A saga Crepúsculo pode até ter chegado ao fim, mas ela está longe de ser a única opção para quem gosta de um bom romance envolvendo vampiros. Com o sucesso estrondoso da franquia nos cinemas, não foram poucos os filmes que tentaram surfar nessa onda, com algumas dessas produções se tornando verdadeiros clássicos obrigatórios para quem ainda não superou o fim da história original do nosso famoso casal.
Pensando nisso, decidimos trazer outros 10 filmes de vampiros para quem gostou de Crepúsculo, priorizando produções com uma boa dose de romance e aquelas cenas de ação que não podem faltar.
10 O Beijo do Vampiro (2012)
Na lista dos romances ala Crepúsculo, O Beijo do Vampiro entrega uma inversão curiosa a essa história, com nossa heroína sendo a verdadeira dona das presas pontudas da trama. Felizmente, as mudanças não vão lá muito longe, e as clássicas intrigas do gênero seguem marcando presença, com o romance improvável entre humano e vampiro fechando o mundo das coincidências.
Na história, seduzida pelo galanteador Paolo (Milo Ventimiglia), a jovem vampira Djuna (Joséphine de la Baume) se vê envolvida até as últimas consequências em seu novo amor, e precisará enfrentar a própria irmã para que o excêntrico romance não acabe sem seu merecido final feliz. (só não vai confundir com a telenovela de 2002).
O longa está disponível no Cindie
9 O Beijo da Morte (2018)
Adaptando de forma pra lá de original o clássico romance de Romeu e Julieta, O Beijo da Morte coloca a famosa jovem da família Capuleto para renascer 800 anos após a morte do seu eterno amor. Agora, com um par de dentes avantajados e um sentimento de perda crescente, Julieta (Ella Kweku) precisará lidar com sua nova forma vampiresca, enquanto aprende como superar seu passado traumático.
Para a sorte da nossa desafortunada Capuleto, no entanto, ela não estará sozinha nessa jornada, com a jovem Farryn (Paige Emerson) a ajudando em suas novas descobertas sobre o amor verdadeiro e como superar o luto de uma perda recente.
O filme está disponível no Looke
8 Amantes Eternos (2014)
Apresentando a vida dos vampiros Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), Amantes Eternos mostra os contratempos que um relacionamento de longo prazo pode enfrentar – principalmente quando você é um vampiro com alguns séculos de vida. No entanto, os problemas reais só aparecem quando a irmã caçula de Eve comete um erro terrível, e coloca a vida de todos a sua volta em perigo.
Com um elenco de peso e uma trama pra lá de agitada, Amantes Eternos pode ser uma ótima pedida para aquele final de semana mais despretensioso, com nomes como Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Jeffrey Wright (Batman) dando o toque final ao nosso prestigiado time de estrelas (e heróis de outro universo).
O filme está disponível no Prime Video
7 O Filho da Meia-Noite (2011)
Na leva de relacionamentos conturbados entre humanos e vampiros, O Filho da Meia-Noite consegue dar uma lufada de novidade a essa história, colocando o protagonista Jacob (Zak Kilberg) em uma excêntrica metamorfose até se tornar um clássico bebedor de sangue que já conhecemos. O detalhe, embora pequeno, traz uma nova perspectiva sobre essa curiosa situação, e deixa ainda mais escancarado os dilemas que a condição apresenta.
Como se tudo isso não bastasse, Jacob ainda se vê perdidamente apaixonado por Mary (Maya Parish), uma jovem bartender que corresponde a esse desejo, mas que precisará lidar com a situação nada costumeira de seu parceiro – principalmente quando sua sede por sangue aumentar.
O longa está disponível no Looke
6 Drácula: A História Nunca Contada (2014)
Uma lista sobre vampiros não poderia ficar sem ele. Dracula: A História Nunca Contada pode não ser focado inteiramente em seu romance entre Vlad (Luke Evans) e Mirena (Sarah Gadon), mas é a principal razão para que nosso Conde vampiro se jogue na batalha para defender seus entes queridos.
E ainda que o modo empalador siga firme no protagonista, Drácula é apresentado aqui de uma forma menos monstruosa, com certa dose de empatia e uma curiosa compaixão – ao menos, quando não está pendurando pessoas em estacas. Isso, é claro, não descaracteriza o personagem, que segue não sendo a melhor pessoa do mundo, mas dá ao anti-herói uma nova perspectiva a sua já conhecida história de terror.
