Já faz algum tempo desde que Warcraft (2016) chegou aos cinemas e vimos as regiões de Azeroth sendo invadidas pela última vez. Na época, expectativas sobre uma possível saga cinematográfica começavam a surgir, com a famosa franquia de jogos parecendo pronta para conquistar seu espaço nas telonas.
Infelizmente, nem mesmo toda essa expectativa parece ter sido capaz de enfrentar o estigma envolvendo as adaptações de jogos para o cinema, com a produção enfrentando críticas mornas e uma bilheteria abaixo do esperado. No entanto, muita coisa mudou desde então, com longas como Detetive Pikachu, Sonic: O Filme e, é claro, Super Mario Bros. provando que ainda é possível fazer boas adaptações para o cinema e lucrar um bom dinheiro com isso.
Sabendo disso, será que a tão aguardada sequência de Warcraft não poderia finalmente sair do papel? Pensando nisso, decidimos juntar tudo o que já sabemos sobre uma possível continuação da franquia, e responder de uma vez por todas se Warcraft 2 pode, de fato, acontecer.
Diretor deixou sequência em aberto
Anos após o lançamento, Duncan Jones, diretor do primeiro longa de Warcraft, já havia comentado sobre a possibilidade de uma sequência para o filme, e quais eram seus planos para uma possível continuação. Segundo o cineasta explicou em sua rede social, as intenções iniciais para a saga dos Orcs em Azeroth eram ainda maiores, com uma trilogia devendo explorar a luta de Go’el e a ascensão a líder do seu povo.
Ao que detalhou, a jornada contaria com um Thrall ainda jovem e escravizado, que faria amizade com Tauren e ouviria falar sobre as terras a oeste, onde poderia encontrar um novo lar para viver. O jovem, então, iniciaria uma verdadeira batalha pela libertação do seu povo, guiando seus aliados pelos mares de Kalimdor e fundando a conhecida cidade de Orgrimmar.
Com isso, a promessa de Durotan de dar um novo lar para seu povo estaria finalmente cumprida, e uma nova era em Azeroth se daria início. Infelizmente, os planos não parecem ter ido para frente, com Duncan deixando as conversas de lado e não falando mais sobre o assunto desde então.
Por que Warcraft não teve continuação?
A principal razão para Warcraft não ter uma continuação se deve a baixa aceitação do público ao primeiro projeto da saga. Na época, o filme dos heróis da Blizzard acabou não alcançando os valores esperados, com a arrecadação de US$ 439 milhões se mostrando insuficiente para o alto valor investido com o desenvolvimento do projeto.
Ainda assim, o filme foi por muito tempo a maior adaptação de uma série de videogame quando o assunto é lucratividade, sendo superado somente em 2019 pelo mascote da Nintendo e seu filme do Detetive Pikachu. Infelizmente, os números abaixo da expectativa e as críticas mistas colocaram em dúvida o futuro da saga, que viu os planos do estúdio de uma suposta trilogia cada vez mais distantes de se concretizarem.
Continuação de Warcraft 2 pode já estar em desenvolvimento
Segundo Daniel Ritchman, conhecido por diversos vazamentos de Hollywood nos últimos anos, uma continuação para o longa de Warcraft já estaria em desenvolvimento, com a Legendary Pictures (responsável pelo primeiro longa da franquia) dando sinal verde para uma possível sequência.
Acreditasse, no entanto, que os astros do primeiro filme não fariam parte dos planos da produtora, que, por exceção do diretor Duncan Jones, planejaria trazer uma nova leva de protagonistas às telonas. Caso essa história de fato se confirmasse, o mais provável é que a sequência acabe sendo um reboot da franquia, tendo em vista a baixa aceitação do público ao primeiro projeto.
Vale lembrar que as informações nunca foram confirmadas pelo estúdio, com o suposto vazamento não ganhando novos detalhes desde então.
Qual seria a história de Warcraft 2?
Embora ainda não seja possível confirmar uma continuação, é provável que uma suposta sequência acabe adaptando um dos primeiros jogos da franquia, semelhante ao que aconteceu com a série de The Last of Us. Isso, é claro, diminuiria os riscos ao criar uma história, ainda que pudesse apresentar novos desafios para o desenvolvimento do projeto.
Entre os favoritos dos fãs, a escolha provável ficaria entre o segundo e terceiro jogo da saga, com o cerco à Lordaeron ou os conflitos de Azeroth e seu príncipe Arthas parecendo prontos para ganhar sua versão para as telas – ainda que reduzir essas histórias para o formato dos cinemas pareça um problema igualmente difícil de solucionar.
Onde assistir ao primeiro filme de Warcraft?
Enquanto aguardamos os próximos capítulos dessa novela, o filme Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) segue disponível no catálogo da Netflix. Na história, acompanhamos a jornada dos Orcs e sua chega a região pacífica de Azeroth, onde terão que lutar pela sobrevivência do seu povo em uma sanguinária batalha pelo novo território.
Além de Travis Fimmel (Vikings) como o lendário herói Anduin Lothar, o filme conta ainda com Paula Patton (Dose Dupla), Toby Kebbell (Ben-Hur), Ben Foster (A Qualquer Custo) e Dominic Cooper (Drácula: A História Nunca Contada). A direção é de Duncan Jones (Lunar).