Mais de 40 anos se passaram desde a estreia do nosso querido arqueólogo às telonas dos cinemas, e após tanto tempo, é quase impossível desassociar a imagem de Harrison Ford com o personagem. Contudo, o que hoje pode parecer a escolha óbvia para o papel, nem sempre foi uma certeza para o diretor George Lucas, que tinha outros nomes em mente para seu protagonista.
Vale lembrar que eles já haviam trabalhado juntos em Star Wars, com Ford interpretando o contrabandista e cafajeste Han Solo, outro personagem memorável desse casamento duradouro. Então, afinal de contas, que motivos George Lucas teria para estar decidido a não querer o ator interpretando seu herói outra vez? Poderiam as coisas não estarem nada bem entre eles?
O Motivo que Quase Deixou Harrison Ford de Fora do Papel
Nada de brigas ou conspirações engenhosas, a verdade é que George Lucas não queria que Ford terminasse ficando muito vinculado aos seus filmes. Como ele mesmo disse em uma conversa de bastidores lançada em DVD junto ao filme dos Caçadores da Arca Perdida: “Não quero que ele se torne meu Robert de Niro”, uma referência a Scorcese chamar sempre De Niro para seus filmes na época. Como Harrison Ford já era um sucesso em outra de suas franquias, nada mais justo à relutância do diretor.
No lugar do ator, nomes como Steve Martin, Jack Nicholson, Bill Murray, e outros tantos foram sugeridos, mas um em especial chamou a atenção do diretor: Tom Selleck.
O ator, pouco conhecido na época, era perfeito para o que George Lucas queria: Alguém sem grandes trabalhos e que pudesse se tornar um novo ícone para sua próxima franquia. Apesar da inexperiência do ator nos cinemas, ele conseguiu agradar até mesmo a Steven Spielberg, passando pelo processo de audição e fazendo testes de tela com a atriz Sean Young no papel de Marion. É possível encontrar esse teste no youtube, e pode ser visto aqui embaixo.
Não restam dúvidas que as coisas pareciam avançadas, com Selleck a um passo de dar uma virada em sua carreira. Infelizmente, para o ator, um conflito de agendas por conta de sua participação na série de TV Magnum, P.I., fez com que a CBS, produtora da série, não permitisse que ele se juntasse às produções de Indiana Jones. Mesmo com as inúmeras tentativas de George Lucas e Spielberg em chegarem a um acordo, a CBS se mostrou irredutível, colocando um ponto final em toda essa história. Com isso, Selleck foi obrigado a deixar o projeto faltando apenas 3 semanas antes do início das gravações. Ford foi chamado em cima da hora e não deixou essa oportunidade passar.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida foi um sucesso logo em seu lançamento, arrecadando pouco mais de US$ 380 milhões e conquistando cinco das nove estatuetas das quais foi indicado. O filme também desempenhou um papel fundamental para a carreira de Harrison Ford, o levando a colaborações futuras com George Lucas e Spielberg, além de consolidar seu lugar como um dos principais atores de Hollywood.