Astro dos filmes de ação, Tom Cruise é provavelmente uma das maiores lendas que Hollywood já viu, com suas bilheterias bilionárias e filmes premiados angariando novos fãs a cada dia que passa. E embora filmes como Missão Impossível e Top Gun acabem invariavelmente ofuscando outras de suas produções, a verdade é que o astro possui uma verdadeira dezena de filmes igualmente icônicos em seu catálogo.

Pensando nisso, nada melhor que celebrarmos essa frutífera carreira elencando os 10 melhores trabalhos do nosso ator até aqui, segundo o próprio público (via Rotten Tomatoes). A lista está pela ordem decrescente de popularidade.

10 Colateral (2004) – 84% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise como o assassino de aluguel Vincent em "Colateral" (2004) - Dreamworks Production/Reprodução

O gênero de ação definitivamente corre nas veias de nosso ator, e Colateral é apenas uma das provas disso. Assim como outros clássicos do artista, o filme seria frequentemente elogiado pelo público, com sua história de assassinos de aluguel e perseguições policiais estando entre as favoritas de muitos fãs por aí – principalmente com nosso costumeiro herói fazendo às vezes do vilão.

Se isso não bastasse, o longa ainda faria questão de levar uma verdadeira constelação para as telas, com Jamie Foxx, Mark Ruffalo, Jason Statham e Javier Bardem sendo apenas alguns dos nomes já conhecidos. E embora existam teorias de que juntar tantos talentos em um só filme dificilmente dá certo, Colateral parece ter conseguido quebrar esse paradigma sem grandes problemas. O público agradece!

9 Entrevista com o Vampiro (1994) – 86% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise como o vampiro Lestat em "Entrevista com o Vampiro" (1994) - Warner Bros./Reprodução

Não é de hoje que teorias de que Tom Cruise é imortal circulam por aí, mas em 1994 o público teria finalmente a prova! Com nosso astro dos filmes de ação assumindo de vez as presas pontudas, não demorou muito para Entrevista com o Vampiro angariar seu lugar ao sol entre os clássicos vampirescos, levando Cruise e Brad Pitt aos percalços da vida noturna.

Adaptando a história homônima de Anne Rice para as telas, o longa se mostraria um verdadeiro sucesso de audiência, angariando boas críticas e duas indicações ao Oscar daquele ano. Kirsten Dunst, nossa eterna Mary Jane, também marcaria presença, e no auge dos seus 11 anos esbanjaria carisma e conquistaria sua primeira indicação ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante. Um feito para poucos.

8 Missão: Impossível: Nação Secreta (2015) – 87% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise e Rebecca Ferguson em "Missão Impossível: Nação Secreta" (2015) - Paramount Pictures/Reprodução

Era impossível uma lista ficar sem eles. Missão Impossível foi a oportunidade perfeita para Cruise aliar seu lado aventureiro e maluco em uma coisa só, com tramas exageradas, explosões para todo lado e, é claro, o menor índice de dublês por metro quadrado que Hollywood já viu. O resultado seriam filmes únicos e uma saga longe de ultrapassada, mesmo próxima de completar 30 anos de idade.

E Nação Secreta definitivamente faz parte dessa história. Lançado em julho de 2015, o filme levaria nossa equipe de agentes secretos e Ethan Hunt (Tom Cruise) a uma de suas missões mais difíceis: derrotar o Sindicato, uma organização de assassinos profissionais que está mais determinada do que nunca em acabar com a Força de Missões Impossíveis – e que nossos heróis farão fazer de tudo para impedir.

7 Missão Impossível: Efeito Fallout (2018) – 88% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise e Henry Cavill em "Missão Impossível: Efeito Fallout" (2018) - Paramount Pictures/Reprodução

Não tem como negar, Missão Impossível é um clássico de Tom Cruise e dificilmente ficaria com apenas um filme nessa lista. Ainda que seja o penúltimo filme lançado da franquia, Efeito Fallout teria boas razões para estar aqui. Com um vilão marcante e a volta de Michelle Monaghan ao papel de Julia Meade, não seriam poucos os motivos que levariam os fãs a guardarem com boas recordações essa produção – principalmente com um certo Henry Cavill no seu maior estilo Bond de ser.

O longa também conseguiria trazer algumas boas novidades em sua história, com personagens marcantes, traições inesperadas e, é claro, aquela boa dose de ação que não faz mal a ninguém. Se isso não bastasse, Efeito Fallout também não diminuiria em nada as ameaças anteriores, que além de trazer o Sindicato mais uma vez ao centro das atenções, levaria seus planos a níveis mundiais de dominação – do jeitinho que tanto adoramos.

6 Magnólia (1999) – 89% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise como Frank Mackey em "Magnólia" (1999) - New Line Cinema/Reprodução

E não pense que é só de Missão Impossível que vive nosso espião. Diferente de outras produções envolvendo o ator, Magnólia se mostraria um clássico um pouco mais arriscado, brincando com diferentes histórias e intercalando seus personagens em situações aparentemente isoladas – mas que se juntam e formam um quadro geral. Ainda que o estilo possa não agradar todo mundo, o filme é uma dessas experimentações prestigiadas no catálogo do ator, e um dos projetos melhor avaliados do seu diretor Paul Thomas Anderson.

Apesar de aclamado, no entanto, o longa pode acabar soando um pouco arrastado para os fãs menos acostumados com estilo, com sua trama pra lá de intrincada e mais de 3 horas de duração definitivamente não ajudando muito. Embora pareça ser um daqueles clássicos casos “ame ou odeie”, a boa aprovação do público e da crítica especializada parecem ser bons indícios de que ainda vale a pena se arriscar um pouco e dar uma oportunidade ao nosso clássico esquecido – quem sabe uma sessãozinha noturna?

