Originalmente apresentado por Zack Snyder como uma história no universo de Star Wars, Rebel Moon acabou mudando um pouco seu rumo e indo parar na plataforma vizinha da Netflix, com um universo próprio e um enredo completamente original. Isso tudo, é claro, sem nunca deixar de lado sua inspiração inicial.

Falando sobre isso, o também roteirista do longa ao lado de Snyder, Kurt Johnstad, comentou sobre as inevitáveis comparações com a saga de George Lucas, e minimizou as semelhanças levantadas pelo público.

Kurt Johnstad, roteirista de Rebel Moon, fala sobre comparações com Star Wars

Rebel Moon
O elenco reunido em poster promocional de "Rebel Moon" (2023) - Netflix/Divulgação

Em entrevista para a Variety, Johnstad concordou com o parentesco entre as produções, mas enfatizou que Snyder buscou dar originalidade para sua obra, explorando coisas que ainda não haviam sido feitas pela saga dos Skywalker. O roteirista pontuou ainda a diferença entre trabalhar com uma produção já estabelecida, como é o caso de Star Wars, e uma obra completamente original.

“É impossível não ser comparado a Star Wars. Mas são mundos muito distantes. […] Zack está tentando fazer algo muito diferente aqui, algo que ainda não foi feito em muito tempo. Esta não é uma propriedade intelectual já estabelecida, mas uma história original, e está sendo criado por centenas, senão milhares de técnicos. Isso é algo realmente ousado.”

Na trama, acompanhamos Kora (Sofia Boutella), uma ex-soldado que busca viver uma vida tranquila e longe do Imperium em um pacífico planeta agrícola. Infelizmente, a paz não dura muito tempo, e Kora logo precisará abandonar a vida pacata de sua cidade para uma nova e decisiva batalha.

Além de Sofia Boutella (A Múmia) como protagonista, Rebel Moon conta ainda com Charlie Hunnam (Círculo de Fogo), Djimon Hounsou (Gladiador), Doona Bae (Kingdom), Ray Fisher (Liga da Justiça), Michiel Huisman (A Idade de Adaline) e Alfonso Herrera (Rebelde). A direção é de Zack Snyder, que também trabalha no roteiro com Kurt Johnstad.

Lançado em 21 de dezembro deste ano, a primeira parte de Rebel Moon se tornou um verdadeiro sucesso da Netflix, com a sequência sendo prometida para chegar já em 19 de abril de 2024.

O longa está disponível para streaming na Netflix.