Não resta dúvidas quanto a coragem admirável de Indiana Jones e de quantos momentos perigosos ele protagonizou. Armadilhas, fugas de caminhões em movimento, pedras gigantes… Não foi fácil, mas ele conseguiu passar por tudo isso quase sem nenhum arranhão. Infelizmente, para Harrison Ford, o mesmo não pode ser dito para ele, que além de levar socos da coprotagonista Karen Allen e ser atropelado pela roda de um avião, ainda precisou fugir de uma pedra de quase 200 kg!

Embora possa parecer caso pensado para tirar o ator de cena de uma vez por todas, foi Ford quem pediu para atuar sem um dublê em seu lugar, dando assim mais realismo à fuga. Parece que coragem não é uma exclusividade apenas do arqueólogo aventureiro.

Ford e sua Bravura “Indianesca”

Pode parecer loucura, mas Ford realmente precisou fugir de uma pedra gigante. Embora não tenha sido uma rocha de fato, a “pedra”, feita de madeira e fibra de vidro, tinha mais de 3 metros e pesava entre 130 a 360 kg! Ela girava sobre trilhos escondidos na formação rochosa do cenário, mas um passo em falso e as coisas poderiam acabar mal.

Em uma entrevista para o American Cinematographer, em novembro de 1981, Stepen Spielberg acabou revelando os detalhes dessa cena icônica, além, é claro, de contar o esforço que foi feito para evitar que Ford não terminasse achatado.

“Um dublê precisaria esconder seu rosto, então Harrison se ofereceu para fazer isso sozinho. E ele conseguiu. Havia cinco gravações da rocha de cinco ângulos diferentes – cada uma feita separadamente, cada uma feita duas vezes – então Harrison teve que correr da rocha dez vezes. Ele ganhou dez vezes – e superou as probabilidades. Ele teve sorte – e eu fui um idiota por deixá-lo tentar.”

Vencer dez vezes a mesma pedra é um feito que nem mesmo Indiana Jones estaria disposto a passar. Mais do que dividir o mesmo chapéu, parece que a coragem de Indy e Ford também eram as mesmas. Então não se esqueça: da próxima vez que reassistir esse momento icônico, saiba que o rosto de desespero do ator provavelmente é real.