Sucesso de crítica e bilheteria, Detona Ralph vem sendo alvo de especulações envolvendo uma possível sequência numerada. Lançado em 2012 pelo estúdio do Mickey, o filme ganhou uma continuação em 2018, com seu lançamento rendendo aos cofres da empresa expressivos US$ 529 milhões. Graças a esse resultado, era esperado que um terceiro filme pudesse sair do papel, mas a realidade tem se mostrado decepcionante para o nosso detonador – e a culpa disso pode não estar nas bilheterias.

Durante a divulgação do segundo filme da franquia, Phil Johnston e Rich Moore, diretores dos dois primeiros longas de Detona Ralph, já manifestavam seus receios sobre uma continuação, chegando até mesmo a sugerir que a saga do icônico detonador pudesse estar se encerrando ali – uma opinião que parece ter prevalecido desde então. Mas por que Detona Ralph 3 ainda não aconteceu, afinal?

Continuação de Detona Ralph não deve acontecer tão cedo

Detona Ralph
Aguardada pelos fãs, sequência parece incerta para seus diretores - Disney/Reprodução

Falando a Comic Book, os diretores de Detona Ralph comentaram o assunto, e admitiram que não veem motivos para a criação de um novo capítulo. Segundo Phil Johnston, embora ainda esteja incerto quanto ao futuro da franquia, o segundo filme já cumpriu seu papel ao mostrar a evolução dos protagonistas em sua jornada, com Ralph e Vanellope amadurecendo durante o caminho. Ainda que concorde que fosse possível criar uma história para um terceiro filme, essa não lhe parece ser uma necessidade real para a história.

“Eu não sei [se teremos uma continuação] porque me sinto bem sobre onde eles estão. Quer dizer, você pode imaginar coisas do enredo onde algo dá errado e eles têm que se reconectar para consertar. Mas em termos de ser uma história de amadurecimento para Ralph? A internet representa o tipo de fase adulta da vida deles. E eu acho que Ralph amadureceu no final. Ele está confortável onde está e pode continuar fazendo amigos e saindo por aí com Vanellope. E ela também está chegando à maioridade, procurando aquilo que a faz feliz, eu realmente não sei.”

Apesar das baixas expectativas dos diretores, isso não significa que uma continuação esteja descartada para o futuro. Vale lembrar que foi exatamente isso que aconteceu com o primeiro filme da franquia, que embora tenha sido planejado com uma produção independente, ganharia sua própria sequência alguns anos depois – e ideias para expandir esse universo não faltam.

Qual seria a história de Detona Ralph 3?

Detona Ralph
Ainda sem confirmação, sequência conta com ideias para o futuro - Disney/Reprodução

No mundo das especulações, Phil Johnston e Rich Moore já revelaram algumas ideias interessantes para uma possível continuação da franquia, com uma delas até mesmo imaginando o icônico detonador na vida real. Ao menos, foi isso que sugeriu Johnston em sua entrevista ao Comic Book, quando comentou sobre a possibilidade de levar o herói ao nosso cotidiano.

“Tínhamos essa ideia maluca de que Ralph imprime a si mesmo em 3D e entra no mundo real de alguma forma”

Além disso, uma trama envolvendo um possível sequestro de Ralph e a busca de Vanellope pelo amigo perdido também foram sugeridas, mas acabariam sem muitos detalhes dos diretores. Com o avanço da tecnologia e o universo de Ralph em plena expansão nas redes de internet, encontrar um caminho para contar essa história pode não parecer tão difícil, mas a verdade é que nem tudo é tão simples quando tanto dinheiro está envolvido – e isso é algo que os fãs da Disney sabem como ninguém.

Por que Detona Ralph ainda não aconteceu?

Detona Ralph
Continuação segue com alguns problemas para sair do papel - Disney/Reprodução

Algumas razões podem ter impedido que Detona Ralph ganhasse uma continuação, como o desinteresse dos diretores, as críticas mistas ao segundo filme e a bilheteria modesta em comparação a outras animações da Disney. Vale lembrar que franquias já consagradas do estúdio como Os Incríveis e Procurando Nemo, embora tenham ultrapassado a marca do bilhão em bilheteria, também acabariam sem uma terceira produção para as telas.

Para piorar a situação, Rich Moore, diretor de Detona Ralph, também deixaria os estúdios Disney em 2019, quando se juntaria à equipe da Sony para trabalhar em outras produções da empresa. Mais tarde, em março de 2022, Moore entraria para a equipe da Skydance Animation, onde fechou um contrato de exclusividade de vários anos com o estúdio. Isso significa que mesmo em um possível retorno de Detona Ralph, a volta do diretor dificilmente deve acontecer – uma notícia pouco animadora para os fãs do herói dos arcades.

Para quem ficou na saudade e gostaria de revisitar as histórias do icônico detonador, Detona Ralph e WiFi Ralph: Quebrando a Internet estão disponíveis para streaming na plataforma do Disney+.