Se você já assistiu ao menos um filme da franquia Harry Potter, já deve ter se perguntado se o misterioso Professor de Poções e Defesa Contra as Artes das Trevas, Severo Snape, era mesmo do mal. Com um visual pouco acolhedor e um humor pra lá de desagradável, não demorou muito para que o instrutor de Hogwarts se tornasse alvo de suspeitas nada conciliadoras, com boa parte dos fãs acreditando genuinamente que uma batalha entre nosso herói e o aparente vilão não tardaria em acontecer.
Felizmente, a primeira impressão não poderia estar mais errada, com o enigmático professor se mostrando um declarado aliado de Harry e um dos indispensáveis inimigos de Voldemort, no fim das contas. No entanto, isso nem sempre foi verdade, sendo também Snape um dos principais responsáveis pela morte dos pais de Potter e um seguidor fiel do Lorde das Trevas por boa parte de sua vida – algo que só aumentou o mistério em torno do seu personagem.
Por isso, nada mais justo que acabarmos com toda essa onda de perguntas sem respostas que insistem em surgir em torno do obscuro professor de magia, explicando as razões que levaram Snape a fazer o que fez ao longo de sua conturbada jornada na franquia.
Por que Snape foi um dos culpados pela morte dos pais de Potter?
Embora não pareça certo culpar somente a Snape pela morte dos pais do protagonista, é inegável que o futuro protetor de Harry está diretamente envolvido com sua sina. Na época, quando Sibila Trelawney revelou pela primeira vez a profecia da criança capaz de colocar um fim aos planos de Voldemort, foi Snape quem contou ao vilão sobre a previsão, causando indiretamente os eventos que culminariam na morte do casal.
Ainda que não se possa dizer que Snape sabia com antecedência o que aconteceria com eles, as atitudes voláteis do vilão e sua sede por imortalidade eram sinais suficientes para imaginar que dificilmente isso terminaria bem – principalmente quando temos em mente o conhecimento que o pupilo de Voldemort possuía sobre os ânimos do seu mestre.
No entanto, é válido lembrar que foi também a perseguição e assassinato dos pais de Harry a principal razão para Snape finalmente mudar de lado, com o feiticeiro se mostrando arrependido e iniciando uma improvável aliança com Dumbledore em busca da queda do Lorde das Trevas – algo que só viria a se concretizar muito tempo depois, em As Relíquias da Morte.
Por que Snape se arrependeu do que fez?
Como ficaríamos sabendo mais tarde, a futura mãe do protagonista, Lily Evans, era uma paixão antiga de Snape, com o feiticeiro logo percebendo ter posto em risco sua vida ao falar para Voldemort sobre a profecia. Em busca de impedir o pior, Snape vai até Dumbledore e explica a situação, permitindo com que o casal pudesse escapar do seu perseguidor antes que ele finalmente agisse.
Infelizmente, isso não dura muito tempo, e Lily e seu marido acabam sendo encontrados e mortos pelo Lorde das Trevas. Culpado pela morte de seu grande amor, Snape jura vingança contra seu antigo mestre, mas se mantém como um dos Comensais da Morte de Voldemort em busca de informações internas da temível organização.
Por que Snape se tornou um Comensal da Morte?
No entanto, isso não explica por que Snape era um Comensal da Morte antes dos eventos que culminariam no fim trágico do seu amor. A verdade é que o personagem teria escolhido fazer parte do grupo graças ao seus interesses mútuos pela magia das trevas, além de uma vontade secreta em finalmente se sentir aceito.
Embora soubesse que o novo grupo estava longe do ideal, o sentimento de ser valorizado por seus conhecimentos e pertencer a algo maior fizeram com que Snape aceitasse sua nova situação, independentemente do que isso significasse para o mundo dos bruxos.
Snape era do bem ou do mal?
Diante de tudo isso, não parece certo dizer que o personagem era ou não do mal, mas que seu ódio por Voldemort e amor por Lily o guiaram por boa parte de sua vida. Ainda que possa ter tomado atitudes questionáveis ao longo de sua jornada como feiticeiro, não foram poucos os momentos em que o bruxo demonstrou estar do lado dos mocinhos, mesmo quando isso representaria um perigo para seu papel de agente duplo.
No fim, Snape provou sua lealdade a Dumbledore e o caminho do bem, ajudando Harry em sua missão de derrotar o Lorde das Trevas e pôr um fim à ameaça de Voldemort de uma vez por todas.