Não é segredo que The Walking Dead não é o melhor lugar para ser um protagonista, com mortes, acidentes e uma infinidade de outros problemas que vão muito além das ameaças de uma horda zumbi – e isso é algo que Jessie (Alexandra Breckenridge) sabe como ninguém. Antes de uma sobrevivente, a mãe da família Anderson também precisou lidar com a violência do próprio marido, enquanto lutava para manter seus filhos em segurança em um mundo completamente devastado.

Quando se tornou viúva e uma espécie de relacionamento amoroso passou a acontecer entre ela e nosso protagonista Rick Grimes, o futuro parecia finalmente sorrir para ela – mas The Walking Dead definitivamente não é lugar para finais felizes. Nossa heroína acabaria encontrando seu fim trágico em meio aos famosos mortos-vivos, com nem mesmo os pedidos da própria atriz ao showrunner conseguindo evitar isso. Mas a ideia estava longe de absurda.

Relembre como foi a despedida de Jessie em The Walking Dead

The Walking Dead
Despedida traumática não seria bem aceita por sua protagonista - AMC/Reprodução

Apresentada ainda no segundo episódio da quinta temporada, Jessie teria uma participação modesta e encontraria seu fim já na temporada seguinte, no episódio 9 de “No Way Out” (Sem Saída, em tradução literal). A cena acontece em uma invasão zumbi a comunidade protegida de Alexandria, onde Jessie vivia. Enquanto tentava fugir do ataque junto de seus filhos Sam, Rom e o protagonista Rick, o caçula dos irmãos é pego e devorado por um morto-vivo, paralisando Jessie de horror e impedindo que ela conseguisse fugir.

Com isso, dos três membros da família Anderson, somente Ron sairia vivo dessa situação – mas acabaria encontrando seu fim logo depois. Culpando Rick pelo que havia acontecido com sua mãe e irmão, Ron decide se vingar e aponta uma arma na direção do protagonista, mas acaba sendo apunhalado por Michonne e morrendo logo depois. Por conta disso, nenhum dos membros da família Anderson sairia vivo do episódio, e o objetivo de Jessie de manter seus filhos seguros infelizmente não seria cumprido.

Atriz tentou evitar final chocante (e até mesmo tinha outra ideia em mente)

The Walking Dead
Ao que dependesse de Alexandra Breckenridge, protagonista teria despedida prorrogada - AMC/Reprodução

O final trágico da família Anderson, no entanto, poderia ser bem diferente caso os showrunners tivessem escutado Alexandra Breckenridge. Segundo revelou ao THR na época, a atriz não teria gostado da conclusão para a sua heroína, sugerindo um final menos traumático – mas igualmente chocante. Ainda que não planejasse salvar os filhos de Jessie da horda zumbi, Alexandra daria um jeitinho de deixar sua personagem escapar dessa situação, fugindo para a floresta e reaparecendo anos depois como uma sobrevivente completamente louca pela morte dos filhos.

“Enviei um e-mail para Scott e tinha um argumento de como ele não precisava matar Jessie. Não era totalmente sério e dizia: ‘Os filhos dela são mortos, Sam é comido e Ron é morto tentando matar Rick — e Jessie deixa o grupo e você não a encontra por mais um ano e meio quando a vê na sétima ou oitava temporada e ela é uma mulher selvagem e louca.’ (Risos) Achei divertido. Era uma direção mais interessante do que ficar ali em choque e ser comida.”

Apesar de bem-humorado, o roteiro não parece lá tão extravagante para os moldes da série, que também contaria com algumas idas e vindas igualmente surpreendentes – e até mesmo absurdas. Infelizmente para Alexandra, os showrunners não parecem ter curtido tanto a ideia, e Jessie acabou não escapando das mãos de seus perseguidores zumbis – mesmo com suas tentativas.

A história de Jessie poderia ter sido diferente?

The Walking Dead
Apesar de polêmica, ideia poderia ser adaptada para as telas - AMC

Embora em tom de piada, a ideia poderia levantar temáticas interessantes para o desenrolar da série, explorando diferentes facetas desse mundo devastado que tanto conhecemos. Ainda que uma centena de episódios já tenham sido mais que suficientes para entendermos os problemas envolvendo uma horda de mortos-vivos andando por aí, pouco foi explorado sobre o que acontece com a mente de alguém que não suporta ver tudo isso.

O colapso mental de Jessie, embora não explorado, poderia ter sido a oportunidade perfeita para sondar uma nova temática entre seus personagens, além de dar mais um ciclo dramático para sua heroína – algo que Alexandra definitivamente estava disposta a entregar. Independentemente de como tudo isso tenha terminado, saber que enquanto Jessie estava paralisada com o peso de sua perda, sua atriz ainda lutava para sair daquela situação parece um detalhe que faz todo sentido com a história – mesmo que o resultado não tenha sido dos mais agradáveis.