O gosto popular nunca pareceu tão diverso: de filmes de ação e super-heróis, para dramas e fantasias envolventes, criações exclusivas e voltas de clássicos que nunca saem de moda, é impossível ver essa lista e não se perguntar que surpresas incríveis ainda nos aguardam.
Embora não tenhamos uma resposta definitiva, os 10 filmes mais assistidos de 2023 dão ótimas pistas e nos fazem ver com bons olhos o que ainda esta por vir. Com dados obtidos da FlixPatrol, essas produções se destacaram ao conquistar a atenção e o interesse do público.
10 Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
O primeiro filme de herói da nossa lista. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é a continuação do premiado longa Pantera Negra, da Marvel, dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige. Após a morte do ator Chadwick Boseman, que interpretou o rei T’Challa em 2018, Shuri (Letitia Wright) assume o pesado manto deixado por ele.
No filme, após a trágica morte do Rei T’Challa, Wakanda se vê fragilizada e ameaçada pelo avanço de potências mundiais e da nação submersa de Talokan, comandada pelo rei Namor (Tenoch Huerta). Shuri, junto à Rainha Ramonda (Angela Bassett), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje, luta incansavelmente para proteger o legado de T’Challa. Com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman), eles se unem em uma batalha épica para construir um novo caminho para Wakanda e garantir sua soberania.
9 Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Um filme de aventura, ação, comédia e fantasia que consegue conquistar mesmo quem nunca jogou o RPG de mesa mais famoso do mundo. O bardo Edgin (Chris Pine) se une a um grupo pouco provável de aventureiro e enfrenta grandes desafios em busca de uma relíquia mágica capaz de trazer sua esposa de volta à vida e recuperar a confiança de sua filha, Kira (Chloe Coleman). Mas nem tudo é tão fácil, e as coisas podem acabar mal.
8 A Baleia
A Baleia conta a história de Charlie (Brendan Fraser), um homem obeso que vive recluso e tenta se reconectar com sua filha adolescente. Marcando de vez a volta do ator Brendan Fraser nas telonas, o filme trata de temas como isolamento, perda e redenção.
7 O Menu
A boa e velha comida caseira nunca pareceu tão saborosa. Quando Tyler (Nicholas Hoult) e Margot (Anya Taylor-Joy) se veem em uma ilha remota para comer em um restaurante excêntrico, surpresas de tirar a fome começam a surgir. Embora o cardápio do chefe Slowik (Ralph Fiennes) não seja dos melhores, O Menu continua sendo uma ótima pedida.
6 John Wick: Capítulo 4
Com o preço por sua cabeça cada vez maior, John Wick (Keanu Reeves) precisa lutar contra o High Table global enquanto procura os jogadores mais poderosos do submundo dos quatro cantos do planeta. Dirigido pelo diretor e dublê Chad Stahelski, é fácil imaginar o quão bem coreografadas serão essas batalhas. Com um orçamento estimado de 100 milhões de dólares e uma bilheteria de mais de 430 milhões, parece que os problemas para John Wick não vão acabar tão cedo.
5 Super Mario Bros – O Filme
O encanador ítalo-japonês mais famoso do mundo volta às telonas após duas décadas desde sua última aparição, no live-action de 1993. Apostando desta vez na animação, a Universal Pictures consegue criar um mundo muito mais vibrante e divertido, celebrando tudo que amamos desse universo tão peculiar.
No filme, Mario (Chris Pratt), princesa Peach (Anya Taylor-Joy) e seus amigos precisam se preparar para enfrentar a ameaça de Bowser (Jack Black) que põe em risco todo o reino dos cogumelos. Com uma trilha sonora nostálgica e visual encantador, Super Mario Bros – O Filme mostra que é sim possível fazer bons filmes inspirados em jogos e ainda ganhar um bom dinheiro com isso.
4 Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
O segundo filme de heróis da nossa lista também é da Marvel, e explora o tão aguardado Reino Quântico. No filme, o Homem-Formiga (Paul Rudd) e a Vespa (Evangeline Lilly) se veem presos numa nova aventura que os levará além dos limites que achavam ser possível. O filme marca ainda a volta de Kang, o conquistador (Jonathan Majors), próximo vilão da fase 5 do MCU.
3 Tudo em Todo lugar ao Mesmo Tempo
Levando 7 das 11 estatuetas as quais foi indicada – incluindo de melhor filme, Tudo em Todo lugar ao Mesmo Tempo, conta a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos. Cheio de ação e humor, o filme trata ainda dos dramas dos imigrantes, da falta de pertencimento e das expectativas frustradas com a realidade que acabam encontrando.
2 Gato de Botas: O Último Desejo
A segunda e última animação da lista, Gato de Botas: O Último Desejo, populariza de vez o estilo artístico trazido pelo Aranhaverso, com uma mistura encantadora de novos estilos de renderização e elementos desenhados a mão, o filme cativa os espectadores com suas cores ousadas, composição marcante e design simplificado.
Na história, o Gato de Botas (Antonio Banderas) percebe que sua paixão por aventuras cobrou seu preço, quando vê que perdeu oito de suas nove vidas. Com medo, parte em uma jornada épica para resgatar o último desejo e recuperar suas vidas. Mas é claro, nem tudo é tão fácil, e não demora muito para que as coisas saiam do controle.
1 Avatar: O Caminho da Água
O primeiro lugar não poderia ser outro, Avatar: O Caminho da Água, mal lançou e já é um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de 2,32 bilhões de dólares. No filme, após 10 anos desde a última batalha, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney’tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e fazem o possível para ficarem juntos. No entanto, eles precisam sair de casa e explorar outras regiões de Pandora, indo para o mar e conhecendo outros Na’vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente.
Uma sequência para a saga marcando o fim da trilogia já é prometida para 2024, uma vez que ela foi gravada junto com O Caminho da Água, e já se encontra em pós-produção. Com o sucesso do segundo filme, entretanto, um quarto e quinto filme já são quase uma certeza. Parece que os problemas de Pandora estão só começando.