Desde sua estreia nos cinemas, em julho de 2007, a franquia Transformers vem conquistando o público com seus vilões marcantes e poderosos. Ao todo, a saga dos Autobots e sua estadia na Terra já conta com 7 filmes no total, e um time de inimigos igualmente numeroso. Felizmente, para nossos heróis, os gigantes da empresa de brinquedos da Hasbro seguem na vantagem, ainda que a equipe de vilões não pare de aumentar.
Pensando nisso, decidimos juntar algumas das ameaças mais perigosas que Optimus Prime e seus amigos robóticos precisaram lidar, com uma lista dos vilões mais poderosos vistos até agora no cinema. Vale lembrar que apenas os inimigos da franquia live-action de Transformers foram selecionados, com todos os filmes da saga tendo ao menos um representante. Mas e aí, será que você se lembra de todos eles?
10 Starscream
Embora não seja necessariamente o vilão mais ameaçador da franquia, Starscream causou alguns problemas para Optimus Prime e seus Autobots, principalmente quando disfarçado em sua forma de jato F22. O vilão também demonstrou exercer algum comando entre os Decepticons quando seu líder Megatron não estava no controle, algo que indicaria uma hierarquia próxima ao famoso antagonista.
Quando em batalha, Starscream lutou de igual para igual contra dois Autobots ao mesmo tempo, sendo capaz de desferir golpes e se proteger das ofensivas dos seus inimigos. Ainda assim, o estilo menos corajoso e sua rapidez na hora de fugir do combate, fazem dele um Decepticon menos ameaçador, embora seu poder nunca deva ser subestimado.
9 Shockwave
Um dos principais vilões da franquia Transformers até então, Shockwave é facilmente um dos inimigos mais perigosos a enfrentar Optimus Prime e um dos mais poderosos membros dos Decepticons. Acompanhado de seu animal de estimação robótico, Driller, a dupla assumiu um papel de destaque em Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), sendo responsáveis pela maior parte dos estragos causados na cidade de Chicago. O vilão também foi retratado como uma das principais ameaças aos Autobots, muito graças a seu poderoso canhão de mão, AstroMag.
Com ele, Shockwave foi capaz de bater de frente com os Autobots e Optimus Prime, além de ser constantemente comparado com o próprio líder dos Decepticons, Megatron. Embora tenha acabado derrotado no Lado Oculto da Lua pelo próprio Optimus Prime, Shockwave já havia deixado claro ser uma ameaça difícil de ser superada (seja por seus aliados ou inimigos).
8 Sentinel Prime
Ex-aliado de Optimus e seus amigos Autobots, Sentinel Prime é um ex-Autobot que se juntou aos Decepticons para a reconstrução do seu planeta natal. Considerado como antecessor direto de Optimus como líder dos Autobots, Sentinel demonstra possuir forças semelhantes ao seu antigo aliado, fazendo do robô uma ameaça igualmente perigosa. O vilão também é um dos filhos de Primus, o primeiro Cybertroniano, e foi um dos responsáveis por derrotar o poderoso Unicron em batalha.
Em Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), Sentinel Prime mostraria um pouco dessa sua força, lutando contra Optimus e seus antigos aliados, e chegando muito perto de derrotar o líder dos Autobots. Infelizmente, para seu azar, os novos aliados também se mostraram traidores desleais, enganando Sentinel e se aproveitando do ex-Autobot para seus objetivos. No fim, o vilão acabaria sendo derrotado por Optimus Prime.
7 Scourge
Principal antagonista em Transformers: O Despertar das Feras (2023), Scourge era o líder de Terrorcons, e possivelmente o mais forte de sua facção. Ao vender sua alma para Unicron após a destruição do planeta natal, o vilão se torna um poderoso caçador de recompensas e viaja por diversas regiões enfrentando outros Transformers, coletando as insígnias dos derrotados em combate como troféus destacados em seu corpo. No fim, o vilão acabaria na Terra, e enfrentaria Optimus Prime e seus aliados Autobots.
Também em O Despertar das Feras, veríamos parte do seu poder ao lutar de igual para igual com o líder dos Autobots, além de matar Bumblebee quanto o mesmo tentou intervir na batalha. No fim, o quase invencível vilão acabaria sendo derrotado por Optimus Prime, que vingaria o amigo e daria um fim definitivo (ao menos por enquanto) às ameaças de Scourge e seus planos malignos.
6 Nemesis Prime
A versão maligna de Optimus Prime, Nemesis Prime é a forma que o líder dos Autobots assume após ser enfeitiçado por Quintessa, em Transformers: O Último Cavaleiro (2017). Controlado, Optimus passa a trabalhar para a vilã e a ajuda em sua missão de reconstruir o planeta de Cybertron, mesmo que isso custe a vida na Terra. Felizmente, os planos da feiticeira não saem como o esperado, e a versão maligna de Optimus dá lugar outra vez ao seu lado do bem.
