Temidas por qualquer leitor aficionado de Harry Potter, as Horcruxes acabaram tendo sua real importância revelada somente mais tarde nas telonas, quando nosso protagonista iniciou uma verdadeira caçada em busca desses perigosos artefatos das trevas.

No entanto, a história dessas relíquias misteriosas não tiveram tanto tempo de tela para serem exploradas, principalmente com a ameaça do Lord Voldemort chegando finalmente ao seu clímax nos episódios finais. Por isso, nada mais justo que explicar um pouco mais a fundo as razões para essa criação, e qual o motivo delas serem tão temidas no universo do famoso bruxo.

O que são as horcruxes?

Harry Potter
Daniel Radcliffe como o famoso bruxo Harry Potter em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009) - Warner Bros./DIvulgação

As horcruxes são objetos capazes de armazenar fragmentos da alma de um bruxo através do uso de magias das trevas, permitindo que seu usuário se mantenha vivo mesmo após seu corpo ser destruído.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que o bruxo cometa assassinato, e só então coloque parte de sua alma em um objeto escolhido. Quando movida, esse fragmento não pode ter sua alma transferida, só sendo possível retirá-la do artefato através de magias poderosas, ou com seu dono sentindo um remorso mortal.

As horcruxes de Voldemort

Harry Potter
O famoso vilão Voldemort em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) - Warner Bros./Divulgação

Como não poderia ser diferente, a busca doentia de Voldemort pela imortalidade o levou aos estudos das primeiras horcrux, ainda em sua época de estudante de Hogwarts, quando descobriu que seria possível fragmentar sua alma e alcançar seu objetivo assassinando outras pessoas.

Para isso, Tom Riddle, que mais tarde viria a ser conhecido como Lord Voldemort, decidiu fragmentar sua alma em seis partes, o que diminuiria os riscos de que um dos seus artefatos fosse destruído e sua imortalidade fosse posta em perigo.

Ao longo dos filmes, somos apresentados para alguns desses artefatos misteriosos, que mais tarde descobriríamos se tratar na verdade de uma das 7 horcruxes de Voldemort. Mas será que você se lembra de todas elas e de como elas foram destruídas?

1O diário de Tom Riddle

Harry Potter
Dumbledore e o famoso diário de Voldemort em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) - Warner Bros./Divulgação

O primeiro artefato foi visto ainda em Harry Potter e a Câmara Secreta, com a aparição do misterioso diário de Tom Riddle. Embora nosso protagonista só fosse saber anos mais tarde sobre a natureza daquele caderno – quando Dumbledore explicaria sobre as Horcruxes de Voldemort para Harry – o objeto foi matéria central no segundo filme da franquia, com o bruxo enfrentando uma versão mais jovem do seu eterno inimigo nas câmaras de Hogwarts.

Apesar de assustado, o herói consegue pôr um fim provisório à ameaça, utilizando uma das presas do basilisco conquistada durante a batalha para destruir o artefato e afastar a ameaça de Voldemort junto com sua primeira relíquia.

2O Anel de Servolo Gaunt

Harry Potter
O Anel de Servolo Gaunt em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" (2010) - Warner Bros./Divulgação

Apresentado nos filmes como o anel da mãe de Tom Riddle, o objeto é descrito nos livros como uma herança pertencente ao avô do jovem Voldemort, que o roubaria e transformaria o artefato em mais uma das suas horcrux, após assassinar o próprio pai por sua ascendência trouxa.

Em O Enigma do Príncipe, Dumbledore encontraria o anel e seria tentado a usar seus poderes para ressuscitar sua irmã, o que o deixaria gravemente ferido. O bruxo, no entanto, acaba superando a tentação, destruindo finalmente o objeto com a Espada da Grifinória banhada em veneno no segundo filme.

3O medalhão de Salazar Slytherin

O medalhão de Salazar Slytherin em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" (2010) - Warner Bros./Divulgação

Visto originalmente em A Ordem da Fênix, o medalhão de Salazar Slytherin é uma das heranças da família Slytherin, e que Riddle roubou de uma colecionadora de puro-sangue ainda em sua juventude. O objeto também seria transformado em uma Horcruxes, com o bruxo colocando a culpa pelo assassinato de um trouxa em seu elfo doméstico.

No fim, entre idas e vindas, o medalhão acaba parando nas mãos do nosso trio de heróis, com Rony Weasley (Rupert Grint) sendo o responsável por dar um fim definitivo ao artefato.

4A taça de Helga Hufflepuff

Harry Potter
A taça de Helga Hufflepuff em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009) - Warner Bros./Divulgação

Assim como o medalhão, A taça de Helga Hufflepuff (ou Helga Lufa-Lufa) foi uma das relíquias que Riddle roubou quando assassinou a dona dos artefatos, Hepzibah Smith, em uma de suas visitas a comerciante, onde acabou criando uma nova Horcruxes.

A taça só foi ser definitivamente destruída em As Relíquias da Morte – Parte 2, quando Hermione (Emma Watson) voltou a utilizar uma das presas de basilisco para pôr fim a magia profana presente no objeto, assim como Harry já havia feito anteriormente com o diário de Voldemort.

5O Diadema de Rowena Ravenclaw

Harry Potter
O Diadema de Rowena Ravenclaw em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) - Warner Bros./Divulgação

Também conhecido como O Diadema Perdido de Ravenclaw, foi um dos objetos utilizados por Voldemort em sua busca pela imortalidade. Nela, Riddle fragmentou parte de sua alma e transformou em outra de suas Horcruxes, a escondendo na Sala Precisa de Hogwarts, onde acreditou que jamais seria encontrada.

O Diadema, no entanto, foi visto por Harry ainda no Enigma do Príncipe, com o personagem relembrando do achado anos mais tarde. No fim, a relíquia é destruída acidentalmente por um dos amigos de Draco Malfoy, em uma tentativa fracassada de impedir os planos do nosso protagonista.

6A Cobra Nagini

Harry Potter
A cobra Nagini de Voldemort em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005) - Warner Bros./Divulgação

O primeiro ser vivo que Voldemort utilizou como Horcruxes foi justamente sua cobra de estimação, Nagini, logo após assassinar a bruxa membro do Ministério de Magia, Bertha Jorkins. A personagem, embora importante nos livros, nunca foi sequer mencionada nos filmes.

A cobra Nagini acabou encontrando seu fim somente no final da franquia, com Neville (Matthew Lewis) usando a já conhecida Espada de Grifinória para cortar sua cabeça e impedir o vilão de voltar à vida.

7Harry Potter

Harry Potter
O protagonista em "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002) -Warner Bros./Divulgação

Uma das revelações mais surpreendentes da franquia é justamente a ligação entre Harry e Voldemort, e como o jovem bruxo acabou se tornando acidentalmente uma das Horcruxes do vilão – algo que nem mesmo eles sabiam. O fato aconteceu na noite do assassinato dos pais do protagonista, com a alma de Voldemort se prendendo acidentalmente a Harry durante a tragédia. Isso também explica as habilidades do protagonista em falar a língua das cobras e ver através dos olhos do seu eterno inimigo.

No fim, nosso herói descobre o acidente e se deixa ser atingido por um feitiço mortal do próprio vilão, algo que destrói a Horcruxes e permite Harry se libertar da ligação entre eles, colocando um fim definitivo à imortalidade de Voldemort.