Não é segredo que os dias de Henry Cavill como o famoso caçador de monstros, Geralt de Rivia, parecem finalmente ter chegado ao fim. Com a aguardada quarta temporada de The Witcher prometendo trazer Liam Hemsworth ao papel do conhecido herói, não faltariam teorias para tentar entender o que poderia ter motivado essa mudança de última hora.

E embora na época rumores referentes ao descontentamento de Cavill e a adaptação da série fossem tidos como o principal motivo de seu rompimento com o streaming, essa definitivamente não seria a única razão para a saída do nosso Homem de Aço do seriado. Mas por que exatamente isso aconteceu, afinal?

Diferenças criativas e possíveis compromissos profissionais motivariam saída do ator

Henry Cavill como o bruxo Geralt de Rivia
Diferenças criativas não são as únicas motivações para a saída do ator - Netflix/Reprodução

Ainda quando os primeiros rumores referentes à saída de Cavill ganhavam os noticiários, mudanças envolvendo a saga original de livros e sua franquia live-action já causavam uma verdadeira comoção fora das telas, com nosso ator sendo constantemente apontado como um dos vários nomes descontentes com o rumo em que a história havia tomado. Graças a essas inúmeras mudanças, aliadas ao descontentamento do público e do próprio ator, Henry Cavill se mostraria desmotivado com a direção do projeto, e acabaria decidindo por encerrar sua participação na franquia ainda na terceira temporada.

Mas essa definitivamente não seria a única razão. Ainda na época em que anunciou sua saída, rumores sobre a volta do ator como o Homem de Aço também passaram a ganhar força, e levantaram a possibilidade de que o artista estivesse se preparando para assumir outra vez a capa do famoso super-herói. Em Adão Negro, o público teria um pequeno vislumbre dessa possibilidade, com a comentada ponta do ator estando entre os momentos mais memoráveis do filme – mas que, infelizmente, não passaria disso. David Corenswet, de Pearl, assumiria o posto do herói, e Cavill acabaria ficando aparentemente de fora dos planos de James Gunn e a empresa dos famosos vigilantes.

Embora não esteja claro até que ponto sua volta como o famoso super-herói tenha influenciado na decisão de deixar o programa, parece seguro dizer que seu descontentamento com os rumos do projeto, aliado ao possível novo trabalho, tenha dado ao ator o empurrãozinho que faltava para a escolha que viria a tomar – ainda que seu diretor pareça ter uma outra opinião sobre o caso.

Diretor culparia “exaustão” de Henry Cavill para o papel

Henry Cavill como o bruxo Geralt de Rivia na floresta
Cansado? Diretor colocaria na rotina das gravações razão para saída de Henry Cavill - Netflix/Reprodução

Falando ao Screen Rant, o então diretor de The Witcher, Marc Jobst, apontaria um possível cansaço de Henry Cavill como uma das razões para seu rompimento com o projeto. Segundo o cineasta, Cavill seria o tipo de ator que costuma se jogar de cabeça em suas produções, evitando uso de dublês e exigindo o máximo de si nas gravações dos episódios – algo que, inevitavelmente, acabava o desgastando mais do que o normal.

“Henry fez três temporadas, são séries exigentes para fazer, você sabe, elas são enormes. Henry faz todas as suas acrobacias. […] Eu entrei na primeira temporada e estávamos filmando em quatro países diferentes. Isso é levar toda a comitiva a lugares diferentes, aprendendo as acrobacias, ensaiando as acrobacias. Isso é desgastante.”

Embora o motivo para a saída de Henry Cavill não tenha sido oficialmente confirmado, as mudanças criativas envolvendo a obra original, sua possível volta como o Homem de Aço e as dificuldades envolvendo sua participação no projeto, parecem ter sido determinantes para a decisão do ator de deixar o papel, com sua carreira consolidada e possíveis novos trabalhos prontos para ganharem as telas garantindo um ponto seguro para novas experimentações – principalmente com a adaptação cinematográfica de Warhammer a todo vapor.

O que vai acontecer com The Witcher após a saída de Cavill?

Henry Cavill e Freya Allan como os personagens Geralt e Ciri
Saída do ator é motívo de medo por parte dos fãs - netflix/Reprodução

Após a confirmação da saída de Henry Cavill, Freya Allan, a Ciri da adaptação seriada, falaria um pouco sobre as novas mudanças e pediria “paciência” com o novo intérprete [via Collider]. Segundo a atriz, Liam Hemsworth vem se mostrando dedicado ao novo papel e, embora essa não seja a situação ideal, gostaria que o público pudesse dar uma oportunidade ao ator. Freya ainda pontuou como os fãs podem ser um pouco “agressivos” às vezes, e como essa substituição de atores não ajuda em nada nessa situação.

“Sinto pena dele, honestamente, porque, essa base de fãs pode ser muito agressiva, e não é uma situação ideal para assumir o papel de outra pessoa. Mas estou realmente animada para ver o que ele fará. E ele é um cara adorável. Só espero que as pessoas lhe deem uma oportunidade”

Vale lembrar que Freya também sofreu com comentários negativos referentes a sua escalação na franquia, com críticas a sua atuação nas primeiras temporadas e até mesmo reclamações sobre as mudanças envolvendo a caracterização da personagem. Embora as coisas pareçam ter mudado para ela, e Freya venha se destacando dentro do conhecido universo, Liam definitivamente não terá tanto tempo para tudo isso, principalmente com o encerramento da franquia já planejado para a quinta temporada.

Se o ator conseguirá superar os desafios deixados por uma substituição às pressas, ou se os fãs não estão muito interessados em dar essa oportunidade, é difícil dizer, mas ninguém parece discordar que a tarefa de Liam Hemsworth em toda essa história é, no mínimo, ingrata – principalmente com uma série que já não vinha andando muito bem.