Leta Lestrange roubou a cena em Animais Fantásticos, com seu sobrenome levantando algumas perguntas em relação a sua conexão com Belatriz Lestrange. A vilã, responsável por atos questionáveis durante a primeira saga de Harry Potter, se tornou um dos nomes favoritos dos fãs da franquia, com sua personalidade problemática e atitudes dignas de um Comensal da Morte, fazendo da personagem uma das principais figuras entre os antagonistas do seriado.
E embora nossa britânico-francesa Leta Lestrange não pareça carregar muito de todo esse ódio, a ligação entre ela e Belatriz ainda existe, e já foi até mesmo explicada pela própria atriz de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Zoë Kravitz. Mas nem tudo é tão simples como parece.
O parentesco entre Belatriz e Leta Lestrange explicado

Falando ao The Independent, Zoë Kravitz, intérprete da personagem Leta Lestrange na franquia de filmes Animais Fantásticos, comentou a ligação familiar entre sua personagem e Belatriz Lestrange, e qual o verdadeiro grau de parentesco entre as famosas feiticeiras. Segundo a atriz, Leta é tia-avó da personagem de Helena Bonham Carter.
“Eu interpreto a tia-avó de Helena Bonham Carter. Ela é um ícone para mim, então é um verdadeiro sonho ser associada a ela. Acho que sua atuação em ‘Clube da Luta’ é uma das melhores envolvendo uma mulher em um filme.”
Vale lembrar que Belatriz não era uma Lestrange de sangue, mas esposa de Rodolphus Lestrange. Nossa Comensal da Morte, na verdade, é descendente da família Black, com sua ligação aos Lestrange surgindo apenas após o seu casamento. Isso significa que Leta é possivelmente tia-avó de Rodolphus e parente indireta de Belatriz. Apesar disso, como são casados, Belatriz acabou assumindo o sobrenome e deixando o título “Black” de lado.
A árvore genealógica de Belatriz “Black” Lestrange

Belatriz é filha de Cygnus Black Terceiro e Druella Rosier, sendo a irmã caçula de Andrômeda e Narcisa Black. Embora a descendência familiar envolvendo as figuras maternas não seja bem explicada, por parte de pai é possível chegar até os pentavós de Belatriz, passando por um verdadeiro time de feiticeiros.
Para quem ficou curioso, a árvore genealógica de Belatriz “Black” por parte de pai é:
- Irmãos: Andrômeda e Narcisa Black
- Pais: Cygnus Black Terceiro e Druella Rosier
- Avós: Pollux Black e Irma Crabbe
- Bisavós: Cygnus Black Segundo e Violetta Bulstrode
- Trisavós: Fineus Nigellus Black e Úrsula Flint
- Tetravós: Phoebe Black e Eduardo Limette Black
- Pentavós: Alexia Walkin Black e Hesper Black
Por parte de mãe, não está claro qual a descendência exata de Druella Rosier, além do seu próprio sobrenome. Ao que é explicado, sabemos apenas que os Rosier são uma família antiga de bruxos puro sangue, e que fazem parte das Sagradas Vinte e Oito, grupo formado por famílias compostas apenas por membros de puro sangue. Embora pouco explorado nos filmes, acreditasse que graças a participação de alguns membros da família na guerra bruxa global como acólitos de Grindelwald – e mais tarde como Comensais da Morte – a família esteja ligada de alguma forma a arte das trevas, assim como também possuir possuir algum sentimento contrário aos trouxas.
Por que entender a árvore genealógica de Harry Potter é tão complicado?

Além de não incluir as figuras maternas para além do primeiro casal, a árvore genealógica de Harry Potter também carrega algumas excentricidades em sua criação, com uma dúzia de nomes repetidos e personagens que sequer receberiam um nome, mas que possuiriam algum descendente conhecido.
Além disso, nomes responsáveis por atos controversos para a família também podem ser omitidos da árvore genealógica. Um exemplo disso pode ser visto com Arthur Weasley, que apesar de ser filho de Cedrella Black, não aparece na árvore genealógica da família de sua mãe. Embora esse possa não parecer um problema real para Belatriz e Leta Lestrange, não existem garantias de que a árvore genealógica da família Lestrange (e da família Black) estejam de fato completas. Apesar disso, a ligação familiar entre elas parece estar fora de qualquer suspeita – mesmo que não seja o sangue dos Lestrange que nossa Comensal da Morte carregue no fim das contas.