Com o sucesso dos dois primeiros filmes da saga, Anjos da Lei 3 parecia ter tudo para acontecer, mas uma série de imprevistos e um roteiro pra lá de ambicioso fariam com que o projeto nunca saísse do papel. Mesmo com suas bilheterias somadas ultrapassando a marca do meio bilhão de dólares, a saga de Jonah Hill e Channing Tatum como policiais disfarçados acabou enfrentando dificuldades em seu planejamento, com as esperanças referentes a aguardada sequência ficando cada vez mais distantes.

Curiosamente, isso não significaria que a Sony não tivesse planos para a sua continuação, com um estranhamente interessante crossover com a franquia dos homens de preto da MIB sendo especulado para dar prosseguimento à franquia. Mas, afinal de contas, como uma ideia tão extravagante acabaria nunca sendo lançada?

Por que Anjos da Lei 3 ainda não aconteceu?

Anjos da Lei
Channing Tatum e Jonah Hill em "Anjos da Lei 2" (2014) - Columbia Pictures/Reprodução

Não existe apenas uma única razão para isso. Embora os dois primeiros longas tenham se provado acima de qualquer suspeita quando o assunto é o interesse do público, a verdade é que o terceiro filme precisaria muito mais do que isso para de fato acontecer, com seus escopos maiores e saída repentina do diretor James Bobin do projeto, apenas piorando as coisas.

Além disso, uma parceria com MIB também não ajudou em nada essa história. Ainda que ninguém possa discordar que adoraria ter visto isso acontecendo nas telas, a verdade é que crossovers não são muito conhecidos pela facilidade na hora de criar seus roteiros, com grandes franquias estando quase sempre atreladas a burocracias envolvendo sua propriedade intelectual. Junte isso ao humor escrachado de Anjos da Lei e o resultado são voltas e voltas em busca de uma trama que agrade todos os lados (e principalmente o público).

Em julho deste ano, Channing Tatum, o Jenko de Anjos da Lei, reforçaria esse problema durante uma entrevista à ComicBook, admitindo que as questões burocráticas vinham se mostrando o principal empecilho para toda essa história. Junte tudo isso aliado a falta de um diretor, a queda de popularidade de MIB e a crescente diminuição das produções de humor no cinema, e você tem a fórmula perfeita para o engavetamento de outro projeto sem uma previsão de lançamento.

Sequência de Anjos da Lei ainda pode ser lançada?

Anjos da Lei
Channing Tatum como o policial Jenko em "Anjos da Noite 2" - Columbia Pictures/Reprodução

Apesar de tudo isso, a trilogia Anjos da Lei nunca foi oficialmente cancelada. Após os vazamentos cinematográficos da Sony confirmarem o interesse do estúdio em uma nova continuação para a franquia, era esperado que o terceiro filme fosse finalmente sair do papel. No entanto, o que aconteceu foi justamente o contrário, com nenhuma grande novidade referente a possível sequência sendo divulgada pela empresa.

Felizmente, o mesmo silêncio não aconteceria entre os atores. Ainda durante a mesma entrevista para a ComicBook, Channing Tatum voltaria a falar sobre a continuação da franquia, e reforçaria com todas as letras seu interesse em uma sequência: “adoraria ver Anjos da Lei 3 acontecer. Eu adoraria fazer isso com Jonah [Hill, intérprete de Morton Schmidt na saga], e sei como ele também quer fazer isso. Adoraríamos poder nos divertir outra vez”.

O astro ainda aproveitaria para colocar um pouco mais de lenha nessa fogueira, dizendo ter sido “o melhor roteiro que havia lido para um terceiro filme” de todos os tempos. Infelizmente, apesar dos comentários positivos do ator, nenhuma novidade referente a um possível lançamento foi divulgada sobre o assunto, com o projeto, para todos os efeitos, estando engavetado nos cofres da Sony.

Fracasso recente de MIB pode ter influenciado na decisão

Anjos da Lei
Os Asgardianos Tessa Thompson e Chris Hemsworth em "MIB: Homens de Preto Internacional (2019) - Columbia Pictures/Reprodução

Após o recente fracasso de MIB: Homens de Preto Internacional (2019) e as críticas mistas à volta da franquia para as telas, não é de se surpreender que a Sony possa estar repensando seus planos. Afinal, embora todos gostaríamos de ver Will Smith e Tommy Lee Jones outra vez nos papel dos famosos agentes, a verdade é que é pouco provável que eles de fato voltariam a vestir os ternos pretos apenas para dividir os holofotes com outra saga dos cinemas.

Colocar outra dupla de atores completamente nova para assumir o papel, no entanto, não parece lá uma grande ideia, com a franquia podendo soar ainda mais desconexa da clássica trilogia de 97. A solução óbvia, então, seria trazer os novos agentes de 2019, embora o recente fracasso de bilheteria também coloque em dúvida essa decisão. Afinal, a verdade é que nem mesmo o carisma de Chris Hemsworth e outros atores de peso como Liam Neeson, Rebecca Ferguson e Tessa Thompson, foram o suficiente para manter o interesse do público nessa história – algo que dificilmente eles poderiam fazer em outra franquia nas telonas.

Talvez graças a esse fracasso recente, os planos da Sony de juntar as sagas tenha ficado abalado, com o receio de um novo fracasso aumentando as incertezas do estúdio quanto a essa misteriosa colaboração – ainda que com lançamentos como Madame Teia e Morbius, medo não parece ser um sentimento que a empresa costume ter em seu dia a dia (seja isso bom ou ruim).

Onde assistir os filmes da franquia Anjos da Lei?

Anjos da Lei
Channing Tatum e Jonah Hill em "Anjos da Lei 2" (2014) - Columbia Pictures/Reprodução

Enquanto novidades não chegam e uma continuação siga na área das especulações, o jeito é matar a saudade revendo os dois primeiros filmes da saga disponíveis no Prime Video. Para quem também ficou curioso quanto a franquia dos Homens de Preto, a clássica trilogia dos agentes secretos segue exclusiva ao catálogo da Max, com seu último lançamento estando disponível apenas na Sony One.

Em Anjos da Lei, acompanhamos os ex-estudantes Jenko (Channing Tatum) e Schmidt (Jonah Hill), e seu reencontro na academia de polícia. Após uma missão fracassada, os dois colegas acabam sendo enviados para atuarem infiltrados como alunos do ensino médio, com sua punição sendo encontrar um perigoso fornecedor de drogas presente naquele local – algo que não promete dar lá muito certo. Além de Jonah Hill (O Lobo de Wall Street) e Channing Tatum (Como Vender a Lua) como a dupla de protagonistas, o longa conta ainda com Brie Larson (Capitã Marvel), Ellie Kemper (Felicidade para Principiantes) e Dave Franco (Truque de Mestre). A direção é de Phil Lord (Tá Chovendo Hambúrguer).