Após quatro temporadas, Jack Ryan parece ter pendurado as chuteiras e deixado o streaming de lado, mas a razão por trás dessa escolha não parece tão óbvia assim. Estrelado pelo astro de The Office, John Krasinski, de 2018 a 2023, a saga do ex-fuzileiro e atual agente da CIA se tornou um sucesso na plataforma de Bezos, elencando entre as séries mais assistidas dos últimos anos. Não apenas isso, o militar também vem mantendo um nível de aprovação elevado entre os assinantes, ficando com uma média próxima aos 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Curiosamente, nada disso parece ter bastado para o nosso agente secreto, que teria sua aventura encerrada após o término da quarta temporada. Embora a decisão possa parecer estranha, a verdade é que existem boas razões para isso, incluindo um possível spin-off e um filme com Krasinski outra vez no papel do agente. Mas o verdadeiro motivo para uma 5ª temporada ainda não ter acontecido é ainda mais simples, uma vez que o ator nunca teria planejado retornar para a continuação.
O motivo do cancelamento de Jack Ryan e a opinião do ator sobre o final

Segundo noticiado pelo Deadline na época, John Krasinski teria se comprometido a atuar em apenas quatro temporadas para Jack Ryan, com o contrato não abrangendo possíveis continuações. Ainda de acordo com o site, o ator também estaria envolvido com a escrita da última temporada, além de atuar como produtor executivo do projeto. Krasinski, vale lembrar, já é um rosto conhecido dos bastidores de Hollywood, tendo atuado e trabalhado na produção de Amigos Imaginários e Um Lugar Silencioso. Considerando os números envolvendo a saga de Jack Ryan no streaming, a decisão de Krasinski em não estender o contrato parece ter sido fundamental para o encerramento do projeto.
Falando ao Collider, John Krasinski comentou a despedida de Jack Ryan nas telas, e admitiu estar “orgulhoso” da forma como as coisas terminaram. Segundo o ator, embora o sentimento possa ser “agridoce”, tudo seguiu conforme o planejado, com a despedida incluindo uma boa mistura de ação e drama para o capítulo final. Krasinski também deixou claro como buscaram respeitar o interesse dos fãs, enfatizando como os últimos episódios da série foram pensados tendo o público em mente.
“Estou pessoalmente orgulhoso [da forma como terminamos]. Acho que é uma coisa agridoce, porque no final da série queríamos que a última temporada fosse emocionante e eletrizante para o público, mas também queríamos explorar o máximo desses relacionamentos e desses personagens de uma forma genuína e que significasse algo para as pessoas que estão conosco desde a 1ª temporada, para que eles também estivessem envolvidos na despedida. Acho que conseguimos. Foi muito emocionante e claramente refletiu nossas interações na vida real.”.
Filme de Jack Ryan com John Krasinski já está em desenvolvimento

EmboraJack Ryan tenha chegado ao fim, essa não será a última vez que veremos John Krasinski no papel do ex-militar. Atualmente, um filme com Krasinski como o agente da CIA segue em desenvolvimento, e deve contar uma história inédita no mesmo universo da série. O longa está sendo desenvolvido por Andrew Bernstein, produtor executivo e diretor na segunda temporada da série, além de contar com o roteiro de Aaron Rabin, presente na quarta temporada.
O ator, vale mencionar, já é o quinto nome a viver o personagem nos cinemas, que também foi interpretado por Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine. Curiosamente, Krasinski era o único da lista que ainda não havia pisado na tela grande quando deu vida ao seu personagem, feito que parece estar prestes a mudar com o lançamento da nova produção. Infelizmente, até o momento, a data para a chegada do filme aos cinemas ainda não foi divulgada.
Ator pode retornar ao papel em possível série spin-off

Indo para o mundo das especulações, uma série spin-off com Michael Peña no papel principal também pode estar a caminho pelo streaming de Bezos. Ainda de acordo com o Deadline, o intérprete de Domingo Chavez em Jack Ryan estaria sendo sondado para uma possível sequência envolvendo o seriado, semelhante ao que fizeram com a personagem Neagley, da série Reacher, também do Prime Video. Embora a notícia não inclua o próprio Jack Ryan, é provável que o personagem pudesse retornar para um papel de menor destaque no seriado, assim como foi o caso do próprio Peña na saga principal.
Questionado sobre os rumores, Michael Peña assumiria um tom evasivo na resposta, sugerindo que a decisão não estaria em suas mãos. Segundo o artista e intérprete de Chavez na série, tudo dependeria da aceitação do público ao personagem, assim como à vontade da própria Amazon pelo projeto [via Collider]. Ainda de acordo com ele, caso os fãs estivessem de fato interessados pelo spin-off, é possível que “as pessoas certas” movessem os pauzinhos para tornar isso uma realidade.
“Não sei. [o spin-off] Depende dos fãs e da Amazon. Há muitas pessoas que precisam fazer certas coisas, mas se todos gostarem, talvez eles entrem na sala e digam: ‘Ei, queremos mais!’ Então, deixamos isso nas mãos deles.”
Os primeiros rumores envolvendo o projeto aconteceram ainda antes da estreia de Peña no seriado, com a demora por uma confirmação podendo indicar que os objetivos não saíram bem como o planejado. Apesar disso, o ator possivelmente deve retornar para a produção cinematográfica da franquia, que já inclui nomes como Wendell Pierce, Michael Kelly e Sienna Miller no elenco – além, é claro, do próprio Krasinski.