5 Questão de Honra (1992) – 89% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise e Demi Moore em "Questão de Honra" (1992) - Columbia Pictures/Reprodução

E falando em sucesso dos anos 90, Questão de Honra é outro daqueles clássicos imprescindíveis que não devem ser deixados de lado, com suas frases icônicas e atuações pra lá de prestigiadas angariando ao filme nada menos que quatro indicações ao Oscar, incluindo de melhor filme e melhor ator coadjuvante. Embora fosse ser desbancado pelo faroeste de Os Imperdoáveis naquele ano, isso não diminuiria em nada os méritos do nosso longa, que manteria boas notas e o interesse do público 30 anos depois.

Na história, acompanhamos o jovem Daniel Kaffee (Tom Cruise), um inexperiente procurador da Marinha que acaba sendo encarregado de defender dois fuzileiros acusados injustamente pelo homicídio de um soldado americano, mas que nosso protagonista tentará a todo custo provar o contrário. Com nomes como Demi Moore e Jack Nicholson no auge de suas carreiras, não é preciso dizer que essa é outra dessas produções que valem a pena dar uma olhada – principalmente se você ainda não conhecia a história.

4 Rain Man (1988) – 90% de aprovação

Tom Cruise
Dustin Hoffman e Tom Cruise em "Rain Man" (1988) - United Artists/Reprodução

Deixando a onda das investigações de lado, Rain Man levaria Cruise a uma aventura um pouco mais dramática que o habitual, com seu clássico papel de herói sendo substituído por uma versão bem menos agradável de um vendedor de carros. Na história, Charlie (Tom Cruise), um comerciante questionável que acaba de perder o pai, descobre que a fortuna deixada por ele foi parar nas mãos de um irmão mais velho autista e desconhecido, que o jovem logo tenta manipular para tomar sua parte da herança. Felizmente, com o passar do tempo, Charlie passa a conhecer melhor o novo membro da família, com seus sentimentos conflitantes logo sendo postos de lado.

Embora mantenha uma classificação livre para todas as idades, o filme está longe de ser uma história infantil, conquistando quatro das oito indicações ao Oscar da qual foi indicado, incluindo de melhor filme, direção (Barry Levinson) e ator (Dustin Hoffman). Parece que ter Tom Cruise entre seus atores principais é um verdadeiro chamariz de premiações – ou ele definitivamente sabe escolher onde entra.

3 No Limite do Amanhã (2014) – 90% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise como o tenente William Cage em "No Limite do Amanhã" (2014) - Warner Bros./Reprodução

E que tal um filme um pouco mais futurista? No Limite do Amanhã seria uma das poucas experimentações em futuros distópicos do ator, que embora também tenha sua dose de experimentações em Oblivion e Minority Report: A Nova Lei, encontraria somente em 2014 uma forma mais divertida de abordar o assunto – algo que nenhum fã parece discordar.

Se jogando de vez nas ideias mais absurdas da ficção científica, No Limite do Amanhã levaria Cruise e Emily Blunt aos conceitos mais simples dos loops temporais, com o eterno ciclo de idas e vindas enquanto uma guerra acontece dando aquele toque de urgência que todo filme no estilo merece. O resultado seriam críticas positivas, aquela dose de cenas marcantes e um apelo infinito dos fãs por uma continuação que nunca saiu do papel.

2 Missão Impossível 7: Acerto de Contas – Parte 1 (2023) – 94% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise e Vanessa Kirby em "Missão Impossível 7: Acerto de Contas - Parte 1" (2023) - Paramount Pictures/Reprodução

É claro que uma lista dos queridinhos de Tom Cruise terminaria com uma de suas Missões Impossíveis. Mas o que talvez nem todos esperassem é que fosse justamente essa. Responsável por uma dar piores bilheterias de toda a franquia, Acerto de Contas pode não estar entre os favoritos da maioria dos fãs do ator, mas a verdade é que o filme está longe de ser esse fracasso estrondoso que algumas pessoas insistem em tentar pintá-lo.

Trazendo nosso espião não tão secreto de volta a ação, a trama de ameaças mundiais seria novamente explorada na nova produção, e colocaria Ethan Hunt em uma de suas clássicas aventuras de espionagem. Tudo isso, é claro, enquanto cenas de ação no maior estilo Cruise de ser ganham as telas e uma verdadeira corrida contra o tempo em torno de todo o globo acontecem. Nenhum filme fica entre os favoritos do ator à toa.

1 Top Gun: Maverick (2022) – 99% de aprovação

Tom Cruise
Tom Cruise como aviador Pete Maverick em "Top Gun: Maverick" (2022) - Paramount Pictures/Reprodução

Beirando os 100% de aprovação e no auge dos seus 60 anos, Tom Cruise parece ter encontrado a fórmula para atingir o coração dos fãs. Com a volta de Top Gun: Maverick ultrapassando a barreira do bilhão em seu lançamento, não é preciso de muito para entender que o público realmente amou essa volta – e que já está no aguardo por uma nova continuação.

O resultado de tanto clamor não poderia ser outro, com modestas seis indicações ao Oscar, incluindo de melhor filme, condecorando a volta do nosso famoso aviador americano às telonas. Infelizmente, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo acabaria desbancando o projeto, mas nem de longe tiraria os méritos do longa e sua volta triunfal. E estar no topo dessa lista já é prova suficiente.