Sucesso dos anos 90 e começo dos anos 2000, Brendan Fraser se tornou um rosto conhecido entre os fãs do cinema, estando relacionado em muitas das produções lançadas durante esse período. Infelizmente, com o passar do tempo, suas participações se tornaram cada vez menores, com suas atuações ficando restritas a breve colaborações em projetos pequenos.
A razão para esse distanciamento, no entanto, estaria ligado aos inúmeros problemas pelos quais o ator passaria durante esse tempo, com problemas de saúde, abusos nos bastidores e, até mesmo, uma conturbada separação com sua ex-esposa, Afton Smith.
Felizmente, o astro daria a volta por cima alguns anos depois, com o lançamento de A Baleia (2023) lhe rendendo seu primeiro Oscar de Melhor Ator e sua volta triunfal aos holofotes hollywoodianos. Por isso, nada mais justo que relembrarmos um pouco dessa história, e como Brendan Fraser conseguiu conquistar outra vez seu espaço nas telonas.
A era de ouro de Brendan Fraser
O ator começou sua carreira em 1991, interpretando um marinheiro sem nome em Apostando no Amor. Ainda que curta, a participação de Fraser chamou a atenção, levando o astro a co-estrelar uma produção própria já no ano seguinte, em O Homem da Califórnia (1992), onde dividiu os holofotes com Sean Astin e Pauly Shore.
O futuro astro de Hollywood ainda conseguiria um papel de protagonismo naquele mesmo ano, com Código de Honra (1992), atuando ao lado de nomes como Matt Damon e Ben Affleck. No longa, Fraser dá vida ao bolsista David Greene, e os desafios enfrentados pelo aluno judeu em meio a hostilização dos anos 50.
Depois disso, a carreira do astro despontou, estrelando clássicos dos anos 90 e 2000 como George, o Rei da Floresta (1997), A Múmia (1999), De Volta para o Presente (1999) e Viagem ao Centro da Terra: O Filme (2008). Seu último trabalho de destaque nesse período aconteceria em 2011, com O Negociador, dando vida ao lojista Joe Maguire, durante um assalto ao estabelecimento.
O que aconteceu com Brendan Fraser
Na época, por conta das produções e do excesso de trabalho em que se envolveu, Fraser acabou precisando passar por inúmeras cirurgias durante sua carreira, fazendo com que o ator precisasse diminuir o ritmo para cuidar de sua saúde e se recuperar.
Junto disso, o ator ainda precisou passar por um processo de separação conturbado contra sua ex-esposa, além de ter que lidar com uma crise financeira e uma depressão severa que o levaria a ganhar peso e ser constantemente perseguido pela imprensa local.
A denúncia de assédio
Em 2018, Fraser também admitiria outro trauma em sua carreira, durante o período em que ainda era uma das cobiçadas estrelas de Hollywood. Na época, com 35 anos, o ator teria sido vítima de assédio durante um jantar pelo então executivo e crítico de cinema, Philip Berk, no Beverly Hills Hotel, de Los Angeles.
Ao deixar o local, Fraser se encontraria com o jornalista, que ao cumprimentá-lo teria apalpado suas nádegas e usado o seu dedo para investir contra o ator. Brendan diz ter entrado em choque com a situação, saindo do hotel e jamais tocando no assunto com a imprensa.
Anos depois, Berk admitiria parte da situação, dizendo ter apenas beliscado a nádega do ator como forma de brincadeira, mas que não teria passado disso. Em 2021, o então diretor se envolveria em uma nova polêmica e seria expulso da associação que fazia parte, graças a ataques direcionados ao movimento Black Lives Matter.
Como Brendan Fraser deu a volta por cima
A volta por cima de Brendan Fraser começaria tímida, com pequenas participações para séries de TV e streaming, além de alguns personagens secundários em filmes que acabariam não se saindo tão bem, como A Rosa Venenosa (2019) e Nem um Passo em Falso (2021).
Felizmente, 2022 se provaria um ano menos conturbado, com o antigo astro de Hollywood conseguindo um papel de destaque em A Baleia, da A24. Como não poderia ser diferente, Fraser provou que só precisava de uma oportunidade, ganhando a mídia e o público com sua atuação marcante.
Depois disso, um Oscar de Melhor Ator chegaria finalmente às prateleiras do artista, que voltaria aos holofotes por sua atuação em Assassinos da Lua das Flores (2023). Embora pequena, a participação de Fraser marca a primeira parceria entre o ator e premiado diretor Martin Scorsese, que ainda o elogiaria por sua atuação no longa.
Seja no streaming ou em filmes para as telonas, Brendan Fraser segue dando sua tão merecida volta por cima em Hollywood, com a mídia e seus fãs de longa data podendo acompanhar cada passo dessa eterna estrela que nem mesmo o tempo pôde apagar.