Cavill nasceu em Jersey, e foi educado na Escola Preparatória St. Michael, na ilha, antes de frequentar a Stowe School, um internato, onde ele atuou em vários jogos.
Cavill fez uma audição para o papel principal para o novo filme de Batman Begins, mas perdeu para Christian Bale. Em 2005, ele tornou-se um jovem concorrente para o papel de James Bond. Os produtores e o diretor tiveram de escolher entre Cavill, Daniel Craig e Sam Worthington. Aparentemente, o diretor favoreceu Henry Cavill com uma versão mais nova de James Bond. No entanto, os produtores acreditavam que Cavill era muito jovem para o papel, que depois passou para Daniel Craig. Ele também fez uma audição para o papel de Superman para o novo filme de Superman Returns. Devido ao fato de não ter sido aprovado para estes papéis, na edição de Dezembro de 2005 do Empire Magazine, ele foi apelidado de “… o homem mais desafortunado em Hollywood”.
Cavill participou na série televisa da Showtime, The Tudors, interpretando o papel de Charles Brandon, Duque de Suffolk, cunhado de Henrique VIII de Inglaterra e inimigo da Rainha Ana Bolena. Ele também fez uma pequena participação na fantasia cinematográfica Stardust (2007). Em 2007, ele foi destaque na Vanity Fair Hollywood Next-Gen.
No início de 2008, Cavill assinou com a “Dunhill”, para fazer publicidade ao perfume London.
Foi escolhido para ser o novo Superman, no reinício do personagem nos cinemas pelas mãos de Zack Snyder. E será o Superman de mais baixa estatura em filmes do mesmo, pois Christopher Reeve tinha 1,93m de altura, Brandon Routh tem 1,89m de estatura, e enfim Henry Cavill tem 1,85m, 8cm a menos que Reeve. Irá estrelar mais dois filmes na pele do Homem de Aço, Batman vs. Superman e Liga da Justiça.
Protagonista inquestionável da série, ator deixaria programa em meio a rumores e discussões
Diretor já havia compartilhado sua vontade de poder dar seguimento a história
Segundo o cineasta, já existem planos para uma trilogia
Segundo o escritor Andrzej Sapkowski, a plataforma de streaming não levou sua opinião em consideração na hora de adaptar sua obra
Sequência de Enola Holmes foi confirmada pelo próprio chefe de filmes da produtora