Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Kenneth Welsh, CM (nascido em 30 de março de 1942) é um ator canadense de cinema e televisão (às vezes creditado como Ken Welsh). Ele é conhecido pelos fãs de Twin Peaks como o vilão multifacetado Windom Earle, e mais recentemente jogou o pai de Katharine Hepburn (Cate Blanchett) no The Aviator de Martin Scorsese.
Em 1984, ele foi nomeado para o Prêmio Genie como Melhor Ator por seu retrato de Reno Colt no filme “Reno e o Doc”, escrito e dirigido por Charles Dennis. Em 1997, Welsh dirigiu Dennis na peça “SoHo Duo” do último jogo no West Bank Theatre, na cidade de Nova York.
Welsh nasceu em Edmonton, Alberta, para um pai que trabalhou para a Canadian National Railway. Ele cresceu em Alberta e estudou drama na escola. Mais tarde, mudou-se para Montreal e frequentou a Escola Nacional de Teatro. Após a formatura, ele fez uma audição para o Stratford Festival em Ontário e depois passou os primeiros sete anos de carreira no palco.
Welsh retratou figuras históricas, incluindo Thomas E. Dewey, Colin Thatcher, Harry S. Truman (duas vezes), Thomas Edison, James “Scotty” Reston, General Harry Crerar e James Baker.
Ele fez aparições convidadas na aclamada série de TV Due South e Slings and Arrows.
Em 2003, ele foi nomeado membro da Ordem do Canadá.
Seu papel como vice-presidente dos Estados Unidos no filme de desastre ambiental de 2004 The Day After Tomorrow provocou alguma controvérsia devido à sua semelhança física com Dick Cheney, que na época era o verdadeiro vice-presidente. O diretor Roland Emmerich confirmou mais tarde que escolheu deliberadamente o galês por esse motivo. Emmerich afirmou que o personagem do vice-presidente no filme pretendia ser uma crítica não sutil às políticas ambientais da Presidência de George W. Bush.
Descrição acima do artigo de Wikipedia Kenneth Welsh, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores na Wikipédia.