Conhecido por sua trama brutal e violenta, Jogos Vorazes por muito pouco não foi proibido para menores de idade. Segundo o diretor Francis Lawrence, as sequências Jogos Vorazes – Em Chamas (2013) e seus dois sucessores, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014) e A Esperança – O Final (2015) receberam inicialmente classificação “R” de transmissão, o equivalente a proibição de 16 anos, aqui no Brasil.

Francis Lawrence e sua luta contra a classificação indicativa

Jogos Vorazes em Chamas
Katniss e Peeta em Jogos Vorazes: Em Chamas. Lionsgate/Divulgação

Em entrevista ao canal Jake’s Takes, Francis Lawrence comentou como os cortes iniciais de todas as produções em que participou da franquia acabaram recebendo a segunda maior nota de classificação indicativa, e precisaram ser editados posteriormente.

“A verdade é que todos os filmes de Jogos Vorazes que fiz receberam uma classificação R no início. E nós sempre temos que recuar e recuar e voltar para meio que empurrá-lo de volta para o PG-13. Então, estou sempre me aproximando achando que temos que ser PG-13, mas sempre acabamos recebendo um R primeiro e temos que voltar depois.”

Algo que não parece tão surpreendente, quando levamos em conta que no enredo, jovens são levados a se digladiarem uns contra os outros em uma violenta competição onde apenas um deve sair vivo. “Perder a mão” e deixar esta história mais cruel do que já era, certamente é algo pelo qual ninguém pode culpá-lo.

A franquia que adapta os livros de homônimos de Suzanne Collins, já conta com um total de cinco longas-metragens, com o último filme tendo saído ainda este ano.

Intitulado A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, a história acontece anos antes dos eventos ocorridos na trilogia principal. Aqui acompanhamos a jovem Lucy Gray Baird, e sua luta pela sobrevivência na décima edição dos Jogos Vorazes. Snow, o futuro líder tirânico de Panem, está ainda com seus 18 anos, e faz o papel de mentor da protagonista, unindo carisma e dote político para a conclusão do desafio.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes estreia nos cinemas do Brasil em 15 de novembro de 2023. O longa ainda não tem previsão de estreia para os streamings.