O longa está disponível na Netflix
5 Drácula de Bram Stoker (1992)
E falando em Drácula, nosso vampiro da sétima arte certamente poderia ter uma lista só dele. Diferentemente do seu colega de 2014, Drácula de Bram Stoker segue um pouco mais a risca sua inspiração, levando nosso protagonista de dentes pontiagudos a uma perigosa luta de sedução e horror. Apaixonado pela imagem de sua antiga parceira, Drácula (Gary Oldman) encontra na jovem Mina Murray (Winona Ryder) a peça que faltava para reavivar esse amor, iniciando uma perseguição intensa de manipulação e poder.
Felizmente, Murray contará com a ajuda de Jonathan Harker (Keanu Reeves) para impedir que isso aconteça, além do próprio professor Abraham Van Helsing (Anthony Hopkins) para afastá-los dessa perigosa ameaça. Como se tudo isso não bastasse, o longa conta ainda com a direção de Francis Ford Coppola, além de um recheado time de estrelas.
O longa está disponível para aluguel no Prime Video
4 Sombras da Noite (2012)
Saindo um pouco das adaptações de Drácula, Sombras da Noite é outro clássico vampiresco que pode revigorar os ares para os mais apaixonados pelo gênero. Aqui, conhecemos Barnabas Collins (Johnny Depp), um lorde do século 18 que acaba amaldiçoado por uma bruxa e se torna um típico vampiro Hollywoodiano. Para piorar a situação, nosso herói ainda se vê preso por mais de dois séculos até que finalmente se libertasse, precisando lidar com a nova família que encontra.
Embora não seja exatamente um romance ala Edward e Bella, a produção consegue trazer elementos interessantes para qualquer fã dessas histórias, principalmente para aqueles que já achavam ter visto de tudo sobre o assunto, com um romance as estranhas no maior estilo Tim Burton de ser (como não poderia ser diferente).
O longa está disponível no Max
3 Anjos da Noite (2004)
E falando em Noite. Lançado quatro anos antes da saga Crepúsculo, Anjos da Noite carrega uma boa leva de semelhanças com seu irmão caçula, com intrigas, um romance improvável e aquela boa dose de ação nos momentos que mais importam. Além disso, a trama, que se diz uma adaptação do clássico Romeu e Julieta, também conta com os famosos lobisomens em sua história, chamados aqui de Lycans.
No longa, acompanhamos a vampira Selene (Kate Beckinsale) e sua luta por vingança enquanto precisa lidar com um mundo permeado de conflitos e intrigas entre Vampiros e Lobisomens. Seitas, vampiros sádicos e antagonistas cruéis também fazem parte do cardápio – além de um par romântico pra lá de improvável com um certo Lycan inimigo. Pra quem ficou curioso, o longa conta ainda com outras três continuações, além de um filme prelúdio explorando um pouco mais sobre esse universo. Um prato cheio para os maratonistas de plantão!
2 Byzantium: Uma Vida Eterna (2013)
Na segunda colocação da lista, Byzantium: Uma Vida Eterna deixa de lado o clássico romance do gênero para dar lugar a uma trama mais familiar e dramática, com uma atuação de dar inveja pra muito blockbuster do mercado.
Na história, acompanhamos a jornada de Clara (Gemma Arterton) e Eleanor (Saoirse Ronan), mãe e filha vampiras que precisam lidar com as diferenças de sua realidade quando seu problemático segredo é finalmente descoberto. Apesar de não ser exatamente um longa ala Crepúsculo sem tirar nem por, o tom mais dramático da obra segue sendo uma ótima pedida para os fãs do gênero, que podem acabar encontrando algumas novidades bem-vindas.
1 Sede de Sangue (2009)
Elencando o topo da lista, o longa sul-coreano Sede de Sangue pode até não ser dos mais conhecidos, mas aborda o gênero de um modo pra lá de interessante, com um padre vampiro que após experimentos fracassados acaba se tornando um verdadeiro bebedor de sangue principiante – isso sem contar sua paixão pra lá de problemática pela esposa de seu amigo.
Como se tudo isso não bastasse, o longa conta ainda com ninguém menos que Song Kang-ho, um rosto já bastante conhecido pelo público ocidental por seus trabalhos em O Hospedeiro, O Motorista de Táxi e, é claro, simplesmente o vencedor do Oscar Parasita (2019). Tá bom ou quer mais?