando as coisas. Mas o que exatamente está acontecendo, afinal?

A saída de Kevin Costner do programa e o que acontecerá daqui pra frente

Yellowstone
Kevin Costner como o patriarca John Dutton em "Yellowstone" (2018) - Paramount/Reprodução

Falando ao The Hollywood Reporter em junho deste ano, Costner revelaria um pouco das razões de sua saída do programa, e admitiria ter ficado feliz em fazer parte de tudo isso, mas que também achava que já era hora de “seguir em frente”. O pai da família Dutton ainda agradeceria o apoio dos fãs, e se diria “obrigado” a continuar a agradá-los daqui pra frente – mesmo que isso não envolva nosso rancho “amarelo” em Montana.

“Foi uma decisão necessária dizer: ‘ok, eu realmente não quero mais falar sobre isso. É hora de seguir em frente.’ Eu dei a essa coisa cinco temporadas. Fiquei muito feliz em fazer isso. E eu não preciso de drama. Então, vamos tirar esse drama, vamos acabar com as suposições. Os fãs têm sido bons demais para mim. E minha obrigação é continuar e fazer coisas que signifiquem algo para eles.”

A conclusão viria após meses de discussões e rumores, com brigas internas e até mesmo ameaças judiciais prometendo levar essa história diretamente para os tribunais, mas que parece ter conseguido se resolver sem um juiz no caso. Infelizmente, o fim “amistoso” entre nosso ator e a empresa não significaria um final feliz para a série, que teria sua quinta temporada anunciada como a última parte da história, e que não deve contar nem mesmo com Costner no elenco.

Taylor Sheridan, o então showrunner de Yellowstone, admitiria em outra entrevista dada ao The Hollywood Reporter ter ficado “decepcionado” com a decisão de Costner de deixar o programa, e que isso “truncaria o encerramento para seu personagem”. Apesar de tudo, Sheridan mostraria não guardar rancor quanto ao ator, dizendo que sua opinião quanto ao artista não havia mudado e que admirava a versão de John Dutton dada por ele – mesmo que possivelmente não a veremos mais nos próximos episódios.

Relembre as brigas nos bastidores, discussões salariais e ameaça de ida aos tribunais

Yellowstone
Kevin Costner como o patriarca John Dutton em "Yellowstone" (2018) - Paramount/Reprodução

Embora o assunto pareça ter finalmente chegado ao fim, brigas tão intensas quanto a de nossos cowboys modernos permearam essa história nos últimos anos. As primeiras especulações sobre a saída de Costner de Yellowstone surgiram pela primeira vez em maio de 2023, quando o ator disse ter se recusado a retornar para uma nova temporada por questões salariais. Na época, o astro revelaria ter recebido uma proposta inferior aos salários anteriores, e que outros problemas criativos também prejudicavam na decisão.

Já em 2024, Costner se mostraria ainda mais irritado e, em meio a palavrões, disse ter feito de Yellowstone sua prioridade, mas que simplesmente não haviam lhe entregado um roteiro para se trabalhar. Segundo o astro de O Homem de Aço, o atrasado chegou a atingir até mesmo 14 meses sem uma continuação, e que o tempo em que esteve parado poderia ter sido utilizado em seu próprio filme (Horizon: An American Saga). O ator ainda se mostraria descontente com a omissão de seus colegas em meio as supostas notícias falsas acerca de sua saída.

Para piorar ainda mais a situação, Costner ainda ameaçaria levar a história aos tribunais em sua audiência de divórcio com Christine Baumgartner, se dizendo “decepcionado” com a ausência de seu personagem na nova temporada. A razão exata para o suposto processo contra a empresa não seria explicada pelo ator, que não ganharia nenhum comentário da Paramount ou outros envolvidos no caso. Um bafafá daqueles!

Sexta temporada de Yellowstone ainda pode acontecer?

Yellowstone
Cole Hauser e Kelly Reilly em "Yellowstone" (2018) - Paramount/Reprodução

Apesar da confirmação do cancelamento da série após o lançamento da quinta temporada, conversas de bastidores podem sugerir que o futuro de Yellowstone e o streaming montanhoso ainda não tenha chegado ao fim. Ainda em seu depoimento nos tribunais, Costner revelaria haver planos de realizar não apenas uma, mas três temporadas para o programa (incluindo a já parcialmente lançada quinta temporada). Segundo o ator, conversas referentes ao projeto teriam sido discutidas com o estúdio, mas problemas envolvendo a agenda lotada e o salário exigido de US$ 12 milhões levariam ambas as partes a não entrarem em um acordo.

Diante desse cenário, e o interesse do estúdio em seguir com o programa “sem gastar muito”, a saída de Costner poderia representar um alívio aos cofres da empresa, além de uma oportunidade de aproveitar um pouco mais do seu renomado elenco. Ainda que pareça quase impossível desassociar Costner e a famosa franquia, a perda de atores no decorrer de um programa é uma situação recorrente em séries de longa duração, que precisam se reinventar e criar novos personagens igualmente atrativos quando antigos nomes decidem deixar as telas.

Além disso, com o anúncio dos spinoffs de The Madison e a prequela de 1944 prontas para continuar essa história, preservar a franquia original poderia se mostrar um bom modo de manter os holofotes ligados na direção das novas produções – principalmente enquanto o universo dessa família de cowboys siga em expansão. Se Yellowstone passará por esse percalço e seguirá firme no catálogo da empresa, é difícil dizer, mas ninguém discorda que não faltam opções para matar a saudade enquanto tudo isso se ajeita – seja ao lado do nosso patriarca ou não.