Já faz algum tempo desde que nosso primeiro Vingador arremessou seu escudo pela última vez. Visto em Vingadores: Ultimato (2019), Steve Rogers (Chris Evans) encerraria suas participações com a aposentadoria assinada, longe do antigo uniforme e passando o escudo do Capitão América para o próximo grande soldado. Seu destino, no entanto, não seria tão bem explicado.
Quando após idas e vindas entre viagens no tempo, Steve decidiu parar nos anos 40 e viver ao lado de Peggy Carter (Hayley Atwell), o arco do personagem parecia finalmente encerrado, com a última dança dando ao herói a tão merecida despedida que nosso supersoldado tanto sonhava. No entanto, embora essa poderia ser uma conclusão mais que suficiente para o herói, Steve ainda retornaria para o final de Vingadores, e deixaria evidente que ainda estava vivinho da silva até aquele momento. Mas será que depois de uma dezena de filmes e séries isso ainda é verdade?
Capitão América 4 pode ter confirmado morte do personagem
Com a chegada do novo trailer de divulgação de Capitão América: Admirável Mundo Novo (2025), o futuro do nosso primeiro Vingador pode não apenas ter sido revelado, como ser exatamente o que os fãs menos gostariam de ouvir. Em uma cena curta em meio a cortes rápidos, um funeral militar parece estar acontecendo, com saraivada de tiros, soldados e a clássica bandeira estirada sobre o caixão.
Embora durasse apenas alguns segundos, o momento seria o suficiente para ligar um alerta em meio aos fãs do herói, com uma despedida militar em meio a rumores da morte do antigo Capitão soando uma situação, no mínimo, provocativa. Felizmente, a teoria mais aceita é de que o caixão seja de ninguém menos que o General Ross, interpretado por Harrison Ford, e futuro Hulk Vermelho da Marvel. Nas histórias em quadrinhos, após virar o monstro escarlate, nosso vovô raivoso também acaba fingindo a própria morte, algo que aparentemente pode estar se repetindo nas telas.
Ainda que a idade de Steve Rogers seja um argumento válido para toda a questão envolvendo sua morte, essa não parece ser uma razão forte o suficiente para dar fim ao nosso herói – principalmente quando falamos de uma despedida completamente fora das telas. Ao lado de Tony Stark, Steve foi um dos principais nomes do universo cinematográfico da Marvel, além de uma figura central na maior parte dos eventos da franquia. Matar seu personagem longe das telas, ainda que justificável, definitivamente não seria o tipo de despedida que a empresa costuma preparar, principalmente em um momento onde a confiança do público já se mostrou abalada. Mas então por que ele ainda não voltou, afinal?
Por onde anda Steve Rogers e por que ele segue desaparecido?
Ao que tudo indica, a Marvel pode estar planejando o que fazer com o herói. Quando Ultimato chegou e Steve decidiu abandonar o escudo pela primeira vez, o universo da franquia parecia caminhar para uma renovação. Foi em meio a esse desejo que séries como Ms. Marvel, She-Hulk e Gavião Arqueiro chegaram, trazendo uma nova leva de protagonistas e um novo time para assumir as telonas – mas isso definitivamente não deu muito certo.
Com quedas de audiência, bilheterias abaixo das expectativas e reclamações constantes dos fãs da franquia, a Marvel não apenas parece ter mudado seus planos, como trouxe até mesmo Robert Downey Jr. de volta a ação, agora como o próximo grande vilão do universo. Diante desse cenário e do momento atual do estúdio, ter Chris Evans em meio às opções da empresa não apenas garantiria o interesse do público, como deixaria o personagem pronto para entrar a qualquer momento na história (ainda que talvez fosse necessário voltar alguns aninhos no tempo).
Morte do capitão pode não ser uma despedida para Chris Evans
Assim como Robert Downey Jr. está prestes a retornar ao universo dos heróis como o Doutor Destino, a morte do antigo Capitão não precisaria necessariamente significar a despedida do nosso ator. Com a onda dos universos paralelos abrindo infinitas possibilidades para o estúdio, não seria nenhum absurdo imaginar Chris Evans sob um novo personagem na franquia, com a lista de heróis ainda não adaptados para as telas dando opções mais que suficientes para isso. Vale lembrar que Evans já era um rosto conhecido da Marvel muito antes de decidir empunhar o escudo, tendo vivido o próprio Tocha Humana no Quarteto Fantástico de 2005.
Caso retornasse com um novo herói (ou quem sabe um vilão), Chris Evans entraria para o seleto grupo de atores a fazer mais de dois personagens para o universo compartilhado da empresa, algo que até o momento apenas Patton Oswalt teria feito (Blade: Trinity, Eternos e Agentes da Shield). Para isso, é claro, nosso eterno Vingador precisaria primeiro bater as botas, mas com o andar da carruagem, isso pode já não estar tão longe de acontecer, afinal.