Um marco das séries de TV, Família Soprano pode estar próxima de uma continuação? Estrelada por James Gandolfini e criada por David Chase, a série, que acompanha o mafioso Tony Soprano durante 6 temporadas, chegou ao fim em junho de 2007, com um dos finais mais famosos – e polêmicos – da televisão. Desde então, rumores envolvendo uma continuação ganharam os noticiários, com um novo anúncio sugerindo uma sequência já para o próximo ano.
Além de revolucionar o conceito de anti-herói para as telas, Família Soprano também abriria caminho para outros programas e séries de TV, com sua narrativa complexa e personagens questionáveis, colocando o seriado constantemente na lista das melhores produções de todos os tempos. Diante desse cenário, não é difícil tentar entender o interesse do público por uma nova continuação, ainda que o futuro para nossa família Soprano não parece nada promissor.
Notícia sobre suposta continuação não é real (ao menos, não completamente)
Em maio deste ano, um suposto anúncio referente a uma nova série prequela envolvendo a Família Soprano ganhou a internet. Intitulada apenas “Soprano”, a série contaria com Michael Gandolfini, filho do ex-protagonista James Gandolfini, e mostraria a ascensão e crescimento de Tony Soprano no cenário do crime. A informação, que contaria até mesmo com uma data de estreia para janeiro de 2025, foi compartilhada por mais de 16 mil pessoas, e já conta com um total de 65 mil curtidas no momento da publicação (via Facebook).
Apesar disso, a notícia referente ao aguardado lançamento não é verdadeira, sendo uma publicação satírica do perfil YODA BBY ABY. O usuário, conhecido por suas publicações envolvendo falsos lançamentos de filmes e séries de TV, se aproveitaria de notícias antigas envolvendo uma nova série da Família Soprano para dar maior credibilidade ao assunto. Na época, informações envolvendo a suposta continuação ganhariam os noticiários, e trariam à tona a possibilidade de uma possível prequela envolvendo o mafioso. Infelizmente, as informações nunca se concretizaram, embora contasse com o apoio do próprio diretor e da CEO da Warner.
Série prequela de Família Soprano quase aconteceu
Em 2021, após o lançamento do filme prequela Os Muitos Santos de Newark, responsável por mostrar o passado de Tony Soprano na vida do crime, conversas sobre uma possível continuação começaram a ganhar força. Na época, Ann Sarnoff, atual CEO e presidente da Warner Bros., falaria abertamente sobre uma “nova série relacionada à Família Soprano” (via Deadline). Segundo a empresária, embora o filme não tivesse alcançado os resultados esperados, seu lançamento garantiria uma nova onda de acessos a antiga série dos mafiosos, e elencaria até mesmo entre as séries mais assistidas na plataforma de streaming.
Sarnoff também faria questão de deixar claro seus planos envolvendo o projeto, dizendo ter conversado diretamente com David Chase sobre uma nova série para a HBO. Na época, o diretor se mostraria animado com a continuação, afirmando desejar apenas que Terence Winter, responsável pelo roteiro em Família Soprano, também estivesse ao seu lado. Apesar da aparente harmonia das partes, conversas sobre a sequência seriada não iriam adiante.
Dois anos depois, em março de 2023, notícias envolvendo o criador de Família Soprano e uma nova série para a TV ganharam os noticiários, mas assim como anteriormente, não sairia do papel (via Variety). Desde então, nenhuma informação referente ao assunto seria divulgada, com o diretor nunca retornando para o universo do famoso mafioso – algo que não deve acontecer tão cedo.
Por que uma continuação para Família Soprano ainda não foi lançada?
Ainda na época dos primeiros rumores sobre uma continuação, David Chase já mostrava algumas objeções envolvendo o projeto. Segundo o cineasta, qualquer sequência para a história deveria acontecer entre 1970 e 1998, o que não incluiria os acontecimentos posteriores à série do mafioso americano. A razão para isso estaria ligada diretamente ao encerramento da franquia, que terminaria de forma ambígua na sexta e última temporada.
Retornar para a série após os eventos finais implicaria dar uma resposta para essa história, algo que Chase definitivamente não parece disposto a considerar. Apesar disso, a decisão não impediria que uma série prequela pudesse acontecer, com a continuação podendo explorar um pouco mais dos eventos ocorridos após Os Muitos Santos de Newark. Ainda que esse não seja exatamente o cenário ideal para os fãs do seriado, em meio a notícias falsas e rumores e envolvendo um novo projeto, uma série prequela já parece o bastante para matarmos a saudade – mesmo que Tony estivesse uns aninhos mais novo do que gostaríamos.