Parece que ninguém mais pode dizer que a demora para o lançamento de Napoleão é injustificada. Em entrevista à Total Film, Ridley Scott revelou que o filme do imperador francês deve ultrapassar as 4 horas de duração.

Mas calma, essa não será a versão que veremos nos cinemas, mas sim a famosa, e cada vez mais popular, “versão do diretor”. O longa original promete chegar às telonas com modestas 2 horas e 37 minutos. Algo surpreendente tendo em vista o material completo.

Ridley Scott Sobre Versão do Diretor de Napoleão

Cena do filme Napoleão. Napoleão e os soldados cavalgam em cavalos brancos em direção a batalha
Napoleão e soldados indo em direção a batalha. Divulgação/Apple Original Films

Segundo o diretor, o corte irá conter exatas 4 horas e 10 minutos, e, se tudo der certo, ser lançado somente nos streamings.

“São 4 horas e 10 minutos de duração. Vamos exibir [a versão de cinema] primeiro com a Sony, e então exibiremos [a versão de diretor] para o streaming, com 4 horas e 10 minutos.”

O procedimento de relançamento com cenas extras vem se tornando cada vez mais comum com o advento dos streamings, mas o quase dobro do tempo comparado a sua versão original é, no mínimo, curioso.

Vale lembrar que Zack Snyder, bastante conhecido por seus cortes de diretor, entrou em polêmicas após informar que sua próxima produção (Rebel Moon) também teria uma versão do diretor, e que ela seria sua “versão verdadeira” da história.

Isso não agradou muito quem pretendia ver o longa no lançamento, uma vez que o sentimento dominante seria de que “essa ainda não é a versão certa”.

Para alívio dos fãs de Napoleão, no entanto, Ridley Scott não falou nada sobre uma versão definitiva, e muito provavelmente se trate apenas de mais desenvolvimento dos personagens e da história – que tem muito material catalogado para ser contado em apenas um filme.

Com Joaquin Phoenix no papel do imperador, Napoleão chega aos cinemas 22 de novembro de 2023.