Interpretada por Jennifer Esposito e figura carimbada nas três primeiras temporadas, Jackie Curatola deixaria Blue Bloods de maneira pouco usual, tendo sua participação encerrada já no episódio 7 da terceira temporada. Na época, um suposto estresse e esgotamento relacionado ao trabalho na polícia seriam as razões que impediriam nossa detetive de exercer suas funções. Mas no mundo real, as coisas não seriam bem assim.

Devido a problemas de saúde provenientes da própria atriz, a CBS teria optado por encerrar as colaborações e encontrar um novo nome para substituir sua personagem. Infelizmente, segundo Esposito, isso não aconteceria da melhor forma possível.

Problemas de saúde e conflitos nos bastidores marcaram a saída de Esposito do programa

Donnie Wahlberg e Jennifer Esposito em Blue Bloods
Donnie Wahlberg e Jennifer Esposito em "Blue Bloods" (2010) - CBS/Reprodução

Diagnosticada com doença celíaca, um distúrbio imunológico autoimune relacionado ao consumo de glúten, Jennifer Esposito seria incapaz de exercer seu serviço por longos períodos, fazendo com que necessitasse de uma carga horária reduzida e adequada às suas questões de saúde – mas que lhe seriam negadas. Devido a isso, Esposito precisou seguir com o cronograma já conhecido, fazendo com que desmaiasse duas vezes nos sets. Depois dos desmaios, a atriz ainda acabaria colocada em licença não remunerada, sendo impedida de buscar novos trabalhos.

Na época, a CBS diria apenas que o tempo pedido por Esposito era “muito limitado”, e que ela “não conseguia desempenhar as demandas de seu papel”. Por conta disso, o estúdio teria optado por encerrar as colaborações, e colocado a atriz e sua personagem em “licença” [via Fox News]. Embora o período exato não tenha sido divulgado, Esposito não voltaria a assumir o papel até 2023, quando faria uma pequena participação especial.

Na série, Jackie também sofreria com problemas envolvendo a própria saúde, com o estresse relacionado ao trabalho policial impedindo que ela se mantivesse no serviço. Com os problemas psicológicos relacionados ao esgotamento mental envolvendo sua carreira, a personagem também tiraria uma licença para cuidar da própria saúde e, assim como sua intérprete, ficaria um bom tempo de fora.

Jackie retornou ao programa nas últimas temporadas

Jennifer Esposito em seu uniforme de chefe de polícia
Jennifer Esposito como a chefe de policia Jackie Curatola em "Blue Bloods" (2010) - CBS/Reprodução

Mais de uma década depois, Jackie retornaria ao programa para dar um encerramento digno à sua personagem. No último episódio da 13ª temporada, descobrimos não apenas que seu estresse traumático havia sido resolvido, mas também que nossa antiga investigadora criminal se tornou a chefe de polícia do condado de Suffolk. Embora em uma participação reduzida, o momento serviria para dar à personagem uma conclusão satisfatória para a sua história e demonstra uma tentativa tardia de redenção do estúdio com a própria atriz.

Na última temporada, a nova chefe de polícia também marcaria presença e ajudaria Danny (Donnie Wahlberg) em mais uma investigação criminal, desta vez contra um antigo psicopata da franquia. Se aproveitando da conhecida relação amorosa entre os personagens, o episódio encerraria mais um ciclo dessa história e concluiria finalmente a trama do casal. Embora não terminassem juntos, ver os pombinhos outra vez nas telinhas já seria o bastante para a maioria dos fãs dessa dupla, que esperavam desde as primeiras temporadas para ver o desfecho desse antigo relacionamento amoroso – mesmo que ele não tenha dado lá muito certo.

Por onde anda Jennifer Esposito atualmente?

Jennifer Esposito em Fresh Kills
Jennifer Esposito como Francine Larusso em "Fresh Kills" (2024) - Imagem/Reprodução

Além de seu retorno em Blue Bloods nas últimas temporadas, Jennifer Esposito ainda faria uma leva de participações em outras séries e programas de TV. Entre seus trabalhos mais famosos, destaque para The Boys, Mistresses e NCIS: Investigação Naval, onde participou de 24 episódios. Nos cinemas, Esposito não deixaria por menos, e elencaria nos filmes Velocidade Mortal (2019), A Possessão de Mary (2020) e Em Algum Lugar do Queens (2023), uma história sobre uma família ítalo-americana e as dificuldades que encontra por lá.

Seu trabalho mais recente para a tela grande foi em Fresh Kills (2024), onde dirigiu, roteirizou e atuou na produção. A história acompanha a vida de um grupo de mulheres fiéis a uma família do crime organizado e as complicações que tais ligações implicam entre elas. O filme também marca a estreia de Esposito na cadeira de direção, que já provou levar jeito pra coisa. Seja na frente das câmeras ou por trás delas, nossa atriz parece ter superado seus problemas e encontrado uma forma de aliar sua condição aos prestigiados trabalhos que vem produzindo – algo que o público só tem a agradecer.