Que o remake de Planeta dos Macacos (2001) não agradou muita gente não é uma novidade, mas você sabia que isso poderia ter sido ainda pior? Na época em que o diretor Tim Burton (Coraline) não havia sequer sido escolhido, e a Fox Studios ainda estava engatinhando rumo a um novo lançamento dos primatas às telonas, uma ideia inusitada envolvendo os símios e uma partida de beisebol, por muito pouco não acabou parando nos cinemas.

Na época, já fazia alguns anos que o último longa da franquia havia sido lançado, com o estúdio responsável pela saga dos primatas louco para colocar os famosos heróis de volta aos holofotes. Foi pensando nisso que Oliver Stone foi chamado, com o diretor por muito pouco não se envolvendo em uma das tramas mais absurdas de toda a história, onde primatas jogadores de basebol e um Arnold Schwarzenegger pré-histórico estariam incluídos!

Planeta dos Macacos e a fatídica partida de basebol

Planeta dos Macacos Série de TV
O seriado cancelado de "Planeta dos Macacos" (1974) - 20th Century Studios/Divulgação

Diferentemente do roteiro final que chegou às telonas na virada do século, o remake de Planeta dos Macacos contaria com uma história ainda mais… original. Nela, uma dupla de amigos voltaria no tempo para impedir que um vírus da idade da pedra eclodisse milhares de anos depois e pusesse fim a raça humana por um problema genético envolvendo seu passado longínquo.

Na história, os dois viajantes se veriam em meio a uma sangrenta batalha envolvendo primatas evoluídos e humanos primitivos, liderados por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger. Surpreendentemente, o motivo pelo qual tudo isso não aconteceu consegue ser ainda mais estranho: uma partida de basebol.

Quando um dos executivos da Fox se deparou com o roteiro de Stone, sugestões para adicionar algumas “pitadas de humor” teriam surgido, com uma elaborada trama esportiva sendo o cerne de toda essa história. Aqui, quando o cientista finalmente chegasse aos tempos pré-históricos para livrar os humanos de seu futuro sombrio, o que ele encontraria seriam macacos tentando jogar uma partida de basebol.

Para azar dos primatas, entretanto, nenhum manual teria sido deixado para eles, de modo que não saberiam exatamente como fazer isso. Seria ai que nosso protagonista entraria, ensinaria os símios a jogar e então uma verdadeira disputa de basebol aconteceria.

Infelizmente (ou não), o roteirista de Stone achou essa ideia absurda, e se recusou a colocá-la em prática. A recusa teria desagradado o estúdio, que optou por colocar um fim às negociações na época. Anos depois, o projeto seria retomado, com a fatídica partida de beisebol sendo deixada de lado de uma vez por todas.