A morte pode não ser uma grande novidade quando o assunto é House, com suas 8 temporadas e mais de 170 episódios fazendo das despedidas um evento praticamente inevitável dentro do conhecido hospital – mas isso definitivamente não as tornaria menos desagradáveis. E isso é algo que os fãs de Lawrence Kutner (Kal Penn) sabem como ninguém.
Apresentado na quarta temporada, Kutner seria um dos médicos a elencar o time principal de House (Hugh Laurie), seguindo suas novas metodologias e exercendo suas funções ao lado do famoso doutor. Infelizmente, nem mesmo o apelo dos fãs pelo novo personagem se mostraria suficiente para a permanência do mesmo no programa, que se despediria no final da quinta temporada após um suicídio inesperado e, aparentemente, sem sentido. Mas o que realmente teria motivado essa estranha decisão, afinal?
Por que Lawrence Kutner deixou House?
Kal Penn, responsável por interpretar Lawrence Kutner no programa, abandonaria o projeto para trabalhar na Casa Branca a convite do próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no início de 2009. Apesar de curiosa, a mudança estaria ligada ao envolvimento político do ator e seu apoio ao então candidato na época das eleições, que mais tarde ofertaria a estrela o cargo de Diretor Associado no Escritório de Engajamento Público da Casa Branca. O convite, é claro, não seria recusado, e Penn acabaria deixando o programa naquele mesmo ano.
Embora problemas de agenda com idas para a Casa Branca não estejam no topo da lista das principais razões para as demissões em séries de TV, Kal Penn nunca escondeu seu interesse político fora dos bastidores, dividindo seu tempo entre as ciências políticas e as artes cênicas desde que começou sua carreira. Segundo o ator, essa também já seria uma questão familiar para ele, uma vez que seus avós, liderados por Mahatma Gandhi, também tiveram envolvimento com os movimentos de independência na Índia – algo do qual diz ter o influenciado ao longo da vida.
Graças a isso e a sua decisão de aceitar o cargo político, nosso doutor Lawrence Kutner acabaria pagando o pato e precisando deixar o programa, resultando em sua já famosa (e controversa) morte na quinta temporada – algo que até mesmo nosso ator parece não ter gostado.
Kal Penn não aprovaria a morte do personagem
Falando ao Entertainment Weekly, Kal Penn admitiria ter se mostrado inicialmente contrário a morte do seu personagem, com o suicídio abrupto do famoso doutor levando o artista a sentimentos conflitantes de tristeza e raiva – mas também aceitação. Segundo o ator, foi necessário coragem dos roteiristas para tomar essa decisão, principalmente com a falta de justificativas que explicassem tudo isso.
“Essa notícia me atingiu da mesma forma que esperamos que aconteça com o público, houve um pouco de raiva e tristeza. Você realmente passa por essas emoções quando alguém morre dessa forma. A escolha foi uma experiência muito interessante. Não há explicações, não sabemos por que ele fez isso, e isso é um risco enorme, pois vai deixar as pessoas irritadas. E é sobre isso que a arte realmente é, quando você pode evocar esse tipo de emoção”.
Embora justificável, a decisão de não fornecer muitos detalhes a respeito da morte do personagem acabaria se mostrando divisiva entre os fãs da franquia, que não receberiam com a mesma paz de espírito a falta de informações para a sua decisão. Apesar das reclamações, a escolha também conseguiria angariar sua parcela de apoiadores a decisão, que entenderiam que era justamente a falta de informações que tornava o momento tão real – algo que os showrunners parecem concordar.
Kutner voltaria a franquia na última temporada
De forma inesperada, Kal Penn retornaria ao programa em 2012, no episódio 22 da oitava temporada, “Everybody Dies”. Embora fosse apresentado como uma alucinação de House, o ator encontraria nessa oportunidade uma maneira de se despedir de forma menos conturbada do nosso protagonista e seus fãs, enquanto encerrava de forma definitiva o ciclo dramático do seu personagem.
Ainda que não fosse explicar as razões que motivaram sua morte, o momento mataria um pouco da saudade deixada pelo artista e mostraria a importância do personagem para o caminhar dessa história. Embora ainda estivesse no cargo político quando fez essa participação, Kal não abriu mão de aproveitar a oportunidade e deu seu jeitinho de agraciar os fãs com sua participação.
Ator também deixaria a Casa Branca
Alguns anos depois, e já com Donald Trump no poder, Kal Penn deixaria a Casa Branca e se dedicaria outra vez à carreira de ator. Na época, discordâncias envolvendo a opinião do então presidente a estátua de Robert E. Lee causariam atrito entres o Comitê de Artes e Humanidades – e também com o nosso artista. Descontente com os comentários recentes, Penn optou por deixar o cargo político e voltar outra vez às telinhas.
Embora desavenças de opinião tenham colocado um fim abrupto a carreira política do nosso artista, ela ao menos serviria para dar a ele um tempo do qual a quase uma década de trabalhos públicos não permitiriam, e do qual o ator utilizaria para se dedicar exclusivamente a atuação – algo que os fãs não parecem reclamar.
Por onde anda Kal Penn atualmente?
Aos 47 anos e longe dos cargos públicos, Kal Penn vem se dedicando com exclusividade a carreira de ator, elencando uma boa dose de filmes e séries para a TV e o cinema. Entre os seus trabalhos mais recentes para o cinema, destaque para Hot Mess Holiday (2021), Sorria (2022) e Os Underdoggs (2024), onde atuou ao lado de Snoop Dogg.
No mundo das séries de TV, Penn também não deixaria por menos, e se envolveria em um verdadeiro time de produções estreladas, incluindo Designated Survivor, Clarice e a animação indiana Mira, a Detetive do Reino, onde deu vida ao protagonista Mikku. Agora livre do cargo político, a dedicação de Kal parece indicar novos tempos para os fãs do ator, que segue a todo vapor em sua carreira nas telonas.