Sucesso entre os brasileiros, Eu, a Patroa e as Crianças chegou ao fim na 5ª temporada, mas com um grande gancho para uma continuação. Exibido pela primeira vez no início dos anos 2000, a comédia familiar da família Kyle se tornou uma das mais populares de todos os tempos, conquistando uma legião de fãs e sendo exibida até maio de 2005.

O que aconteceu com Damon Wayans? O Michael Kyle de Eu, a Patroa e as Crianças
Ator voltou aos holofotes em 2024 com uma nova sitcom familiar
Depois disso, a série seria cancelada pela ABC, em meio ao espanto dos espectadores e a frustração completa do protagonista Damon Wayans. Duas décadas depois, e uma série de reexibições mais tarde, o mistério do cancelamento segue alimentando teorias, principalmente para quem nunca superou o final abrupto dessa produção. A culpa, é claro, não foi dos atores, que já até se preparavam para uma continuação, mas uma mudança de última hora pegou todos de surpresa.
Como acabou Eu, a Patroa e as Crianças?

A série termina com Jay (Tisha Campbell) grávida do seu quarto filho. A conclusão bombástica, que dá fim a franquia, acontece após um episódio voltado à relação sexual do casal, e o pedido de Jay para que o marido fizesse uma vasectomia. O momento se dá quando a protagonista descobre sobre a gravidez de uma idosa, e fica receosa quanto ao próprio futuro.

Os 10 melhores filmes dos irmãos Wayans
Destaque quando o assunto é comédia, relembre as melhores produções da família Wayans
Embora Michael se mostre irredutível no início – até mesmo mentindo sobre ter feito a operação – o marido acaba cedendo e termina o episódio aceitando o pedido. Para a infelicidade da dupla, no entanto, a escolha vem tarde demais, com Jay confirmando uma nova gravidez no encerramento da saga. Considerando o gancho deixado, fica claro que haviam planos para algo maior no futuro, mas alguma coisa não saiu como o planejado. Acontece que Eu, a Patroa e as Crianças foi cancelada de uma hora pra outra.
Por que Eu, a Patroa e as Crianças foi cancelada?

Eu, a Patroa e as Crianças foi cancelada devido ao sucesso de American Idol. Embora sem uma confirmação oficial do estúdio, o show de calouros, exibido todas às terças-feiras na Fox, estava a pleno vapor naquele período, sendo transmitido no mesmo dia e horário da famosa sitcom familiar. Stephen McPherson, o então presidente da ABC, chegaria a admitir que o concorrente musical estava prejudicando as comédias da emissora, o que levou a uma série de mudanças na empresa, incluindo o cancelamento da própria sitcom.

Saiba quem são os irmãos Wayans
Família virou destaque por seus trabalhos em filmes e séries de comédia
Considerando que American Idol permanece até os dias de hoje na grade da Fox, o destino parece ter sido cruel com a família Kyle, que estava no lugar e na hora errada quando tudo aconteceu. Curiosamente, a série que assumiu o lugar da comédia foi O Jim é Assim, uma sitcom lançada no mesmo período de Eu, a Patroa e as Crianças que acompanha uma família americana, com um pai preguiçoso, uma esposa e três filhos – algo não muito original.
O que Damon Wayans falou sobre o fim do seriado?

Na época, quando o cancelamento da série foi então confirmado, Damon Wayans se mostrou triste com a notícia, afirmando que o problema estava na falta de “criatividade” e “preguiça” dos executivos (via Desert News). Segundo o ator, a agenda corporativa não está interessada em “produzir algo novo”, preferindo algo que já deu certo antes, por menos original que isso possa parecer. Para Wayans, embora digam buscar novidades, tudo se resume a dinheiro, e que quando isso não acontece “os programas negros são os primeiros a cair”.
“Acho que [o problema] começa de cima, e a agenda corporativa não é criativa. Essa é a última coisa em que pensam, de produzir algo novo e diferente. Dizem que querem algo novo e diferente, mas o que realmente querem é algo que já deu certo antes. É tudo o que sabem. Não é uma questão negra, é uma questão verde. Acho que [os executivos das emissoras] estão ficando mais preguiçosos. E, infelizmente, os programas negros são os primeiros a cair.”
Após o fim do seriado, Damon Wayans dobrou a aposta e voltou para a TV com The Underground, um programa que segundo seu próprio monólogo procurava “testar os limites” – mas acabou não dando muito certo. Com apenas 10 episódios, o programa foi cancelado em 2006. Recentemente, o patriarca dos Kyle também se encontrou com Tisha Campbell e Jennifer Freeman (Claire) nos bastidores do novo projeto, Poppa’s House, mas que infelizmente acabou sendo novamente cancelado em abril deste ano.
A sexta temporada de Eu, a Patroa e as Crianças ainda pode acontecer?

Apesar do gancho para a continuação, é improvável que a série retorne algum dia, principalmente depois de 20 anos desde a última temporada. Uma continuação direta com os atores originais parece praticamente impossível, tendo em vista que Damon Wayans já abandonou uma série recente justamente pelo excesso de trabalho. Além disso, George O. Gore II, o Júnior de Eu, a Patroa e as Crianças, também deixou a atuação a pelo menos uma década, quando fez sua última aparição em Second Generation Wayans.

Quem é Dwayne Wayans, o irmão “perdido” da família Wayans?
Astro esquecido da família, Dwayne Wayans trabalhou em inúmeras produções de sucesso dos irmãos
Considerando que a série se sustentava principalmente na trama familiar entre os dois atores, parece improvável que uma continuação consiga manter o apelo sem eles. Ainda assim, existem algumas maneiras para que uma continuação possa acontecer. Recentemente, os fãs brasileiros foram agraciados com a volta de outra série queridinha nas terras tupiniquins, com o anúncio da produção animada de Todo Mundo Odeia o Chris: Everybody Still Hates Chris. Semelhante ao que aconteceu com Eu, a Patroa e as Crianças, a série de Chris Rock também havia sido cancelada abruptamente, e retornou com a animação exatamente de onde havia parado.
Nesse contexto, Damon Wayans e Tisha Campbell (Jay) poderiam voltar para a franquia do ponto onde a história se encerrou, com seus filhos adolescentes (hoje com mais de 30 anos) podendo ser novamente representados como crianças. Considerando que Júnior era um artista incompreendido durante toda a franquia, produzindo até mesmo sua própria animação familiar, não seria difícil implementar essa mudança na série, com o desenho podendo ser justamente uma produção do artista. Além disso, Tisha Campbell já é um nome recorrente no mundo da animação, dublando uma série de projetos nos últimos anos. Considerando que a família Wayans já até mesmo produziu algumas animações, um novo projeto de Eu a Patroa e as Crianças, agora em uma versão animada, parece uma boa oportunidade para continuar essa história – por complicado que isso possa parecer.