Visto originalmente em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), não demorou muito para que o Mapa do Maroto se tornasse um item indispensável no arsenal mágico do nosso protagonista, permitindo que Harry e seus amigos evitassem ameaças indesejadas e navegassem livremente pelo castelo sem nunca serem incomodados.
No entanto, embora o mapa tenha se mostrado um guia prático para a maior parte das salas e corredores do colégio, a verdade é que nem tudo era tão simples assim, com o Mapa do Maroto possuindo alguns probleminhas que poderiam causar uma verdadeira confusão ao bruxo menos atento às suas particularidades. Será que você conhece todas elas?
O Mapa do Maroto não mostrava a localização da Câmara Secreta
Embora mostrasse a localização da maioria dos segredos envolvendo o castelo de Hogwarts, a Câmara Secreta se mostrou uma exceção curiosa. O lugar, visto ainda no segundo filme da franquia, foi matéria central na descoberta do passado de Voldemort, e serviu para dar a Harry uma importante arma contra as Horcruxes do vilão, como veríamos em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010).
No entanto, nem mesmo essa importância parece ter sido suficiente para a aparição da câmara no mapa, gerando dúvidas quanto a possível razão para que o local nunca tenha aparecido. O motivo mais aceito, ainda que não confirmado, se refere à própria forma como o mapa foi criado, e parece justificar as razões para a ausência da Câmara entre os segredos do castelo.
Para mapear as localizações secretas de Hogwarts e registrá-la em seu pergaminho, James e seus amigos precisaram andar pelos corredores e salas do colégio, catalogando cada corredor e segredo que encontravam. Assim, o motivo mais provável é que os Marotos simplesmente nunca tenham se deparado com a Câmara, ou, se a encontraram, decidiram nunca registrar essa informação em seu mapa.
A Sala Precisa também não aparecia no Mapa do Maroto
Assim como a Câmara Secreta, a Sala Precisa nunca fez parte do catálogo dos Marotos, permanecendo desconhecida até sua aparição em A Ordem da Fênix (2007), quando Harry a encontraria pela primeira vez em sua aventura. Também pelo mesmo motivo, é provável que a sala nunca tenha sido descoberta pelos colegas de James, embora um detalhe possa causar ainda mais dificuldades para o mapeamento do famoso local.
Diferentemente de outras salas comuns, a Sala Precisa não parece possuir um lugar exato para existir, aparecendo em locais pontuais e em momentos de extrema necessidade. De tal modo, é pouco provável que os Marotos de fato tenham encontrado o local, e, mesmo que tivessem encontrado o local e registrado no mapa, é provável que sua localização acabasse desaparecendo quando saíssem de lá.
Nomes iguais causavam confusão
Se engana quem pensa que os problemas ficavam restritos apenas às dependências do castelo. Embora a principal função do mapa seja mostrar localizações e segredos envolvendo o colégio dos bruxos, os Marotos ainda conseguiram achar uma forma de registrar todas as pessoas que estivessem andando na região, com manchas de tinta e um nome marcando a localização exata do personagem. O problema, no entanto, ficou para a forma como isso era feito, com apenas os dois primeiros nomes sendo registrados no pergaminho.
O detalhe, embora possa parecer insignificante à primeira vista, causou uma verdadeira confusão em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), quando Harry confundiu Bartô Crouch Junior com o seu professor, Bartô Crouch Sr., durante uma de suas missões. Felizmente, o problema logo foi resolvido, e nosso protagonista seguiu sua aventura sem novos contratempos envolvendo seu mapa.
Ainda que tenha se mostrado uma falha relevante para Harry, o fato pode ter passado despercebido pelos amigos Marotos, já que a principal função do mapa sempre foi evitar encontros indesejados, não importando com quem ele de fato acontecesse. Não apenas isso, esse também não parecia um problema real na época dos estudantes, uma vez que não houvessem nomes repetidos caminhando pelo colégio – e nem mesmo o próprio Bartô Crouch Sr. possuía um filho, até então.
O Mapa do Maroto poderia ser atualizado por Harry?
Embora não fique muito claro os motivos para a Câmara Secreta e a Sala Precisa não constarem no mapa, a teoria mais aceita é a de que os Marotos simplesmente nunca as tenham encontrado. Pela mesma razão, isso indicaria que ainda seria possível atualizar o mapa, ainda que a tarefa estivesse longe de simples.
Mesmo que Harry pudesse voltar de forma descomplicada à Câmara Secreta para atualizar o mapa de seu pai, a Sala Precisa parece carregar particularidades indesejáveis para qualquer cartógrafo de primeira viagem. Isso porque, com sua localização imprecisa e surgimento apenas em momentos de extrema necessidade, a sala exigiria que o portador do Mapa estivesse em apuros para registrá-la, algo que definitivamente nenhum bruxo desejaria.
Como se isso não bastasse, não está claro se a Sala Precisa de fato possui um lugar exato para ser encontrada, ou mesmo se a magia envolvendo a misteriosa sala de Hogwarts não conseguiria de algum modo burlar o feitiço do Mapa do Maroto e sua forma de mapeação. Independentemente de tudo isso, Harry não parece ter razões para fazer isso agora, principalmente depois que as ameaças envolvendo o colégio e um certo Lord Voldemort foram superadas.
Mapa foi um item precioso nas mãos do protagonista
Apesar dos pesares, o Mapa do Maroto continua sendo uma arma mágica preciosa nas mãos de quem o carrega, servindo para evitar encontros indesejados e cortar caminhos em meio aos labirintos do famoso castelo. Com Harry, o mapa serviu para mostrar localizações essenciais para o herói, além de evitar encontros em momentos perigosos da obra.
Atualmente, o Mapa do Maroto segue entre as relíquias do nosso protagonista, sendo guardado junto de sua varinha e da clássica Capa da Invisibilidade de seu pai.