Embora sendo a versão maligna de Optimus Prime e, pela mesma razão, uma ameaça verdadeiramente perigosa, Nemesis Prime não teve muita oportunidade de demonstrar seus feitos em batalha, sendo salvo por seus aliados e logo voltando a ser o líder dos Autobots que já conhecemos. Ainda assim, não resta dúvidas de que se permanecesse em seu estado maligno, o vilão teria grandes chances de causar sérios problemas e elencar ainda mais no topo dos maiores vilões da franquia – mesmo que contra sua vontade.
5 Megatron
Um dos principais vilões de Transformers e o primeiro a aparecer na franquia, Megatron é o líder dos Decepticons e inimigo número um de Optimus Prime. Embora poderoso, sua ambição o coloca frequentemente em desvantagem, com seus planos de conquistar a Terra sendo constantemente arruinados – ainda que nunca de uma forma simples. Embora líder dos Decepticons, Megatron já serviu a outros mestres, como The Fallen e Sentinel Prime, apesar dos seus objetivos sempre o levarem para outros caminhos.
Entre seus feitos, o vilão foi capaz de derrotar Optimus Prime em Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009), além de ser um dos principais responsáveis pela guerra que destruiria o planeta de Cybertron. Após ser destruído em combate, os dados do vilão seriam reutilizados em Galvatron, que posteriormente voltaria a recuperar a memória e se tornar Megatron mais uma vez.
4 Galvatron
Forma final de Megatron, Galvatron é a versão melhorada do icônico vilão e líder dos Decepticons. Após a batalha de Chicago em Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), restos recolhidos pela KSI do famoso antagonista e seus aliados serviriam de matéria para a criação do novo robô, produzido para bater de frente contra os Cybertronianos na Terra. Infelizmente, para a empresa, em uma luta contra Optimus Prime e seus Autobots, Galvatron demonstra já não estar mais sob o comando da indústria, posteriormente traindo a organização e levando parte de suas criações com ele.
Ao recuperar de forma definitiva a memória, Galvatron volta a se chamar Megatron, mas agora com um novo corpo ainda mais poderoso em mãos. Como não poderia ser diferente, o desejo de vingança do personagem também o acompanha, prometendo se encontrar novamente contra seu arqui-inimigo, Optimus Prime.
3 Lockdown
Outro vilão poderoso e que provou sua força mais de uma vez foi Lockdown. Sozinho, o Decepticon foi capaz de enfrentar Optimus Prime e derrotá-lo em combate, além de deixá-lo gravemente ferido em Transformers: Era da Extinção (2014). Embora um Decepticon, Lockdown se considera acima da guerra envolvendo os Autobots e seus aliados, seguindo de forma irrestrita apenas o que seus criadores ordenam. Na Terra, o vilão é encarregado de levar Optimus Prime de volta aos seus mestres, mas acaba impedido de completar sua missão.
Além de quase derrotar Optimus Prime algumas vezes, Lockdown provou sua força durante Era da Extinção, sendo capaz de destruir países inteiros e transformar objetos em metal com sua arma conhecida como Semente. Diante de tudo isso, não parece exagero dizer que o vilão está entre as maiores ameaças que os Autobots já enfrentaram, ainda que outros Decepticons tenham demonstrado feitos igualmente impressionantes.
2 Fallen
Não tinha como terminar a lista sem ele. Fallen foi o primeiro Decepticon criado, e muito provavelmente o mais forte a existir. Foi também ele o responsável por corromper Megatron em sua causa, assim como Starscream e outros Decepticons. Quando tentou destruir o sol e eliminar a vida na Terra, Fallen acabou impedido por seus irmãos e precisou esperar para que uma nova oportunidade surgisse. Assim como Vector e Sentinel Prime, o vilão foi um dos Primes Originais, criados por Primus para derrotar seu irmão maligno, Unicron.
Poderoso, Fallen é capaz de moldar a realidade, além de poder abrir pontes espaciais e viajar entre as realidades. Em A Vingança dos Derrotados, o vilão demonstra um pouco de suas habilidades, destruindo tanques militares e aeronaves facilmente, além de ser praticamente imortal. Quando lutou contra seus irmãos pela destruição do planeta, eles não conseguiram derrotá-lo, sendo obrigados a esconder a matiz capaz de cumprir seus objetivos.
1 Quintessa
Considerada a criadora de Optimus Prime e outros Cybertronianos, Quintessa é facilmente o ser mais poderoso visto em toda franquia, até então. Sozinha, a vilã foi capaz de derrotar Optimus facilmente, o corrompendo e controlando para que cumprisse suas ordens. Ela também se proclamou deusa de Cybertron, e busca reparar o planeta destruído pela guerra entre os Autobots e os Decepticons. Em Transformers: O Último Cavaleiro (2017), Quintessa tentaria destruir o próprio Unicron, vilão originário em torno do qual a Terra está construída.
Além de derrotar Optimus e o fazer trabalhar para ela sobre o nome de Nemesis Prime, a vilã demonstrou possuir ainda outros poderes mágicos, além de ser a criadora de muitos dos próprios Autobots. Com tudo isso, não é muito difícil afirmar que a vilã seja facilmente a mais poderosa de toda a franquia Transformers, e uma ameaça que dificilmente será superada tão cedo.