Poucos assuntos geram tanta comoção entre os fãs quanto o triângulo amoroso envolvendo Katniss (Jennifer Lawrence), Peeta (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth), durante a franquia de filmes de Jogos Vorazes. Em parte pela indecisão da protagonista, parte pela personalidade dos personagens, o assunto seria levado até o final da saga para os cinemas, com a conclusão em favorecimento de Peeta jogando um verdadeiro balde de água fria naqueles que ainda esperavam que o antigo colega de Katniss pudesse causar alguma reviravolta nessa disputa.

Embora o personagem não tenha ganhado tanto destaque quanto seu rival amoroso em Jogos Vorazes (2012), Gale encontraria um pouco mais de espaço nos episódios seguintes, sendo um importante parceiro de Katniss em sua luta pela derrocada do Capitólio e do seu líder tirano. Isso, é claro, aumentaria ainda mais sua base de fãs, que esperavam que uma ligação amorosa finalmente nascesse dessa batalha. Infelizmente, para os cúpidos do casal, tal união nunca aconteceria de fato, que mesmo com a ligação antiga entre os personagens, não se mostraria o bastante para superar o amor envolvendo Katniss e Peeta. Mas porque ela tomaria essa decisão, afinal?

Gale nunca entendeu os traumas de Katniss e os Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Jennifer Lawrence e Liam Hemsworth em "Jogos Vorazes" (2012) - Lionsgate/Reprodução

Mesmo que se esforçasse, Gale não poderia compreender completamente tudo o que Katniss havia passado durante os Jogos Vorazes. O espírito combativo do personagem sempre esteve ligado aos conflitos envolvendo Panem, de modo que tudo o que ele poderia enxergar era seu sentimento cada vez maior de vingança e retaliação contra Snow e o mundo.

Esse desejo, aliado a sua visão de que todos os cidadãos do Capitólio e de outros distritos eram seus inimigos, apenas servia para aumentar ainda mais distância entre o personagem e Katniss, que embora também uniria forças contra seu inimigo, fazia isso apenas como uma forma de se defender da tirania de seu agressor, sem necessariamente odiar seus habitantes por isso.

Peeta, por sua vez, certamente levava vantagem nisso tudo. Afinal, além de possuir uma personalidade menos violenta que seu rival amoroso, Peeta ainda seria enviado para a mesma batalha que Katniss precisaria enfrentar, tornando a ligação entre eles e o entendimento sobre a situação da personagem muito mais fáceis de serem compreendidos – algo que Gale nunca poderia entender completamente, mesmo que quisesse.

Peeta mostraria a Katniss um mundo diferente da brutalidade dos Jogos

Jogos Vorazes
Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson em "Jogos Vorazes: Em Chamas" (2013) - Lionsgate/Reprodução

Enquanto Katniss viveria uma vida em decorrência da própria sobrevivência e de sua família, Peeta estava em uma situação um pouco menos complicada, com a padaria de seus pais sendo uma fonte relativamente confortável e estável para sua sobrevivência – algo que permitiria ao personagem desenvolver uma personalidade muito mais amorosa e gentil do que Katniss poderia.

Com a falta de um pai e uma mãe sem condições de sustentar a própria família, Katniss precisou lidar com os problemas da vida adulta muito antes do que o esperado, com seu entendimento sobre o mundo estando muito mais voltados em como sobreviver a ele. A personalidade gentil de Peeta, então, se tornava uma surpresa para a personagem, que não conseguia compreender como alguém poderia ser generoso sem buscar ganhar nada em troca com isso.

Gale, por outro lado, ainda que compartilhasse dos mesmos problemas que sua amiga, não poderia mostrar esse mundo para ela. Sua personalidade, assim como a de Katniss, também havia sido moldada pelas dificuldades da tirania de Snow, com a necessidade constante de lutar pela própria sobrevivência criando um escudo difícil de ser penetrado por qualquer outro sentimento que não fosse o de se manter vivo.

Peeta era o único que poderia dar um futuro longe dos conflitos

Jogos Vorazes
Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen em "Jogos Vorazes:Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015) - Lionsgate/Reprodução

Gale sempre foi um sobrevivente, mas diferentemente de Katniss, nunca conseguiu superar totalmente essa guerra. Ainda que também encontrasse dificuldades para esquecer todo o mal que havia enfrentado, Katniss não desejava viver sua vida em razão disso, com uma vida ao lado de Gale dificilmente permitindo que seu passado traumático pudesse ser deixado ao menos parcialmente de lado.

Por outro lado, a natureza amorosa de Peeta permitia que Katniss também pudesse enxergar esse mundo de forma diferente, algo que dificilmente Gale poderia fazer por ela. Graças a essa personalidade menos combativa, Peeta provaria a nossa heroína que haviam outras coisas para serem vistas e experienciadas além da sobrevivência, com a calmaria que Katniss tanto merecia só podendo ser encontrada ao seu lado.

Tudo isso, é claro, não impede os fãs de terem seus pretendentes ideais. Ainda que Peeta possa parecer a melhor escolha quando levamos em consideração sua personalidade gentil, Gale está longe de ser um personagem ruim, tendo ficado ao lado da protagonista durante vários momentos complicados que eles precisariam enfrentar. Talvez, assim como aconteceu com Katniss ao longo da franquia, um relacionamento entre eles também pudesse transformá-lo em uma pessoa melhor, embora nunca tenhamos tido a chance de poder acompanhar essa mudança nas telas.